Celular

04/08/2011 12h12 - Atualizado em 03/02/2017 17h06

Celular caiu na água? Saiba o que fazer para recuperar o smartphone

Teresa Furtado
por
Para o TechTudo

O pior acidente que poderia acontecer com um celular é ele cair na água: seja na pia, vaso sanitário, mar, ou mesmo esquecido no bolso de uma calça que foi para a lavanderia. Geralmente este acidente costuma preceder o fato de você ter que desembolsar dinheiro por um novo aparelho. Porém, se você for rápido o suficiente, ainda pode haver uma chance de recuperar o smartphone. A seguir, você encontra o passo a passo do que fazer caso o seu telefone tenha caído na água.

Os problemas explicitamente relacionados à queda de líquidos ficam na faixa de 10% no total de solicitações de assistência técnica, de acordo com Alexandre Oliveira, fundador da rede de reparos expressos 99Celulares.

Saiba como tirar riscos da tela do celular

Xperia M4 Aqua (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Saiba como consertar um smartphone que caiu na água (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Retire-o da água imediatamente e, antes de qualquer coisa, resista à tentação de ligar o celular (isso pode causar um curto circuito).

Passo 2. Retire a bateria, abra todos os dispositivos, remova tampas, conectores e tudo que possa ser retirado ou aberto para secá-lo melhor. Se o dispositivo for do tipo GSM, remova o chip SIM também.

Obs: Caso o celular tenha caído em água salgada é importante lavá-lo em água doce (após extrair bateria e complementos) antes de continuar o processo.

Insira o chip no slot do Xperia Z5 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Retire bateria, chip e mais do seu celular (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Passo 3. Agora que você já retirou bateria e o cartão SIM, seque o aparelho e os seus acessórios imediatamente. Você pode usar uma toalha de papel ou de tecido macio. Se tiver à mão, utilize um compressor de ar ou aspirador de pó para tirar toda a umidade.

Importante: nunca usar secador de cabelo ou algum tipo de máquina que provoque aquecimento do aparelho, pois ele pode danificar os circuitos por completo.

Passo 4. Agora que já tirou toda a água possível, o ideal é que use um dessecante para tirar a umidade restante. A escolha mais simples é arroz cru. Encha uma tigela até uma altura que seu aparelho não fique visível. Insira o aparelho e mude-o de posição até a hora de dormir. Deixe até o dia seguinte.

Se você estiver preocupado com o pó do arroz, outra alternativa é o gel de sílica. Se não o tiver em casa, use o que tiver em mãos para não perder o seu aparelho. Existe também um produto chamado AF Tech-Rescue, que promete recuperar equipamentos eletrônicos que foram molhados. Químicos para tirar umidade de armário também funcionam.

Tech-Rescue Kit pode salvar smartphones 'afogados' (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Tech-Rescue Kit pode salvar smartphones 'afogados' (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Passo 5. No dia seguinte, retire o aparelho da tigela e coloque sobre papel toalha ou algo que absorva água e você consiga visualizar umidade. Deixe-o lá de quatro a seis horas. Passado o período, se o lugar onde ele ficou apresentar sinais de água, repita novamente o processo a partir do passo 3.

Passo 6. Certo de que não haja mais nenhum resquício de água, chegou a hora de testar o telefone. Após 24 horas do período em que iniciou o processo, coloque a bateria, o cartão SIM e os outros itens, como microSD, e tente ligá-lo.

Moto X Play (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Depois de realizar os passos acima, tente ligar o celular (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Se o celular não ligar

Passo 1. Conecte-o no carregador. Se isso funcionar, você vai precisar de uma bateria nova, pois este é o item mais provável de dar defeitos devido ao curto-circuito realizado quando o aparelho caiu na água (pelo menos tente arrumar uma bateria para testar se é isso mesmo, antes de se convencer de que o aparelho está definitivamente morto).

smartphone-carrega-bateria (Foto: Pond5)Se o celular não ligar, conecte-o em um carregador (Foto: Reprodução/Pond5)

Passo 2. Caso o procedimento acima não funcione, leve-o a um revendedor autorizado para os procedimentos de assistência técnica. Muitas vezes eles conseguem resolver o problema. Não omita que ele foi molhado, pois as chances de o problema se solucionado são maiores se eles souberem do ocorrido. Telefones mais modernos vêm com dispositivos que denunciam se o aparelho caiu ou não na água, então nem tente mentir.

Se não tiver jeito, infelizmente você precisará de outro aparelho. O TechTudo Mobile traz a cobertura completa dos últimos lançamentos do mercado e também apresenta opções de modelos antigos, mas que ainda valem a pena por causa do preço mais baixo.

Qual o melhor celular a prova d'água do mercado? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcio Mendonça
    2014-04-09T11:14:24

    Meu Nokia Lumia caiu na água e não consigo tirar a bateria porque ela é fixa

  • Comtec Ltda
    2014-03-06T08:43:24

    você também pode usar a farinha, para secar !!

  • Juliano Levak
    2014-03-05T17:25:23  

    - Que tipo de Inteligencia tem uma pessoa de levar um celular pra C.A.G.A.R ou MIJAR? Isso Não pode ser vicio!!!

    recentes

    populares

    • Juliano Levak
      2014-03-05T17:25:23  

      No banheiro do trabalho, é claro, onde não se pode está usando celular descaradamente.

    recentes

    populares

    • Juliano Levak
      2014-03-05T17:25:23  

      Inácio Aquino tamos juntos kkkkkkk Francisco isso não justifica o fato da pessoa "acidentalmente" deixar o Cellu cair né!

  • Junior Krunn
    2014-04-19T17:12:08

    Eita, basta abrir ele inteiro e passar um spray anti ferrugem e dps um wd-40, aguarde umas 4hrs secando e boa...

  • Jonas Oliveira
    2014-03-06T09:49:25

    Apenas coloque o celular na vasilha com arroz pois irá atrair algum asiático que concertará o celular para você.

  • Alexandre Andrade
    2014-02-20T11:20:49  

    meu s3 caio no vaso como nao sabia eu tentei religalo agora ele nao funciona. tem como arumar? se tiver,quanto custara?

    recentes

    populares

    • Alexandre Andrade
      2014-02-20T11:20:49  

      tem agora é só limpar abunda com ele

  • José Almeida
    2014-03-05T19:55:20  

    não esqueçam de refogar o arroz.

    recentes

    populares

    • José Almeida
      2014-03-05T19:55:20  

      Se for o arroz agulhinha, melhor ainda. kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • José Almeida
      2014-03-05T19:55:20  

      Arroz refogado e afogar você hein José Almeida, rsrs

  • Luis Rodrigues
    2014-01-04T21:36:33  

    Ele esqueceu de citar que se for arroz cozido é bem mais fácil de resolver o problema...kkk

    recentes

    populares

    • Luis Rodrigues
      2014-01-04T21:36:33  

      seu cuzido...

  • Jose Justino
    2014-03-05T16:47:49

    Isso tudo ai, so em caso de vc morar a 200km de uma cidade, e nao tiver qualquer tipo de locomoçao, pois o que se deve fazer urgentemente e retirar a bateria e levar a uma assistencia, pois o periodo de curto e instantaneo e a oxidaçao em poucos minutos e quando a alimentaçao na placa esse processo e acelerado, e lavar o aparelho com agua doce, jamais, pois o display, possui camadas, que vao ser alteradas com a agua, portanto deve ser totalmente desmontado, essa minha opiniao.

  • Carlos Alexandre
    2014-03-05T17:00:50

    olha se funciona? mais ou menos pos aconteceu comigo e ele funcionou mas por um tempo, agora ele desliga sozinho. mas também molhou umas 3 vezes dai não a do que reclamar pôs o celular não é também a prova d'agua né.

  • Felipet
    2014-03-05T16:44:20

    O que funciona mesmo é wd40 ja aconteceu comigo, desmonta o celular passa o produto espere 1 hora e ta novo o negocio é mto bom!

  • Fabio Santos
    2014-03-05T16:32:53

    Já falei com Aquaman, a vender aparelhos dele ja está tudo certo !

  • Jeferson Ferreira
    2014-01-31T14:23:24

    oi

  • Igor Ribeiro
    2013-10-23T16:27:12

    1001 ultilidades do arroz!

  • Ahscell Eletronicos
    2011-08-04T17:25:29  

    sou tecnico especializado e digo q nem estou com raiva pq se seguirem esse tutorial ai sim vão precisar de mim e segundo qualker metal ao entrar em contato com agua oxida sendo assim mesmo q consigam enxugar o celular por completo ele oxidara e ira causar curtos e alto consumo ao ponto de nao haver mais conserto espero ter ajudado.molhou procurem um tecnico nao um curioso

    recentes

    populares

    • Ahscell Eletronicos
      2011-08-04T17:25:29  

      o Ke éh isso???

    recentes

    populares

    • Ahscell Eletronicos
      2011-08-04T17:25:29  

      Oxida, mas não devemos levar isso em consideração, no que se refere a equipamentos eletrônicos, dado que alguns metais demoram mais a oxidar. Por exemplo, ligas de ouro oxidam, mas o tempo que levam para oxidar é maior que o tempo que você vai levar pra trocar de celular...e outra...Isso é uma disKussão de Kímica. Deixem de ser Xatos e vão proKurar um fórum de português!! Fábio e Valter não entendem nada de tecnologia e querem tirar onda de inteleKtuais...

  • Leandro Roberto
    2014-01-03T23:14:13

    Sou Engenheiro Eletrônico pôs graduado e posso garantir que funciona, o arroz tira toda a humidade do circuito do telefone. O mais importante é usar Arroz Tio João e trocar o arroz as 08:00 am e 20:00 Pm . Tudo isso durante q 10 dias ! Funciona mesmo !

  • Sérgio Luiz
    2014-01-03T14:45:42

    5 anos atrás eu tinha um cel V3 que estava em uma bolsa que acabou molhando e muito enquanto eu jogava futebol. Simplesmente eu não liguei na hora, tirei o chip e a bateria deixando-os secar naturalmente. O aparelho eu coloquei uma lâmpada de 60w próximo a ele durante alguns minutos. Fiz isso durante uns 3 dias e o aparelho funcionou normalmente em todas as suas funções. Só não uso mais ele pq a bateria hj já era e não vale a pena comprar outra e ter q desbloquear o chip.Grato.

  • Ahscell Eletronicos
    2014-01-03T10:22:51

    acerditem no que quiserem é sempre bom ter aparelhos danificados pra consertar..Wellington Nascimento eu não sei de que região vc é mais pelo menos na minha região se usa esse termo a quase 15 anos e se kiser aprender um pouco sobre eletronica de celulares me contata ok

  • Wellington Nascimento
    2014-01-03T09:20:23

    Ahscell Eletronicos ele está tentado é ganhar dinheiro, pois ante de ler este tópico eu ja conhecia tudo isso e de Fato Funciona, principalmente a parte do Arroz devido ao pó branco ele é responsável por sugar toda umidade do aparelho, podem confiar isso funciona de verdade.

  • Caique Augusto
    2014-01-02T23:40:17

    A parte de tirar a bateria ... E se o celular for igual ao meu Lumia 920 que a unica abertura que tem é a do micro chip ... Celular que não tem abertura pra cartão de memória e pra bateria ...

  • Vingador Careca
    2014-01-02T14:46:11  

    Aconteceu isso como meu Nokia 3310 e ele conseguiu refogar e cozinhar 5 kg de arroz e 2 kg de feijão. Tenho ele há 13 anos. Vou tentar fritar bifes com ele.

    recentes

    populares

    • Vingador Careca
      2014-01-02T14:46:11  

      Eu uso o meu Nokia 3310 para cavar poço.

  • Jose Costa
    2013-10-23T20:20:08

    A ideia do arroz é muito boa, mas eu esqueci de avisar e o aparelho foi servido no almoço!

  • Rayanna
    2013-09-27T18:45:15

    Nossa, finalmente uma matéria boa e instrutiva. Gostei muito! Bom saber dessas dicas :)

  • Silvane Mota
    2011-08-05T10:42:39

    HUm Belo dia Cai na Represa com meu celular Junto... Ai Logo que Sai da água Tentei ligar o Celular HeHe... Enfim não funcionou... Depois de 1 Ano quase, Tava mexendo nas minha coisas e lah tava o Celular... Ai resolvi Tentar de novo, Desmontei Tudo ele e coloquei no Sol ficou o dia inteiro.... Ai Tirei e sequei mais com o Secador, Coloquei pra Carregar e funcionou Normal... Fera o Celularzinho :D Valeu Techtudo Sou Fã de Vcs... Abraço...

  • Igor Ribeiro
    2013-10-23T16:26:38

    Que bela ajuda... esses dias deixei cair meu Minigame na agua... sorte que em casa eu tenho arroz!