04/07/2011 17h51 - Atualizado em 20/03/2012 15h40

Como rastrear notebook roubado sem precisar de GPS

Ana Paula Guedes
por
Para o TechTudo

Diversos programas no mercado são capazes de localizar notebooks e smartphones roubados. Um desses softwares antifurto é o Prey, um aplicativo gratuito para até três aparelhos monitorados. O programa tem suporte nos sistemas operacionais mais populares que existem, como Windows, Mac e Linux, e até mesmo Android. O software é controlado remotamente, ou seja, por meio de uma conexão com a internet. Para saber como usar o programa para rastrear seu notebooks roubado sem precisar de GPS, siga o tutorial.

Prey é um dos aplicativos antifurto mais famosos do mercado (Foto: Reprodução)Prey é um dos aplicativos antifurto mais famosos do mercado (Foto: Reprodução)

Passo 1. Para instalar o aplicativo, entre no portal Prey Project e faça o download do programa;

Passo 2. Ao clicar em download, uma janela aparecerá com dois tópicos para escolher como o sistema será controlado. O Prey + Painel de Controle é recomendado para a maioria dos usuários, pois possibilita o monitoramento de seu laptop via web, com o recebimento de relatórios e notificações de ações simples e padronizadas.

Se você optar pelo Modo Avançado, irá receberá as configurações do servidor para controlar o rastreamento, com todas as mensagens sendo enviadas para o seu e-mail. No caso, optaremos pela maneira mais prática e recomendada;

Prey + Painel de Controle (Foto: Reprodução)Prey + Painel de Controle (Foto: Reprodução)

Passo 3. Como você é um novo usuário, o programa te pedirá algumas informações necessárias para a instalação, como nome, e-mail e senha. Após o preenchimento, clique em "create";

Passo 4. Após a instalação, entre no seu e-mail e ative a conta. Volte para o site e faça o login;

Passo 5. Com o programa instalado e o login efetuado, será aberta uma janela com diversos tópicos para deixar o seu laptop o mais seguro possível;

Em casos de perda ou roubo

Se um dia você perder o seu notebook, ou se ele for roubado, basta acessar o programa antifurto Prey de qualquer aparelho com acesso à Internet e monitorar o seu computador remotamente. Para isso, basta agir da seguinte maneira:

Passo 6. Entre no site e insira o login e a senha;

Passo 7. Clique na conta do seu notebook. Uma janela com três abas se abrirá com as opções Main, Configuration e Hardware;

Monitorando seu computador à distância (Foto: Reprodução)Monitorando seu computador à distância (Foto: Reprodução)

Passo 8. Em Main você aponta o problema da perda ou roubo e padroniza a forma que preferir para receber os relatórios de ações;

Passo 10. Na mesma aba, deixe o Information to gather (na parte esquerda inferior da janela) acionado, e ative todos os tópicos para receber notificações e conexões Wi-Fi. Logo abaixo, na opção session, ative o screenshot, que servirá para espiar as ações do ladrão por meio da webcam. Por fim, ative o Geo, para que o programa possa tentar localizar o aparelho. Ao lado você também encontrará alertas, alarmes e outras funcionalidades para ajudá-lo a resolver o problema.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Paiva
    2011-07-04T20:35:17  

    Se o ladrão formatar o computador antes de ligar ele na internet ? ? ? resumo, esses programas não servem pra nada. Acho mais válido aqueles que vc usa hardkey. O laptop só liga se o pendriver cadastrado como hardkey tiver plugado no laptop.

    recentes

    populares

    • Jose Paiva
      2011-07-04T20:35:17  

      Mas não serve para ter o laptop de volta

    recentes

    populares

    • Jose Paiva
      2011-07-04T20:35:17  

      verdade, mesmo se o ladrão não estiver com o pendriver isso não o fará devolver o notebook kkkk

  • Eduardo Amaral
    2012-10-17T22:17:34  

    Testei no meu mac e funciona td certo com exceção do mais importante o meu endereço!!!! .. moro em valinhos e ele diz que o Note esta na cidade vizinha campinas no centro da cidade ... ou seja a prncipal função que seria pegar o ladrao , ou seja localizar o note nao funciona o GPS nao rola direito .. nao é confiável.

    recentes

    populares

    • Eduardo Amaral
      2012-10-17T22:17:34  

      Cara sem o aparelho de gps, fica difícil mesmo dar a localização correta do notebook. Ele vai usar a localização do servidor principal da operadora de internet que o aparelho conectou que provavelmente fica na outra cidade, sendo assim, para ter a posição exata mesmo só comprando um gps usb ou algo do tipo (se é que existe).

  • Jefferson Silva
    2013-04-20T14:44:55  

    Coloquem senha na bios meus amigos caras palidas. Pensar faz bem, pratiquem!

    recentes

    populares

    • Jefferson Silva
      2013-04-20T14:44:55  

      É muito fácil remover a senha da BIOS, amigo.

    recentes

    populares

    • Jefferson Silva
      2013-04-20T14:44:55  

      Cara pálida, o intuito da ferramenta é de justamente rastrear o equipamento, localiza-lo, recuperá-lo, me da o seu notebook com senha na BIOS e criptografado, se eu conseguir acessá-lo eu posso ficar com ele? pense nisso...

  • Devanir Silva
    2011-07-05T18:24:14

    Concordo com o Jarbas Santos, é muito pouco provável que a maioria dos ladrões saibam como formatar um Mac. Com relação à formatar o Windows antes de ligar na internet, não tenho como afirmar sobre esse método postado acima, mas, talvez o restreamento seja feito pelo IP da máquina, e sendo assim, mesmo formatando isso não irá mudar e o notebook poderá ser rastreado.

  • Bruno Viana
    2011-07-06T17:33:29  

    Devanir Silva isso não vai dar certo pq é um software fica instalado no HD e pode ser apagado numa formatação e quando o ladrão instalar devolta o Win(XP ou 7) o software não vai aparecer e não mandar as informações pedidas do dono ou seja pra quem usa Windows e Linux não adianta, já pra Mac vale a pena. Na minha opinião esse software tinha que instalar um execultavel na BIOS, assim msm que ladrão formate, ele irá reinstalar de volta com as pre-configurações ja feita pelo dono na primeira instalação e quando o ladrão for conectar na internet as infomações iria mandar pro dono.

    recentes

    populares

    • Bruno Viana
      2011-07-06T17:33:29  

      Mas é só colocar a senha na Bios do micro

    recentes

    populares

    • Bruno Viana
      2011-07-06T17:33:29  

      Concordo com vc Bruno.

  • Wallace Ferreira
    2011-08-29T11:17:36

    vcs que estao comentando da vario outros tipos de proteger o notebook mais ñão falam qual é o nomes desses programas asim fika dificil

  • Alisson
    2011-07-10T23:31:26

    Na verdade ninguém mencionou que para o ladrão formatar o Mac ele precisa do DVD que veio com ele, porque só funciona com ele. Ele pode claro baixar uma versão retail se ele achar que vai funcionar, mais me parece que quase ninguém sabe disso, e nem sabem achar.

  • Nilton Neto
    2013-06-14T17:48:05

    Uma coisa é certa...É melhor ter um programa desse instalado do que não ter nenhum.

  • Jarbas Santos
    2011-07-04T22:58:20

    Depende amigo, se for um Mac por exemplo o cara não vai saber formatar. Sendo assim é util sim. Acabei de comprar um macbook pró e ando com ele na rua até o trabalho, além do seguro já instalei esse software. Espero não precisar de nenhum dos dois.