TechTudo

18/10/2011 20h05 - Atualizado em 18/10/2011 20h05

Como jogar xadrez online

Claudia Bozza Da redação

Nível: Básico
Número de Passos: 5

Xadrez é um jogo de raciocínio lógico disputado entre dois jogadores. Com jogos online, é possível disputar torneios de xadrez, treinar jogadas com outras pessoas e amigos etc. Nesta dica, veja sites que oferecem jogos de xadrez online gratuitamente e dicas de jogo, para entrar na partida conhecendo regras, movimentos de peças e macetes.

Dica 1. Sites online para jogar xadrez gratuitamente:

Dica 1.1 Jogue online contra o computador nos seguintes sites: Voujogar e Ojogos;

Dica 1.2. Jogue contra outro jogador: Xadrez online ; Playok ; Joguexadrez; Queen Alice e Flyordie;

Dica 1.3. Dispute torneios online de xadrez: Xadrez online; Playok e Flyordie;

Dica 2. Regras de xadrez:

Dica 2.1. O tabuleiro de xadrez. Posicionar o tabuleiro e as peças corretamente é essencial para iniciar um jogo de xadrez. Em jogos online, esse conhecimento não é necessário, mas se você também deseja jogar fora da web, é bom saber. Posicione o tabuleiro de forma que os dois jogadores tenha à direita uma casa branca.

As peças do jogo são 16: oito peões, um rei, uma rainha, duas torres, dois cavalos e dois bispos e devem ser posicionadas da seguinte forma: na primeira fileira são arrumadas as peças “mais importantes”. Da esquerda para a direita: torre, cavalo, bispo, rainha, rei, bispo, cavalo e torre. Os oito peões são colocados na segunda linha. Veja a imagem.

Jogo de xadrez (Foto: Reprodução)Jogo de xadrez contra o computador do site Voujogar (Foto: Reprodução)

Dica 2.2. Objetivo do xadrez. O Objetivo do jogo é dar xeque-mate no rei. Um xeque é quando uma peça “inimiga” ataca o rei. São formas de um rei escapar de um xeque: capturar a peça que está dando o xeque no rei, fugir com o rei para uma casa que não estaja sendo atacada por uma peça inimiga e colocar uma peça entre o rei e a peça adversária.

Caso o rei seja atacado e não possa ir para outras casas, pois estas estão sendo atacadas por outras peças adversárias o rei está em xeque-mate e o jogo termina.

Dica 2.3. Empate no xadrez. O empate no jogo de xadrez ocorre em cinco situações. Conhecendo essas situações você evita o descuido de estar vencendo e deixar o adversário empatar o jogo ou mesmo pode tentar forçar um empate caso o jogo esteja desfavorável para você. Vamos a elas:

Situação 1. Pate ou empate por rei afogado. Ocorre quando na sua vez, o jogador não pode mover suas peças e o rei não se encontra em xeque.

Situação 2. Empate por repetição de posição. Quando uma mesma posição ocorre pela terceira vez no tabuleiro. O interessado pode pedir o empate do jogo. O caso mais comum é o xeque perpétuo, no qual o rei não consegue fugir de uma sequencia de xeques.

Situação 3. Empate por comum acordo. Ocorre quando um jogador pede o empate e o adversário aceita a proposta.

Situação 4. Empate por insuficiência de peças. Ocorre quando a partida fica reduzida a somente as seguintes peças no tabuleiro: rei contra rei; rei e cavalo contra rei; rei e bisbo contra rei. O xeque-mate não é possível nessas condições.

Situação 5. Empate por falta de iniciativa. Se após 50 lances de cada lado não houve captura de peças e movimento de peão. O número passa para 75 nos seguintes casos: rei, torre e bispo contra rei e torre; rei e dois cavalos contra rei e peão; rei, dama e um peão, a uma casa da promoção, contra rei e dama; rei e dama contra rei e dois cavalos; rei e dama contra rei e dois bispos e rei e dois bispos contra rei e cavalo.

Dica 2.4. Como capturar uma peça adversária. Basta que uma peça, ao realizar um movimento, passe a ocupar a mesma casa de uma peça inimiga. A peça adversária é retirada do tabuleiro.

Dica 3. Conheça os movimentos das peças no xadrez:

Dica 3.1. Os peões. Os peões andam uma casa para frante e capturam uma peça se movimentando para uma casa na diagonal. Os peões não se movem para trás.

Dica 3.2. As torres. Essas peças andam na vertical ou horizontal, para uma ou mais casas.

Dica 3.3. Os bispos. Eles andam em diagonal, para uma ou mais casas. O bispo da casa preta só anda pelas casas pretas e o bispo da casa branca, só anda pelas casas brancas.

Dica 3.4. Os cavalos. Eles andam em “L” para todas as direções. O movimento é: dois quadrados em linha reta (horizontal ou vertical) em qualquer direção, e um quadrado em outra direção perpendicular à primeira. O cavalo é a única peça que pode pular sobre as outras peças.

Dica 3.5. A rainha. A rainha anda em todas as direções, para uma ou mais casas.

Dica 3.6. O rei. Ele anda uma casa em todas as direções.

Dica 4. Movimentos especiais no xadrez:

Movimento 1. Roque. O movimento envolve o rei e a torre e tem como objetivo colocar o rei em maior segurança e tornar a torre mais ativa na partida. Esse movimento consistem em mover o rei duas casas na direção de uma das torrres. Essa torre “salta” o rei e passa a ocupar a casa ao seu lado. Como na imagem:

O roque não é permitido quando o rei ou a torre já foram movimentados, o rei estiver em xeque, o rei ficar em xeque ao final do movimento, o rei passar por uma casa dominada por peça inimiga e houver alguma peça entre o rei e a torre.

Movimento 2. Promoção. Ocorre quando o peão ocupa uma casa da primeira linha do adversário. Essa peça deverá ser sbstituída por uma dama, uma torre, um bispo ou um cavalo. A peça escolhida irá substutuir o peão.

Movimento 3. En Passant. É um tipo especial de captura entre peões. Um peão captura outro peão, mas sem passar a ocupar a casa em que o outro estava anteriormente. Quando um peão avança duas casas, mas um peão adversário ameaça a casa pela qual o primeiro peão precisou passar, então o segundo peão pode capturar o primeiro como se ele tivesse se movido uma casa, e não duas. O movimento é realizado por peões brancos que estiverem na quinta linha e por peões pretos situados na quarta linha do tabueiro. Como na sequencia de imagens.

Movimento en passant no xadrez (Foto: Reprodução/Wikipedia)Movimento en passant no xadrez (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Dica 5. Macetes do xadrez

Dica 5.1. Início de jogo: ganhando território

- Jogue o mínimo possível com os peões. Desenvolva os bispo e os cavalos. Com adversários mais experientes, evite a saída prematura da rainha para não perdê-la;
- Execute o roque o mais rápido possível para liberar uma das torres (recomendado até o 10º lance);
- Não avance os peões que protegem o seu rei;
- Procure dominar o centro do tabuleiro com peças no centro ou ameaçando o centro;
- Evite deixar peões isolados ou dobrados (um em cima e outro embaixo).

Dica 5.2. Meio da partida: atacando o adversário

- Ataque o rei adversário ou outras peças adversárias com o maior número de peças possíveis para tentar capturar uma peça ou dar um xeque-mate;
- Dobrar as torres torna essas peças mais agressivas;
- Quando houver uma coluna aberta, coloque uma torre para dominar a coluna;
- Busque dobrar as torres na sétima fileira horizontal do adversário. É um movimento importante para vencer uma partida;
- Tente prever os movimentos do adversário para defender suas peças;
- Se tiver mais peças, busque trocar peças de mesmo valor com o adversário. Caso possua menos peças, troque somente por peças vantajosas.

Dica 5.3: Final da partida: hora de contar peças para medir sua força

- Dois bispos são mais fortes do que dois cavalos ou um cavalo e um bispo;
- No caso de rei e peões contra rei e peões, movimente o rei para atacar peões inimigos e defender suas peças;

Para se aprimorar no jogo é necessário estudo sobre o xadrez para conhecer as possibilidades de jogadas e as consequencias de cada ação no tabuleiro. Esta dica tem o objetivo de dar uma noção geral de jogo e indicar bons sites para você se divertir.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero


    TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade