Internet

15/09/2011 16h49 - Atualizado em 16/09/2011 08h00

Como instalar o Chrome OS em uma máquina virtual

Claudia Bozza
por
Da redação

Nível: Intermediário
Softwares necessários: Chrome OS, VirtualBox
Número de passos: 11

Projetado pelo Google, o Chrome OS é um sistema operacional open source (de código aberto) focado na computação em nuvem e é baseado no sistema Linux. Com o foco nos notebooks e netbooks, o Chrome OS tem como proposta ser um sistema operacional mais rápido, seguro e capaz de armazenar os aplicativos e dados na Internet, para permitir o acesso a essas informações de qualquer lugar, que tenha acesso à Internet.

Chrome 13 (Foto: Reprodução)Chrome 13 (Foto: Reprodução)

Embora o foco seja os netbooks e notebooks, também é possivel instalar o Chrome OS no seu computador pessoal, através de uma máquina virtual. Quer testar o Chrome OS no seu PC? Veja como neste tutorial.

Com uma máquina virtual é possível instalar um sistema operacional dentro de outro sistema operacional. Dessa forma, para testar o Chrome OS não será necessário se preocupar com formatação ou em perder o sistema operacional em uso. Neste tutorial, vamos utilizar o software VirtualBox para acessarmos mais de um sistema operacional com o mesmo computador. Para baixar o arquivo, acesse a nossa seção de downloads.

Passo 1. Baixe o VirtualBox na nossa seção de downloads;

Passo 2. Baixe o Chrome OS na nossa seção de downloads;

Passo 3. Instale o VirtualBox. Em seguida, execute-o;

Passo 4. Crie uma nova máquina virtual. Para isso, clique no botão New/Novo;

Passo 5. Escolha o nome: ChromeOS;

Passo 6. Como o Chrome OS é baseado em Linux, na opção Sistema Operacional, escolha Linux e em Versão, escolha Other Linux/Outro Linux;

Passo 7. Em tamanho da memória, selecione no mínimo 512MB de memória;

Passo 8. Marque a opção Disco Rígido de Boot. Escolha a opção Utilizar disco rígido existente. Selecione o arquivo do Chrome OS;

Passo 9. Clique em Add/Adicionar;

Chrome OS no VirtualBox (Foto: Reprodução)Chrome OS no VirtualBox (Foto: Reprodução)

Passo 10. Selecione o Chrome OS e clique em Start/Iniciar;

Passo 11. Insira seu login e senha do Gmail para acessar o sistema operacional Chrome OS.

Se sua área de trabalho ficou parecida com o Google Chrome, então a instalação foi um sucesso e você está usando o sistema do Google. Para fechar a máquina virtual, clique em Máquina, na barra de menu e, em seguida, em Fechar. Compartilhe sua opinião sobre o Chrome OS.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vinicius Santos
    2011-09-20T23:55:57

    Não estou conseguindo instalar. Aparece erro ao tentar selecionar o "ChromeOS", alguém me ajuda?

  • Claudia Bozza
    2011-09-18T01:38:44

    Olá Michel Silva, Os requisitos mínimos para a máquina virtual que executará o ChromeOS sao: Processador: Intel Pentium/AMD Athlon ou superior (verificar no computador físico). Memória: 256MB Disco: 1GB de armazenamento Placa gráfica: Básica do VirtualBox com 8MB de memória de vídeo. Dessa forma, o ChromeOS funciona na maioria dos computadores e laptops do mercado. Uma observação: Como executa-se o ChromeOS em uma máquina virtual, é desejado (porém não obrigatório) que o seu processador tenha tecnologia de virtualização: Intel VT ou AMD-V. Att,

  • Michel Silva
    2011-09-17T14:42:50

    Eu gostaria de saber se o Chrome OS funciona bem em qualquer computador, com o uso do VirtualBox, ou se tem alguma contra-indicação?