15/08/2011 08h32 - Atualizado em 09/06/2014 08h41

Como usar o uTorrent: veja o guia completo

Ramon Cardoso
por
Da redação

Aprenda como usar o uTorrent com essas dicas e conheça os recursos do software. O programa é um dos mais populares para baixar arquivos em torrent, usado por milhares de pessoas que desejam realizar downloads de forma mais rápida. Confira como funciona o uTorrent e descubra como usar as ferramentas.

Sofre com os erros do uTorrent? Saiba o que significam e como resolver

uTorrent: veja como melhorar a velocidade de donwload (Foto: Divulgação/utorrent)Como usar o uTorrent: veja o guia completo (Foto: Divulgação/utorrent)

Para se comunicar com os computadores e permitir o compartilhamento de arquivos de forma rápida e prática, o programa utiliza o protocolo de downloads do BitTorrent, criado pelo programador norte americano Bram Cohen.

Graças a essa forma de funcionamento, o uTorrent possibilita a realização de downloads com altas taxas de transferência, visto que não há a centralização de arquivos em um único servidor, e sim a transferência de pedaços de arquivos em diversos computadores espalhados pelo mundo, e que são posteriormente reorganizados no seu. Com isso, é possível obter grandes velocidades de download mesmo quando muitos usuários estão baixando um mesmo conteúdo.

Como instalar o uTorrent?

Para começar, faça o download do uTorrent em nosso no TechTudo Downloads e execute-o, com um duplo clique no arquivo. Daqui pra frente, pode ficar tranquilo que o instalador cuidará de todo o processo. Tudo o que precisa fazer é escolher o idioma (a opção “português” está disponível) e aguardar enquanto os arquivos necessários são baixados. Depois é só seguir o assistente e clicar em "Próximo" quando solicitado.

Opções de instalação do uTorrent (Foto: Reprodução/TechTudo)Opções de instalação do uTorrent (Foto: Reprodução/TechTudo)

Na tela acima, é possível optar por adicionar o uTorrent como exceção no Firewall do Windows, garantindo o acesso do programa às portas do computador. Nessa mesma tela, também é possível configurar o programa para ser iniciado junto com o Windows. Recomendamos que desmarque essa opção, já que esse tipo de configuração pode fazer com que a inicialização do sistema operacional fique mais lenta. Para mais detalhes, veja dez maneiras de fazer o seu computador iniciar mais rápido.

Se utiliza outro programa de firewall, provavelmente será perguntado se deseja permitir ou bloquear o acesso do uTorrent, como na figura abaixo.

Firewall solicitando permissão para o uTorrent (Foto: Reprodução/TechTudo)Firewall solicitando permissão para o uTorrent (Foto: Reprodução/TechTudo)

Ao clicar em “Próximo”, na instalação do uTorrent, será exibida uma tela com três opções marcadas. Caso não queira que a página inicial do seu navegador seja alterada ou que a barra de buscas do uTorrent seja instalada, deixe marcada somente a última opção, necessária para que a instalação do uTorrent seja realizada. Por fim, clique em “Instalar”. Caso o sistema solicite alguma confirmação, clique em "Sim" ou digite a senha do computador para concluir a instalação.

Instalação do uTorrent (Foto: Reprodução/TechTudo)Instalação do uTorrent no computador (Foto: Reprodução/TechTudo)

Configurando o programa

Para começar a usar o uTorrent e obter o melhor desempenho do programa, algumas configurações básicas são necessárias. Mas não se preocupe, o programa possui um assistente para guiá-lo durante as configurações iniciais. Para acessar o assistente do uTorrent, abra o programa, clique em "Opções" e, em seguida, em "Guia de Configuração" (Ctrl+G).

0,95 Mbps ≈ 973 Kbps (Foto: Reprodução/TechTudo)0,95 Mbps ≈ 973 Kbps (Foto: Reprodução/TechTudo)

Para definir a sua velocidade de upload, veja nossa dica sobre como medir a velocidade de sua internet e descubra a sua velocidade de upload. Como as velocidades nos medidores são exibidas em "Mbps", e o uTorrent utiliza "Kbps", multiplique o valor obtido no medidor por 1024 para chegar a um valor aproximado da sua taxa de upload, e informe-a no campo "Sua velocidade de Upload", como na imagem abaixo.

Definindo a velocidade de upload (Foto: Reprodução/TechTudo)Definindo a velocidade de upload do uTorrent (Foto: Reprodução/TechTudo)

Após definir a sua velocidade, clique em "Executar Testes" para que o programa verifique se a sua rede está configurada corretamente. Após o teste, um "tick" verde deve ser exibido ao no canto inferior direito. Caso um "X" vermelho apareça na parte de cima da tela, ignore-o e clique em "Salvar & Fechar".

  •  
Salvando as configurações (Foto: Reprodução/TechTudo)Salvando as configurações no uTorrent (Foto: Reprodução/TechTudo)

Como baixar torrent?

O download de conteúdos via torrent é muito simples. A primeira coisa que você deve fazer é localizar e baixar o arquivo torrent para o seu computador. Para isso, pode utilizar o buscador do próprio uTorrent. Existem também muitos sites (trackers) que disponibilizam esse tipo de conteúdo, como o Bit Che, Torrentz, dentre muitos outros.

Porém, a maioria desses sites fornece conteúdos protegidos por direitos autorais, o que faz com que o compartilhamento de tais arquivos seja considerado ilegal, por tratar-se de "pirataria". Uma alternativa interessante é o "clearbits.net", no qual são divulgados apenas conteúdos open source ou sob licença Creative Common. Nele, você pode encontrar e baixar, por exemplo, o filme "The Tunnel", distribuído gratuitamente pela Paramount Pictures.

Baixando o arquivo Torrent do fimlme The Tunnel (Foto: Reprodução/TechTudo)Baixando o arquivo Torrent do filme The Tunnel (Foto: Reprodução/TechTudo)

Após baixar o arquivo de extensão Torrent, é preciso abrir no uTorrent. Para isso, basta dar um clique duplo sobre o arquivo que você baixou para que o uTorrent execute  automaticamente. Ou, com o programa aberto, clique em "Arquivo" e em "Adicionar Torrent..." ou aperte no teclado (Ctrl+O). Em seguida, localize o diretório em que o arquivo está salvo e clique em "Abrir".

Depois, é só escolher o local em que o download será salvo no seu PC (certifique-se de que haja espaço pois, se o download total tiver 1Gb, ele já ocupará esse espaço, por garantia) e clicar em "OK".

"OK" para baixar torrent no local escolhido (Foto: Reprodução/TechTudo)Clique em "OK" para baixar torrent no local escolhido no uTorrent (Foto: Reprodução/TechTudo)

Gerenciando os downloads

Para visualizar os arquivos que estão sendo baixados, clique em "Torrents", no menu da lateral esquerda. Nessa aba, é possível visualizar todas as informações sobre os downloads que estão sendo realizados, como status, velocidades de download e upload, e o tempo estimado para a conclusão da transferência.

Fazendo o download do filme The Tunnel (Foto: Reprodução/TechTudo)Fazendo o download do filme The Tunnel (Foto: Reprodução/TechTudo)

Se desejar, também é possível pré-visualizar o conteúdo que está sendo baixado clicando no botão "Stream", à direita da tela. Isso pode ajudá-lo a identificar arquivos errados ou com problema e, no caso de filmes, a descobrir se a qualidade é boa ou não antes de ter que esperar horas pela conclusão do download.

Ao descobrir que o conteúdo que está sendo baixado não é o esperado, ou que a qualidade não é a desejada, provavelmente desejará interromper a transferência. Para essas e outras ações, utilize os botões de comando, logo acima da área de download. É possível excluir, pausar (botão em verde), parar (botão com quadrado vermelho) ou continuar downloads em espera, dentre outras funcionalidades.

A parte inferior da tela tem algumas outras informações sobre os arquivos torrent que estão sendo baixados. Navegue pelas abas - Arquivo, Info, Peers, Avaliações e Velocidade - e visualize os arquivos contidos no torrent, informações sobre a transferência, usuários que estão baixando seus arquivos, avaliações dos conteúdos, e um gráfico com as alterações da velocidade.

Informações sobre o download (Foto: Reprodução/TechTudo)Informações sobre o download (Foto: Reprodução/TechTudo)

Como criar um torrent?

Se você gostou de toda a facilidade proporcionada pelo compartilhamento via torrent, saiba que é possível utilizá-la ainda mais a seu favor e compartilhar os seus próprios conteúdos com amigos e usuários de todo o mundo.

Criar um arquivo torrent é muito simples, e você pode optar por compartilhar uma pasta inteira - com fotos da sua viagem, por exemplo - ou um arquivo de vídeo ou de qualquer outro formato. Para isso, basta abrir o uTorrent, clicar em "Arquivo" e, em seguida, em "Criar Novo Torrent" (no atalho Ctrl+N) para abrir a janela com as opções, conforme mostrado ao lado.

Agora é só escolher se quer adicionar um arquivo ou um diretório, clicar no respectivo botão, e localizar o conteúdo em seu computador. Em seguida, adicione a url dos rastreadores (trackers) desejados, deixando sempre uma linha em branco entre as URLs, e faça comentários sobre o conteúdo (se quiser). Deixe as opções "Iniciar envio" e "Torrent privado" desmarcadas.

Veja como criar seu próprio torrent no software uTorrent (Foto: Reprodução/TechTudo)Veja como criar seu próprio torrent no software uTorrent (Foto: Reprodução/TechTudo)

Depois de definir as opções necessárias, clique em "Criar e salvar como.." para escolher o local em que o arquivo torrent será salvo no seu computador.

Agora será necessário acessar um dos sites de torrent para hospedar o arquivo (geralmente, é necessário realizar um breve cadastro), clicando na opção "Enviar torrent", "Upload" ou similares, dependendo do site.

Para começar a compartilhar o seu arquivo, faça o download do torrent que você acabou de "criar" e abra-o no uTorrent. Ao ser perguntado sobre o local em que o download será salvo, escolha o diretório em que se encontra o arquivo original (filme, imagem etc.). Feito isso, o uTorrent começará a compartilhar o seu arquivo.

Configurações avançadas

O uTorrent oferece várias opções para que possa configurá-lo à sua maneira. Entretanto, algumas configurações são um pouco complexas e, muitas vezes, dispensáveis, visto que realizou as configurações iniciais ao instalar o programa e já consegue baixar torrents sem problemas.

Configurações Gerais do uTorrent (Foto: Reprodução/TechTudo)Configurações Gerais do uTorrent (Foto: Reprodução/TechTudo)

Mesmo assim, se quiser configurar um pouco mais o programa, clique em "Opções" e, em seguida, em "Preferências" (Ctrl+P). Na janela que se abrir, encontrará as opções gerais do programa (Geral), opções de interface e funcionamento (Configurações de IU), além de opções de localização dos arquivos (Diretórios).

A seção "Controle de Banda" pode ser utilizada para limitar as taxas de download e upload utilizadas pelo uTorrent. Essas opções são muito úteis para que você possa definir quanto da sua conexão o programa utilizará e, dessa forma, evitar que as transferências atrapalhem outras atividades.

Logo abaixo, encontramos a opção "BitTorrent", na qual é possível definir algumas opções de compartilhamento e acessibilidade. Recomendamos alterar a opção "Criptografia de Protocolo" para "Ativada". Essa mudança faz com que o uTorrent consiga estabelecer conexões tanto criptografadas, quanto não criptografadas. Com isso, há um aumento nas opções de peers e, consequentemente, de compartilhamentos.

Configurações de controle de banda (Foto: Reprodução/TechTudo)Configurações BitTorrent (Foto: Reprodução/TechTudo)

Na opção "Streaming", é possível definir o reprodutor que será utilizado para pré-visualizar as mídias que estiverem sendo baixadas. Também é possível ajustar o tempo de carregamento (buffer) das reproduções: com tempos menores, a reprodução é iniciada sempre que uma parte for carregada, o que é recomendado somente para usuários que possuem conexões de alta velocidade. Do contrário, a reprodução está sujeita a "congelamentos".

Configurações de Streaming (Foto: Reprodução/TechTudo)Configurações de Streaming do uTorent (Foto: Reprodução/TechTudo)

Recomendamos que não altere as demais configurações (principalmente as da seção "Avançado") a menos que tenha certeza do que está fazendo. Modificações incorretas de alguns parâmetros podem prejudicar algumas funcionalidades, ou mesmo comprometer o funcionamento do programa.

Restaurando os padrões

Para redefinir as configurações para os padrões do programa e desfazer qualquer modificação, feche o programa, execute o comando "%AppData%\uTorrent" (sem aspas) e apague os arquivos "settings.dat" e "settings.dat.old" (sem aspas). Se preferir, marque essa opção durante a desinstalação.

Erro ao baixar um arquivo no uTorrent? Veja as dicas no Fórum do TechTudo.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Jonas Killos
    2014-09-29T21:55:03

    Gostaria de saber como faço pra mudar a configuração dos filmes baixados, sempre que baixo vem de um tipo que o play não reconhece e tenho que converter.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Dimebag
    2011-08-27T15:38:28   , respondido respondido 2014-08-20T09:00:57

    toda vez que uso o utorrent para baixar, minha internet cai.... é alguma configuração isso? como faço para acertar... valew..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Dimebag
      2011-08-27T15:38:28   , respondido respondido 2014-08-20T09:00:57

      leia o tutoria por completo amigo... Na parte de configurações avançadas (CONTROLE DE BANDA) mostra a opção de controlar o fluxo de dados compartilhados na sua banda largua ... vc decide quanto o progama vai extrair da sua banda larga... eu mesmo uso o computador da empresa para baixar via torrent... deixo fazendo down. em 25 kbs assim nao atrapalha ninguem e no fim de semana ja baixei todos os meus filmes

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rafael Danelon
    2014-06-14T10:50:30

    Bom tutorial. Mas faltou explicar (se é que isso é possível) como recuperar seus torrents após formatar e reinstalar o Windows. Possuo um monte de torrents ativo e tenho essa dúvida pois pretendo formatar meu PC.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renildo Chalis
    2013-09-21T08:10:13

    Ramon queria q vc ou alguem me adicionase no face, pois jah abri a porta do meu utorrent no firewel do windows e tambem na internet, só q ela continua dando fechada, me adicione alguem q saiba me ajudar com esta questao, meu face eh Renildo Chalis

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Max Salles
    2013-05-08T13:24:05

    Como faço para retornar a página de download no uTorrent Plus, quando clico na janela lateral esquerda em Torrents nada acontece?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Samuel Bruno
    2011-09-02T22:12:02

    uso a mais de 4 anos e recomendo, bem explicado esse tutorial. Parabens ae pela edição, uso essa configuração a tempo. Deve se limitar a taxa de download no cliente Utorrent para acessar a internet, se não ele usa muitos recursos da rede para baixar os arquivos. No mais .. enjoy

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Matheus Ferreira
    2011-08-15T11:00:31

    muito legal!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Matheus Ferreira
    2011-08-15T11:00:12

    muito legal!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário