16/09/2011 18h04 - Atualizado em 25/06/2012 16h57

Como instalar o Windows 8 em dual boot com o Windows 7

Pedro Cardoso
por
Da redação

Se você não aguentou segurar a curiosidade e instalou o Windows 8 Developer Preview para testar, mas não quer perder seus dados e programas do Windows 7, aprenda com este tutorial do TechTudo como colocar os dois sistemas operacionais funcionando em dual boot na sua máquina.

Depois de baixar esta versão de testes do Windows 8, você precisará gravar a ISO em um DVD-R, no seu próprio computador. Para realizar esta tarefa, use o seu programa preferido, ou o próprio Windows 7. Em seguida, antes de começar a instalação, é necessário criar uma partição para instalar o novo sistema.

Windows 8 Developer Preview. (Foto: Divulgação)Windows 8 Developer Preview. (Foto: Divulgação)

Criando uma nova partição

Passo 1. Clique no botão iniciar do Windows 7, e no campo de busca, procure por Gerenciamento do computador, e depois clique em Gerenciamento de disco;

Passo 2. Provavelmente você encontrará apenas uma unidade de disco. Clique em cima dela com o botão direito do mouse e selecione "diminuir volume";

Passo 3. Escolha o tamanho da partição que você quer criar, no campo indicado e clique em "Diminuir". É claro que este tamanho não pode ser maior do que o espaço livre disponível no disco rígido;

Passo 4. Clique agora no retângulo que representa a partição criada, com o botão direito do mouse, e escolha "Novo volume simples". Isso irá formatar essa partição de maneira adequada para receber o Windows 8. Na janela que abrir, avance nas opções até o fim;

Você pode dar um nome para cada partição, assim, o resultado será similar ao da imagem abaixo:

Gerenciador de discos no Windows 7 (Foto: Reprodução/TechTudo)Gerenciador de discos no Windows 7 (Foto: Reprodução/TechTudo)

Instalando o Windows 8

Passo 5. Coloque o DVD na bandeja e reinicie o computador;

Passo 6. Escolha para iniciar o seu computador pelo CD/DVD. Ele vai entrar na tela de instalação do Windows 8;

Passo 7. Logo nessa primeira tela, escolha o layout do seu teclado. Geralmente, a escolha correta é ABNT2, para o idioma Português (Brasil), é claro e clique em "Next". Infelizmente esta versão ainda não contempla o nosso idioma. Na tela seguinda, clique em "Install now";

Passo 8. A instalação pedirá que você aceite os Termos de Compromisso. Na tela seguinte, selecione "Custom (advanced)" para configurar a instalação;

Instalação do Windows 8 (Foto: Reprodução/TechTudo)Instalação do Windows 8 (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 9. Selecionar um HD, basta escolher a partição que você criou nos primeiros passos deste tutorial e clique em "Next" novamente;

Instalação do Windows 8 (Foto: Reprodução/TechTudo)Instalação do Windows 8 (Foto: Reprodução/TechTudo)

Quando terminar a instalação, o computador será reiniciado e o boot será comandado pelo Windows 8. Assim, a tela abaixo aparecerá assim que iniciar o PC para você escolher qual Windows quer que seja aberto.

Boot loader do Windows 8 (Foto: Reprodução)Boot loader do Windows 8 (Foto: Reprodução/TechTudo)

Vale ressaltar novamente que esta ainda é uma versão de teste do Windows 8, e portanto, não recomendamos que este seja o único sistema operacional disponível na sua máquina, e nem que você se desfaça do Windows 7 ou o sistema que você já está acostumado a usar. Alguns programas podem apresentar incompatibilidades como o novo S.O.

Windows 8 Start (Foto: Reprodução/TechTudo)Windows 8 Start (Foto: Reprodução/TechTudo)
  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Rodrigo Avila
    2011-09-22T17:53:24   , respondido respondido 2013-10-22T17:31:34

    meu problema é diferente, qdo peço diminuiçao de disco, diz que ano posso dimir mais q 2.5gb, uso win 7 ultimate OEM obrigado

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodrigo Avila
      2011-09-22T17:53:24   , respondido respondido 2013-10-22T17:31:34

      Por que seu hd ja tem pouco espaço,sera impossivel instalar com esse tamanho,no minimo 60 gigas, preferencial 100 gigas!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Guilherme Rei
    2013-06-27T20:39:18   , respondido respondido 2013-10-22T17:30:18

    bem tenho uma pergunta se der algum erro na inicializaçao do win 8 e ele nao ligar eu vou poder acessar o win 7 msm assim?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Guilherme Rei
      2013-06-27T20:39:18   , respondido respondido 2013-10-22T17:30:18

      Baixem o Windows 8.1 Pelo BAIXAKI! Esse Windows 8 é furada e ja esta ultrapassado!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rodrigo Avila
    2011-09-24T17:04:27   , respondido respondido 2013-10-22T17:29:17

    Pedro, meu HD é de 250gb e tem livre 160, mais nao quer abrir mais espaço que 2gb, fiz = o descrito aqui. vlw

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodrigo Avila
      2011-09-24T17:04:27   , respondido respondido 2013-10-22T17:29:17

      Deixe pelo menos 60 gigas da sua partição diminuida e selecione a unidade para a instalação. Ou voce deixou a unidade C: com muito pouco espaço ou esta selecionando a propria unidade e esta fazendo tudo errado. Lei uma resposta que fiz acima e tudo ocorrerá bem.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Luiz Santos
    2011-09-29T19:13:12   , respondido respondido 2013-10-22T17:27:54

    Olá Pedro o meu problema é o mesmo do Leonardo Souzza, inicio a instalação e ele diz que não tem drive (HD) para ser instalado. E ele nem me pede para aceitar o termo de compromisso, qual seria o problema neste caso? Desde já agradeço.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luiz Santos
      2011-09-29T19:13:12   , respondido respondido 2013-10-22T17:27:54

      Baixe a versão Windows 8.1 pelo Baixaki,vem direto da Microsoft. Serial: NTTX3-RV7VB-T7X7F-WQYYY-9Y92F

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Alan Oliveira
    2011-11-08T13:41:51   , respondido respondido 2013-10-22T17:26:54

    No processo de Instalação do Windows 8 apareceu a seguinte mensagem: Windows cannot install required files. the file may be corrupt or missing. make sure all files required for installation are avaliable and restart the installation. Error code: 0x80070570. Será que o Arquivo que baixei do Techtudo está corrumpido? Alguém pode ajudar-me?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alan Oliveira
      2011-11-08T13:41:51   , respondido respondido 2013-10-22T17:26:54

      Sim,esta corrompido. Baixe a versao beta teste Windows 8.1 no baixaki! Serial NTTX3-RV7VB-T7X7F-WQYYY-9Y92F

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Elias Jaoude
    2011-11-18T02:58:57

    Cara, quando particiono ele cria uma Unidade Lógica ao invés de uma Partição Primária, como resolvo?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vladimir Sapata
    2012-01-15T10:40:27   , respondido respondido 2013-10-22T17:24:00

    oi uma dúvida eu fazendo o dual boot o qindowns 7 continua totalmente em português?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Vladimir Sapata
      2012-01-15T10:40:27   , respondido respondido 2013-10-22T17:24:00

      não

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Alan Silva
    2012-03-10T22:42:49   , respondido respondido 2013-10-22T17:22:51

    por ta pedindo o serial na hora de instalar???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alan Silva
      2012-03-10T22:42:49   , respondido respondido 2013-10-22T17:22:51

      NTTX3-RV7VB-T7X7F-WQYYY-9Y92F

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Jonas Dias
    2013-07-20T12:17:44

    Tenho segundo hd instalado na maquina pergunto: como faço para fazer o dual boot? Obrigado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • José Alves
    2013-02-15T22:21:42

    Boa noite, estou com o mesmo problema do amigo Alexandre Botelho, estamos aguardando uma orientação breve.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Janilson So
    2012-12-02T03:49:55

    muito bom cara,valeu mesmo! funcionou bm aquinomeu pc os dois sistemas operacionais

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gilson Silva
    2012-10-26T11:59:45

    posso colocar um programa pirata comprado no paraguai

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Matheus Cortinaz
    2012-04-09T12:22:00

    eu tinha o windows 7 instalado, instalei o 8 em cima, posso fazer um dual boot reinstalando o 7 ? Obg

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Vianini
    2012-01-16T21:15:12

    Mas e se eu não tiver um drive de CD (ultrabook)?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Jesus
    2011-10-01T09:00:48

    Em um comparativo de usabilidade computacional o WX iNova Desktop 6 Time Line oferece mais vantagens operacionais do que qualquer interface do Windows. Só testando mesmo pra ver! "INUSITADO" esta é a palavra para descrever o WX iNova Desktop.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Jesus
    2011-10-01T08:57:00

    Está bem explanado! O Windows 8 é um avanço GUI do Windows 7 e suas vantagens operacionais são um tanto relativas. Vai depender das necessidades dos usuários... Já o Windows 7 realmente firmou-se no mercado e só não migra para ele quem não tem máquina suficiente. Uma alternativa à interface do Windows tanto o 7 quanto o 8 é uma suíte de ferramentas chamada "WX iNova Desktop 6 Time Line". Basta procurar na web que acha. Esta suite oferece uma forma totalmente inusita de usar o PC... Abraço!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Cardoso
    2012-02-27T18:03:32

    Vladimir, sim, ele continuar em português.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Cardoso
    2012-02-27T18:02:23

    João, você pode instalar de um pen driver, como ensina o tutorial a seguir deste guia: http://glo.bo/pTwex2

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Cardoso
    2012-02-27T18:05:47

    Galera, são muitas dúvidas para serem resolvidas neste espaço. Use o nosso fórum para resolvê-las: http://forum.techtudo.com.br/

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Erick Mussi
    2011-09-25T23:49:10

    Funciona no windows vista?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Souzza
    2011-09-24T18:10:06

    tentei instalar ne um segundo hd , mas nao acha hd nenhum na hora de escolher a partiçao, sera que algo relacionado a drives dos discos rigidos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Cardoso
    2011-09-23T13:13:18

    Rodrigo, no seu caso, não deve ter espaço suficiente em disco.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vinicius Wagner
    2011-09-23T10:00:09

    Consegui instalar normalmente, instalei via pen-drive, e não tive problemas, muitos drivers que tive que instalar no windows 7 eu não precisei instalar no windows 8, como o Inteh HD graphics e o driver de rede, ao término da instalação ja pude usar totalmente, seim instalar nada. Fiquei muito satisfeito com isso, e estou gostando do SO.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelojzc
    2011-09-22T22:56:38

    Paulo Leão, você ja tentou format em ntfs, so formatando nesse jeito que consegui. se voce ja tiver outro sistema instalado no hd e ainda uma paticao livre. essa nova particao fica impedida de ser uma fisica. Primeiro formata como o LVM e depois é só formatar em NTFS

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelojzc