Sistemas Operacionais

22/08/2011 15h26 - Atualizado em 22/08/2011 15h26

Como desabilitar a reinicialização automática após os updates do Windows 7

Fernando Motta
por
Para o TechTudo

Nível: Intermediário
Número de passos: 4 (opção 1) ou 3 (opção 2)

Usuários do Windows sabem que a Microsoft libera frequentemente atualizações para seus sistemas via Windows Update. Quem quer manter seu sistema livre de erros e vulnerabilidades deve manter esse recurso ativado, pois é através dele que são instaladas as correções para manter seu sistema mais seguro.

Tela de solicitação para reinicialização (Foto: Reprodução)Tela de solicitação (Foto: Reprodução)

O que costuma incomodar os usuários em relação às atualizações realizadas pelo Windows Update são as solicitações de reinicialização do sistema após a instalação de alguns pacotes. Como há pessoas que raramente desligam ou reinicializam a máquina, preferindo usar o recurso de hibernar, isso pode incomodar bastante, mesmo havendo a possibilidade para agendar o reinício para mais tarde. Afinal, as mensagens serão exibidas até que o sistema seja reiniciado para que então as atualizações sejam aplicadas.

Com esse passo a passo, você aprenderá duas formas de fazer com que essa mensagem seja desativada. Mas tenha em mente que isso não remove a necessidade de ter o seu sistema reiniciado após a atualização de pacotes de atualização, pois ela ainda será necessária para conclusão da instalação.

Opção 1: via Regedit

Passo 1. Abra o Regedit (editor de registro do Windows): clique no botão "Iniciar" e digite “regedit.exe” (sem as aspas) na caixa "Pesquisar programas e arquivos";

Passo 2. Vá até a pasta HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows. Dentro dela, clique no menu "Editar", "Novo", "Chave". Nomeie essa chave como "WindowsUpdate";

Passo 3. Dentro da chave "WindowsUpdate" que você acabou de criar, repita o processo citado acima para criar uma nova chave e nomeie-a como "AU";

Opção 1: via Regedit (Foto: Reprodução)Opção 1: via Regedit (Foto: Reprodução)

Passo 4. Agora, nessa chave "AU", clique em "Editar", "Novo", "Valor", "DWORD". Dê a essa chave o nome "NoAutoRebootWithLoggedOnUsers". Clique nela duas vezes e defina o valor no campo Dados do valor como 1, base Hexadecimal.

Caso um dia queira reativar a solicitação automática de reinicialização, basta definir o valor do campo Dados do valor para 0.

Opção 2: via Group Policy Editor (gpedit.msc) – não disponível nas versões Home do Windows 7

Passo 1. Abra o Group Policy Editor (Editor de Políticas de Grupo): clique no botão "Iniciar" e digite “gpedit.msc” (sem as aspas) na caixa "Pesquisar programas e arquivos";

Passo 2. Nas políticas listadas no lado esquerdo da tela do Editor, seguir o caminho "Configurações do Computador", "Modelos Administrativos", "Componentes do Windows", "Windows Update";

Passo 3. Procure nas opções do lado direito pela de nome "Não há reinicializações automáticas para usuários conectados", referentes às atualizações de atualização automáticas agendadas. Clique duas vezes sobre essa opção e defina seu status como "Habilitado".

Opção 2: via gpedit.msc (Foto: Reprodução)Opção 2: via gpedit.msc (Foto: Reprodução)

Caso queira reativar a reinicialização automática após atualizações, defina vá até essa mesma política e defina seu status como "Não configurado".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares