Internet

24/08/2011 17h05 - Atualizado em 22/08/2013 15h10

Saiba o que é um navegador e um sistema operacional

Claudia Bozza
por
Da redação

Firefox, Internet Explorer, Google Chrome , Safari e Opera são alguns dos navegadores mais utilizados atualmente. Mas, o que são navegadores? Também conhecidos como web browsers ou, simplesmente, browsers, os navegadores são uma espécie de ponte entre o usuário e o conteúdo virtual da Internet.

Exemplos de navegadores (Foto: Reprodução)Exemplos de navegadores (Foto: Reprodução)

Basicamente, os navegadores transformam as páginas codificadas em HyperText Markup Language (HTML) para uma visualização compreensível para o usuário comum. O HTML é um padrão de marcação de hipertexto (textos, imagem, vídeo e áudio) que define como os elementos de uma página devem ser exibidos. Assim, ao invés dos usuários de Internet terem que entender o comando <b>navegador</b> (marcação que faz a palavra aparecer em negrito), o navegador exibe a palavra navegador em negrito, facilitando a compreensão dos usuários.

Atualmente, as páginas exibidas são bem diferentes das páginas primitivas da Web, criadas no começo da década de 1990. A padronização de folhas de estilo em Cascading Style Sheet (CSS) permitiu inovações na formatação de páginas e o isolamento das equipes de desenvolvimento e de design das páginas. A folha de estilo permite definir, para cada elemento da página, suas cores, fontes, tamanhos e definir modificações que ocorrerão quando o usuário passar o mouse sobre ele, por exemplo.

Além dos avanços visuais na exibição das páginas da Web, os navegadores processam linguagens de programação completas como a linguagem JavaScript, com a qual é possível o usuário interagir com a página da Web sem que a comunicação vá até o servidor ou, através dos avanços obtidos com a técnica de Assyncronous Javascript And XML (AJAX), carregando um único elemento da página, sem que toda ela seja carregada.

Exemplos de sistemas operacionais (Foto: Reprodução)Exemplos de sistemas operacionais (Foto: Reprodução)

Recentemente, foi padronizado o HTML5, que traz inovações no que os navegadores apresentam para os usuários, trazendo como principal característica a exibição de vídeos diretamente, sem a necessidade de um software adicional, como o Adobe Flash Player.

Como os navegadores, os sistemas operacionais também são pontes que possibilitam a comunicação entre o usuário e o computador. Eles são uma interface entre a linguagem do usuário e a linguagem do computador, expressa em formato binário.

O sistema operacional permite que o usuário execute tarefas como o gerenciamento das aplicações em execução, do acesso à memória e dos arquivos no disco. Além disso, o sistema operacional traduz para o computador comandos dos usuários. Por exemplo, quando o usuário clica duas vezes sobre um ícone, o comando é traduzido pelo sistema operacional para o computador “entender” que o usuário deseja abrir um programa.

Entre os principais exemplos de sistemas operacionais estão o Windows, Mac OS, Linux, Android e o iOS.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares