TechTudo

12/07/2011 19h03 - Atualizado em 11/04/2013 10h15

Windows 7 não inicializa direito? Aprenda como recuperar

Juliane Costa Para o TechTudo

Criado junto com o Windows Vista, o Reparo de Inicialização está ainda melhor no Windows 7. Esta ferramenta é capaz de corrigir determinados erros que impedem o seu sistema operacional de ser inicializado, que acontece comumente pela ausência ou erros dos arquivos do sistema. A ferramenta não corrige falhas de hardware, como por exemplo erros no disco rígido ou memória incompatível.

O Reparo de Inicialização está localizado no menu "Opções de Recuperação do Sistema", onde há também várias ferramentas de recuperação e diagnóstico, e é acessado apenas antes da inicialização, conhecido também como boot.

Passo 1. Antes de acessar o menu "Opções de Recuperação do Sistema" no computador, remova todos os disquetes, CDs e DVDs e reinicie usando o botão liga/desliga. Caso esteja utilizando um um Tablet PC ou um computador touch, conecte um teclado.

Passo 2. Se o computador possuir apenas um sistema operacional instalado, pressione a tecla F8 enquanto o computador é reiniciado, isso antes de o logotipo do Windows aparecer. Caso o computador possua mais de um sistema operacional, use no teclado as setas para selecionar o sistema operacional que deseja reparar, mantendo pressionada a tecla F8.

Passo 3. Na tela "Opções de Inicialização Avançadas", selecione "Reparar o computador" e pressione Enter no teclado. (Caso "Reparar o seu computador" não esteja listado como uma opção, significa que não possui as opções de recuperação pré-instaladas ou o administrador de rede desativou).

Opções Avançadas (Foto: Reprodução)Opções Avançadas (Foto: Reprodução)

Passo 4. Selecione sua configuração de teclado e clique em "Avançar" (Next). No menu "Opções de Recuperação do Sistema", clique em "Correção de Inicialização" e quando o computador terminar a verificação e correção, reinicie. O sucesso na correção terá ocorrido se o Windows iniciar normalmente, sem os erros.

Configurações do Teclado (Foto: Reprodução)Configurações do Teclado (Foto: Reprodução)
Correção de inicialização (Foto: Reprodução)Correção de inicialização (Foto: Reprodução)

Os passos a seguir só serão úteis para quem precisar ou preferir fazer a recuperação utilizando o CD de Instalação do Windows para reparar o sistema. Isso ocorrerá como necessidade quando o computador estiver danificado a ponto de não conseguir nem acessar o menu de "Opções de Recuperação do Windows".

Passo 5. Insira o disco de instalação do Windows. Reinicie o computador e preste atenção na tela para fazer boot do CD. Quando solicitado, pressione qualquer tecla.

Passo 6. Após clicar em qualquer tecla, como solicitado no passo anterior, deverá chegar a tela de Instalação do Windows. Clique em "Reparar Computador".

Passo 7. Você será direcionado a tela "Opções de Recuperação do Sistema". Basta selecionar o idioma e clicar em "avançar". Siga a partir do Passo 3, solicitando a correção de inicialização.

Painel de Instalação do Sistema (Foto: Reprodução)Painel de Instalação do Sistema (Foto: Reprodução)
Opções de recuperação do sistema (Foto: Reprodução)Opções de recuperação do sistema (Foto: Reprodução)

Passo 8. O computador mostrará uma tela com os erros de sistema recuperados. Após isso, basta reiniciar.

Este é um procedimento bastante útil e indicado quando você enfrentar problemas na inicialização do Windows, porém, caso esses passos não resolvam, provavelmente será necessário formatar o HD e fazer uma instalação limpa do Windows, mas vale a pena tentar. Lembre-se sempre de manter em dia o backup de seus arquivos mais importantes.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Glaydson Moraes
    2014-03-22T07:14:33

    Corrigindo: Substituam na pasta: C:\Windows\system32\drivers... (Faltou o windows)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Glaydson Moraes
    2014-03-22T07:12:22

    Arrumem um arquivo ntfs.sys do windows original ou de uma máquina que não tenha sido atualizada e substituam na pasta c:\system32\drivers (obs.1: Observem os casos de 32 ou 64 bits, Obs.2: pode ser o do cd original de instalação.) Acho que vai resolver... Abraços a todos. Precisando estamos aí.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Fernandes
    2013-04-12T21:51:47   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:30

    No meu PC não tem essa opção: reparar o seu computador, o que eu posso fazer???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Leonardo Fernandes
      2013-04-12T21:51:47   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:30

      tem um jeito, vc faz o mesmo processo, mais quando chegar naquela tela de OPÇÕES DE RECUPERAÇÕES DO SISTEMA, vc clica em REPARAÇÃO. E repara. Boa sorte

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
    • Leonardo Fernandes
      2013-04-12T21:51:47   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:30

      tem um jeito, vc faz o mesmo processo, mais quando chegar naquela tela de OPÇÕES DE RECUPERAÇÕES DO SISTEMA, vc clica em REPARAÇÃO. E repara. Boa sorte

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
      • Rogério Alba
        2013-04-13T12:00:51

        Bom dia! No meu caso, a coisa se complicou um pouco mais... (Durante o boot) O teclado não responde aos comandos. Alguém pode me ajudar? Grato!

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário

      TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade