04/08/2011 12h12 - Atualizado em 18/10/2013 10h06

Como consertar um celular que caiu na água e parou de funcionar?

Teresa Furtado
por
Para o TechTudo

O pior acidente que poderia acontecer com um celular é ele cair na água: seja na pia, vaso sanitário, mar, ou mesmo esquecido no bolso de uma calça que foi para a lavanderia. Geralmente este acidente costuma preceder o fato de você ter que desembolsar por um novo aparelho, porém, se você for rápido o suficiente, ainda pode haver uma chance de salvá-lo. Saiba o que você fazer nessa situação com este guia que o TechTudo preparou para você.

Conheça também as dicas do Techtudo de como tirar riscos da tela do celular!

Demos no Defy um banho bem gelado... (Foto: Juarez Lencioni Maccarini)Se o seu celular não é à prova d'água, siga as dicas abaixo para tentar resgatá-lo antes de pensar em comprar um novo (Foto: Juarez Lencioni Maccarini)

Passo 1. Retire-o da água imediatamente e, antes de qualquer coisa, resista à tentação de ligar o celular (isso pode causar um curto circuito);

Passo 2. Retire a bateria, abra todos os dispositivos, remova tampas, conectores e tudo que possa ser retirado ou aberto para secá-lo melhor. Se o dispositivo for do tipo GSM, remova o chip SIM também.

Caso o celular tenha caído em água salgada é importante lavá-lo em água doce (após extrair bateria e complementos) antes de continuar o processo;

Passo 3. Agora que você já retirou bateria e o cartão SIM, seque o aparelho e os seus acessórios imediatamente. Você pode usar uma toalha de papel ou de tecido macio. Se tiver à mão, utilize um compressor de ar ou aspirador de pó para tirar toda a umidade.

Importante: nunca usar secador de cabelo ou algum tipo de máquina que provoque aquecimento do aparelho, pois ele pode danificar os circuitos por completo;

Passo 4. Agora que já tirou toda a água possível, o ideal é que use um dessecante para tirar a umidade restante. A escolha mais simples é arroz cru. Encha uma tigela até uma altura que seu aparelho não fique visível. Insira o aparelho e mude-o de posição até a hora de dormir. Deixe até o dia seguinte.

Tirando a umidade do celular (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Tirando a umidade do celular (Foto: Reprodução/
Teresa Furtado)

Se você estiver preocupado com o pó do arroz, outra alternativa é o gel de sílica. Se não o tiver em casa, use o que tiver em mãos para não perder o seu aparelho. Químicos para tirar umidade de armário também funcionam;

Passo 5. No dia seguinte, retire o aparelho da tigela e coloque sobre papel toalha ou algo que absorva água e você consiga visualizar umidade. Deixe-o lá de quatro a seis horas. Passado o período, se onde ele ficou apresentar sinais de água, repita novamente o processo a partir do passo 3;

Passo 6. Certo de que não haja mais nenhum resquício de água, chegou a hora de testar o telefone. Passadas 24 horas do período em que iniciou o processo, coloque a bateria, o cartão SIM e os outros itens e tente liga-lo.

Se o celular não ligar

Passo 7. Conecte-o no carregador. Se isso funcionar, você vai precisar de uma bateria nova, pois este é o item mais provável de dar defeitos devido ao curto-circuito realizado quando o aparelho caiu na água (pelo menos tente arrumar uma bateria para testar se é isso mesmo, antes de se convencer de que o aparelho está definitivamente morto).

Passo 8. Caso o passo acima não funcione, leve-o a um revendedor autorizado. Muitas vezes eles conseguem resolver o problema. Não omita que ele foi molhado, pois as chances de o problema se solucionado são maiores se eles souberem do ocorrido. Telefones mais modernos vêm com dispositivos que denunciam se o aparelho caiu ou não na água, então nem tente mentir.

Passo 9. Se não tiver jeito, infelizmente você precisará de outro aparelho. Veja alguns modelos que possam te interessar no Globo Shopping, e passe à diante este tutorial. Quem sabe você não salve o celular de outra pessoa?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcio Mendonça
    2014-04-09T11:14:24  

    Meu Nokia Lumia caiu na água e não consigo tirar a bateria porque ela é fixa

    recentes

    populares

    • Marcio Mendonça
      2014-04-09T11:14:24  

      estou te lhe enviando essa mensagem depois de 3 meses pois a sua morte ira chegar

  • Juliano Levak
    2014-03-05T17:25:23  

    - Que tipo de Inteligencia tem uma pessoa de levar um celular pra C.A.G.A.R ou MIJAR? Isso Não pode ser vicio!!!

    recentes

    populares

    • Juliano Levak
      2014-03-05T17:25:23  

      No banheiro do trabalho, é claro, onde não se pode está usando celular descaradamente.

    recentes

    populares

    • Juliano Levak
      2014-03-05T17:25:23  

      Inácio Aquino tamos juntos kkkkkkk Francisco isso não justifica o fato da pessoa "acidentalmente" deixar o Cellu cair né!

  • Junior Krunn
    2014-04-19T17:12:08

    Eita, basta abrir ele inteiro e passar um spray anti ferrugem e dps um wd-40, aguarde umas 4hrs secando e boa...

  • Jonas Oliveira
    2014-03-06T09:49:25

    Apenas coloque o celular na vasilha com arroz pois irá atrair algum asiático que concertará o celular para você.

  • Comtec Ltda
    2014-03-06T08:43:24

    você também pode usar a farinha, para secar !!

  • Alexandre Andrade
    2014-02-20T11:20:49  

    meu s3 caio no vaso como nao sabia eu tentei religalo agora ele nao funciona. tem como arumar? se tiver,quanto custara?

    recentes

    populares

    • Alexandre Andrade
      2014-02-20T11:20:49  

      tem agora é só limpar abunda com ele

  • José Almeida
    2014-03-05T19:55:20  

    não esqueçam de refogar o arroz.

    recentes

    populares

    • José Almeida
      2014-03-05T19:55:20  

      Se for o arroz agulhinha, melhor ainda. kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • José Almeida
      2014-03-05T19:55:20  

      Arroz refogado e afogar você hein José Almeida, rsrs

  • Luis Rodrigues
    2014-01-04T21:36:33  

    Ele esqueceu de citar que se for arroz cozido é bem mais fácil de resolver o problema...kkk

    recentes

    populares

    • Luis Rodrigues
      2014-01-04T21:36:33  

      seu cuzido...

  • Jose Justino
    2014-03-05T16:47:49

    Isso tudo ai, so em caso de vc morar a 200km de uma cidade, e nao tiver qualquer tipo de locomoçao, pois o que se deve fazer urgentemente e retirar a bateria e levar a uma assistencia, pois o periodo de curto e instantaneo e a oxidaçao em poucos minutos e quando a alimentaçao na placa esse processo e acelerado, e lavar o aparelho com agua doce, jamais, pois o display, possui camadas, que vao ser alteradas com a agua, portanto deve ser totalmente desmontado, essa minha opiniao.

  • Carlos Alexandre
    2014-03-05T17:00:50

    olha se funciona? mais ou menos pos aconteceu comigo e ele funcionou mas por um tempo, agora ele desliga sozinho. mas também molhou umas 3 vezes dai não a do que reclamar pôs o celular não é também a prova d'agua né.

  • Felipet
    2014-03-05T16:44:20

    O que funciona mesmo é wd40 ja aconteceu comigo, desmonta o celular passa o produto espere 1 hora e ta novo o negocio é mto bom!

  • Fabio Santos
    2014-03-05T16:32:53

    Já falei com Aquaman, a vender aparelhos dele ja está tudo certo !

  • Jeferson Ferreira
    2014-01-31T14:23:24

    oi

  • Igor Ribeiro
    2013-10-23T16:27:12

    1001 ultilidades do arroz!

  • Ahscell Eletronicos
    2011-08-04T17:25:29  

    sou tecnico especializado e digo q nem estou com raiva pq se seguirem esse tutorial ai sim vão precisar de mim e segundo qualker metal ao entrar em contato com agua oxida sendo assim mesmo q consigam enxugar o celular por completo ele oxidara e ira causar curtos e alto consumo ao ponto de nao haver mais conserto espero ter ajudado.molhou procurem um tecnico nao um curioso

    recentes

    populares

    • Ahscell Eletronicos
      2011-08-04T17:25:29  

      o Ke éh isso???

    recentes

    populares

    • Ahscell Eletronicos
      2011-08-04T17:25:29  

      Oxida, mas não devemos levar isso em consideração, no que se refere a equipamentos eletrônicos, dado que alguns metais demoram mais a oxidar. Por exemplo, ligas de ouro oxidam, mas o tempo que levam para oxidar é maior que o tempo que você vai levar pra trocar de celular...e outra...Isso é uma disKussão de Kímica. Deixem de ser Xatos e vão proKurar um fórum de português!! Fábio e Valter não entendem nada de tecnologia e querem tirar onda de inteleKtuais...

  • Leandro Roberto
    2014-01-03T23:14:13

    Sou Engenheiro Eletrônico pôs graduado e posso garantir que funciona, o arroz tira toda a humidade do circuito do telefone. O mais importante é usar Arroz Tio João e trocar o arroz as 08:00 am e 20:00 Pm . Tudo isso durante q 10 dias ! Funciona mesmo !

  • Sérgio Luiz
    2014-01-03T14:45:42

    5 anos atrás eu tinha um cel V3 que estava em uma bolsa que acabou molhando e muito enquanto eu jogava futebol. Simplesmente eu não liguei na hora, tirei o chip e a bateria deixando-os secar naturalmente. O aparelho eu coloquei uma lâmpada de 60w próximo a ele durante alguns minutos. Fiz isso durante uns 3 dias e o aparelho funcionou normalmente em todas as suas funções. Só não uso mais ele pq a bateria hj já era e não vale a pena comprar outra e ter q desbloquear o chip.Grato.

  • Ahscell Eletronicos
    2014-01-03T10:22:51

    acerditem no que quiserem é sempre bom ter aparelhos danificados pra consertar..Wellington Nascimento eu não sei de que região vc é mais pelo menos na minha região se usa esse termo a quase 15 anos e se kiser aprender um pouco sobre eletronica de celulares me contata ok

  • Wellington Nascimento
    2014-01-03T09:20:23

    Ahscell Eletronicos ele está tentado é ganhar dinheiro, pois ante de ler este tópico eu ja conhecia tudo isso e de Fato Funciona, principalmente a parte do Arroz devido ao pó branco ele é responsável por sugar toda umidade do aparelho, podem confiar isso funciona de verdade.

  • Caique Augusto
    2014-01-02T23:40:17

    A parte de tirar a bateria ... E se o celular for igual ao meu Lumia 920 que a unica abertura que tem é a do micro chip ... Celular que não tem abertura pra cartão de memória e pra bateria ...

  • Vingador Careca
    2014-01-02T14:46:11  

    Aconteceu isso como meu Nokia 3310 e ele conseguiu refogar e cozinhar 5 kg de arroz e 2 kg de feijão. Tenho ele há 13 anos. Vou tentar fritar bifes com ele.

    recentes

    populares

    • Vingador Careca
      2014-01-02T14:46:11  

      Eu uso o meu Nokia 3310 para cavar poço.

  • Jose Costa
    2013-10-23T20:20:08

    A ideia do arroz é muito boa, mas eu esqueci de avisar e o aparelho foi servido no almoço!

  • Rayanna
    2013-09-27T18:45:15

    Nossa, finalmente uma matéria boa e instrutiva. Gostei muito! Bom saber dessas dicas :)

  • Silvane Mota
    2011-08-05T10:42:39

    HUm Belo dia Cai na Represa com meu celular Junto... Ai Logo que Sai da água Tentei ligar o Celular HeHe... Enfim não funcionou... Depois de 1 Ano quase, Tava mexendo nas minha coisas e lah tava o Celular... Ai resolvi Tentar de novo, Desmontei Tudo ele e coloquei no Sol ficou o dia inteiro.... Ai Tirei e sequei mais com o Secador, Coloquei pra Carregar e funcionou Normal... Fera o Celularzinho :D Valeu Techtudo Sou Fã de Vcs... Abraço...

  • Igor Ribeiro
    2013-10-23T16:26:38

    Que bela ajuda... esses dias deixei cair meu Minigame na agua... sorte que em casa eu tenho arroz!