28/09/2011 17h39 - Atualizado em 26/12/2011 16h11

Como deixar o Windows 7 com o visual Metro do Windows 8

Isadora Díaz
por
Da redação

Uma das maiores novidades do Windows 8 é a interface Metro. Simples, bonito e funcional, o formato inovador muda toda a lógica do que temos usualmente como área de trabalho. Há quem tenha baixado a Windows 8 Developer Preview só para testar o seu funcionamento. Para os que acham complicado ou simplesmente não querem instalar a nova versão, mas adorariam ter o Metro, que tal um tema que deixa o Windows 7 com a cara do seu sucessor?

Você vai precisar do Rainmeter 2.1, uma ferramenta que permite personalizar e acrescentar mil e uma funcionalidades à sua área de trabalho, e do Omnimo UI 4.1, um tema desenolvido especialmente para ela. Em poucos minutos, você poderá testar a sua própria versão da interface Metro e ainda escolher os aplicativos de sua preferência, trocar a cor e a aparência das janelas e organizá-las do jeito que achar melhor. E tudo em português!

Windows 8 com o Omnimo (Foto: Reprodução)Windows 7 com o Omnimo (Foto: Reprodução)

Passo 1. Faça o download do Rainmeter 2.1;

Passo 2. Siga as instruções e instale o programa;

Passo 3. Agora, baixe o Omnimo UI 4.1;

Passo 4. Inicialize o Setup do programa para instalá-lo. Um lembrete: os arquivos de instalação do Omnimo 4.1 vem compactados em formato .rar. Neste caso, você precisará de um programa como o WinRar para abri-los;

Passo 5. Na primeira janela, mantenha marcadas as opções "Apply theme (Omnimo)" ("Aplicar tema", em português) e a "Launch Rainmeter after install" ("Iniciar Rainmeter após a instalação"). Clique em "Install" ("Instalar");

Passo 6. Aguarde a instalação terminar. Uma última janela será aberta. Nela, você poderá selecionar se prefere um relógio de 24 horas, em vez do formato AM/PM; se a temperatura do ambiente deve ser medida em Fahrenheit (com a opção desmarcada, os aplicativos automaticamente apresentarão a medição em Celsius); e se você quer que os ícones da sua área de trabalho apareçam. Nesta última, para obter um visual semelhante ao Metro, o melhor é deixar em "OFF". Caso você apenas queria sobrepor a nova interface ao desktop convencial, opte por "ON". Mas não de preocupe: mesmo escondendo os ícones, você poderá ter acesso a eles depois clicando no ícone do Rainmeter na sua barra de ferramentas do Windows 7;

Setup do Omnimo (Foto: Reprodução)Setup do Omnimo (Foto: Reprodução)

Passo 7. Uma nova caixa pedirá que você escolha o idioma do tema. Selecione "Português";

Passo 8. No Omnimo 4.1 existem três opções de temas para modificar a sua área de trabalho. Neste caso, escolheremos a segunda, a mais parecida com o que a Microsoft apresentou como a interface Metro;

Passo 9. Escolha a resolução de tela ideal para o seu computador. Caso você não saiba qual melhor se adapta, uma dica é acessar o painel "Resolução de Tela" clicando com o botão direito do mouse em um espaço vazio da sua área de trabalho.

Pronto. Você pode aproveitar o visual do Windows 8 no seu Windos 7! Agora, personalize a nova interface do jeito que preferir. São diversas as opções de aplicativos pré-instalados, e ainda é possível fazer o download de tantos outros para complentar o seu tema.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Silvano Santos
    2011-12-27T15:35:42   , respondido respondido 2014-02-19T10:31:41

    Enfeitar windows pra que ? Isso é pra amador, novato que prefere frescura do que performance, detona o registro do windows, uso windows porque por causa de um jogo que gosto e spo tem pra ele, mas do contrario sou linux.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Silvano Santos
      2011-12-27T15:35:42   , respondido respondido 2014-02-19T10:31:41

      Estou de pleno acordo com vc

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Silvano Santos
      2011-12-27T15:35:42   , respondido respondido 2014-02-19T10:31:41

      O Windows é o melhor SO em relação a Games, porém quem tem um conhecimento avançado em SO prefere utilizar alguma das Dist. do Linux. No que diz respeito a quem só precisa de um SO para acesso à internet, aplicações de escritório e multimídia, uma das Distr. de Linux mais recomendadas é o Ubuntu e digo que é ainda melhor e mais fácil de usar que o Windows e se quiser enfeitar o pavão com efeitos visuais essa Dist. tem os mais legais...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Mateus Sousa
    2011-12-27T14:02:25   , respondido respondido 2014-02-19T10:27:24

    Lucas Martins, já é possível instalar MAC OS num pc... pesquise! Quanto ao Windows, não tenho do que reclamar... gosto dele, mesmo sendo vunerável, sendo inseguro e com o passar do tempo ficando lento de tantas atualizações. Pra mim foi com ele que nós começamos a ter idéias computacionais. Enfim, só vejo gente cuspir no prato que já comeu.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Mateus Sousa
      2011-12-27T14:02:25   , respondido respondido 2014-02-19T10:27:24

      Para vc ter uma ideia o filho quando sabe esta crescido sai de casa, assim também a informatica, quando já sabemos o que é realmente bom mudamos, e vamos ser sinceros o Windows não é lá essas coisas, mudar o Iniciar não faz ele melhor

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Mateus Sousa
      2011-12-27T14:02:25   , respondido respondido 2014-02-19T10:27:24

      A segurança de um SO esta ligada ao usuário! Eu nunca precisei de formatar meu SO por conta de vírus...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Atlas Schimit
    2011-12-27T10:27:06

    Que porcaria...usar Windows, qual animal sem noção ainda usa essa droga no pc. Agora ficam inventando moda ( enfeitando cocô ), sistema vulnerável cheio de virus. Abram a mente e percam a preguiça de aprender um sistema operacional de verdade.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lukas
    2011-11-15T14:45:15

    Coloquei esse tema no meu PC ficou ótimo vale a pena baixar e analisando o programa você nota que ele é bem complexo e fácil de usar no começo você pode ate estranhar um pouco + com o tempo ele ate fica ate melhor que o Win7 (ele não altera nenhuma dll do PC então podem usar a vontade )

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodson Santos
    2011-10-06T12:23:33

    Pô massa! Ainda nã testei, mas lendo aqui não vejo à hora de poder experimentar essa nova tecnologia em meu computador.Parabéns!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Otavio Barros
    2011-12-27T17:03:50

    Matheus desculpa, mas o tipografia e outros elementos conhecidos hoje foram implementados no MAC e depois no Windows(Roubadas pela microsoft), para vc ter uma ideia, o sistema operacional com interface grafica(a que conhecemos hoje) foi comprada pela Apple da Xerox(após a Xerox recusa a interface) e depois a microsoft roubou, recomendo que assista Piratas do Vale do Sílicio

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Benicio
    2013-07-20T21:25:53

    Todo sistema operacional tem erros, já que o Windows é tão ruim assim não é a toa que ele é o mais conhecido em todo mundo né Atlas Schmitt, já que você entende tanto de sistema operacional porque você não cria um?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Igor Norberto
    2013-07-01T15:43:21

    Fanboys de SO -.-' Hoje em dia o povo briga por qualquer coisa mesmo... Cada um usa o que quer, usa o que pode. Antigamente o pessoal falava muito: "Gosto é igual bunda cada um tem a sua". Hoje nem o valor disso existe mais, é um querendo enfiar na vida do outro ... Tá osso essa vida!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alberto Paulo
    2013-03-21T22:26:28

    parem de criticar e assuma que vai ter que usar > ou se não fica no museu rsrsrs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alberto Paulo
    2013-02-12T15:32:34

    criticar é fácil, díficil é criar kkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alberto Paulo
    2013-02-12T15:31:46

    enquanto vocês não fazem nada e criticam > eles criam kkkkkkk e depois vocês acabam usando kkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cairo Davila
    2012-11-28T22:39:34

    u

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Raphael ...
    2012-06-27T01:38:51

    @Atlas.. Me faltou digitos, tive de reduzir a mensagem enviada a você, mas ja deu para ter uma boa noção certo ? @Post~ A ferramenta consegue realmente ficar parecido ao Metro do Windows 8, mas ele trava a área de trabalho e polui o Windows 7.. sugiro que se quiserem usar o Metro usem o Windows 8. Att.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mateus Sousa
    2012-01-03T16:57:03

    Humberto Feitosa salvou os comentários uhauhauhauahua. Atlas Schimit, nem te ofendi, deixe de mimos e corra para sua mamãe. Se só você entende de SO óh todo poderoso, nem deveria ter perdido tempo comentando para usuários tolos como nós não é mesmo? Deveria estar criando algo novo. Chupa! E animal é a mãe.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Walter Almeida
    2011-12-28T11:26:20

    Atlas Schimit vc esta completamente errado!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Atlas Schimit
    2011-12-28T10:24:25

    Bruno Santos- palhaço é teu pai, windows pra vc é um ótimo sistema pois vc nao tem capacidade de aprender algo novo. Ricardo Lemos - antes de falar pesquise, nos EUA o sistema mais usado é o MAC, um sistema seguro e original que não foi roubado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ricardo Lemos
    2011-12-28T00:10:19

    windowns é tao ruim que 99% da populaçao mundial usa rsrsrsrs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruno Santos
    2011-12-27T23:24:35

    Povinho que adora reclamar do Windows... Hai ai, tem pessoas, como eu, que gostam do Windows, pra mim é um ótimo sistema, se vocês não gostam o problema é de vocês. Ah, todos nós somos animais, se queria ofender alguém não conseguiu "Atlas Schimit" que é um verdadeiro palhaço!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mad Punk
    2011-12-27T13:25:57

    Por favor me digam qual a finalidade de pegar uma porcaria e pintar com uma porcaria ainda maior, a cada lançamento a Lixosoft© surpreeende, eles conseguem piorar a cada dia. esse tal de windows 8 é ridículo, assim como windows 3.11, 98, ME, 2000, XP, 7....... credo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Benicio
    2011-12-27T08:33:59

    demais! até que em fim chegou em jeito para o gente! ter o cheirinho do Windows 8 sem precisar instalar ele e sem precisar instalar nenhum programa! apenas com um tema super demais! ou seja irado!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guilhermei Ianella
    2011-12-31T06:50:45

    Instalei no meu Pc, achei otimo. Recomendo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Hudson Santos
    2011-12-29T18:33:52

    Pessoal, eu queria saber se no caso de eu instalar e alterar o tema mas não gostar, a desinstalação pe normal, como qualquer programa fazendo o meu wind7 voltar ao normal. Obs: meu Wind. é o Home Basic

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Hudson Santos
    2011-12-29T18:31:09

    Gente, eu queria saber se no caso de eu instalar esses programas, e deixar a interface parecida e tal, mas não quiser, se eu posso desinstalar normalmente, no painel de controle?!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Humberto Feitosa
    2011-12-29T09:18:07

    O problema com o Windows situa-se entre o monitor e a cadeira kkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Caíque Feu
    2011-12-28T21:33:13

    SIM,Mateus Sousa Concordo Com Vc Com Windows vc aprende Muito pq vc mesmo tende tampar os buracos do sistema, então vc ganha e perde com isso ao mesmo tempo... Windows so existe Hoje pq as pessoas tem medo do linux ... Pensam que vão encontrar aquela famosa tela de comando hsahsahshashashaha... Brasileiro tem muito isso... como falei abaixo ainda existe lenda que mac não tem vírus... Linux Usa Prompt De comando... O Mac ainda e tem o preço muito elevado por isso o windows ainda domina o mercado ...Simplesmente pelo medo De se inserir em algo novo e pelo alto custo do mac.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário