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29/11/2011 17h34 - Atualizado em 28/02/2012 17h40

Como fazer reclamações na Internet

Claudia Sardinha Para o TechTudo

Se você já teve dificuldades com alguma compra ou atendimento de uma empresa, e quis fazer uma reclamação, mas não sabia como, o TechTudo vai te dar as dicas de site onde você reivindicar o seu direito como consumidor.

Reclame Aqui (Foto: Reprodução)Reclame Aqui (Foto: Reprodução)

Passo 1. O mais popular é o Reclame Aqui. A página se mostra como local onde o consumidor pode exercer sua cidadania expressando sua reclamação quanto a atendimento, compra e venda de produtos ou serviços. O sistema de reclamações é aberto a qualquer cidadão que preencha corretamente o cadastro no site.

Sem qualquer custo, a reivindicação é publicada, e um aviso é encaminhado via e-mail à parte reclamada, caso a empresa tenha seu Serviço de Atendimento ao Cliente cadastrado no Reclame Aqui, claro. O site também tem um ranking sempre atualizado das empresas conforme critérios de número de reclamações, tempo de resposta, ausência de resposta, índice de solução, número de avaliações, nota do reclamante e índice para voltar a fazer negócio com a empresa, considerados a partir do momento da publicação e da respostas das mesmas. O sistema é totalmente automatizado, não havendo interferência de operador na geração dos dados de ranking. Além disso, o site trás notícias, acompanhamento de compras e um ranking com as melhores empresas, que levam o selo RA 1000.

You Law (Foto: Reprodução)You Law (Foto: Reprodução)

Passo 2. "Acessar a Justiça é muito simples e o direito é seu." Assim é a 1ª página do You Law, um site que se põe como meio alternativo para solução de conflitos que consiste na reunião de consumidores insatisfeitos decididos a buscar os seus direitos na Justiça.

A página é uma ferramenta desenvolvida por operadores do direito e disponibiliza uma petição judicial elaborada em conformidade com as determinações legais e orientações do Poder Judiciário. Eles orientam quais documentos são necessários para você entrar com uma Ação Judicial nos Juizados Especiais Cíveis. Também indicam os tribunais mais próximos, de acordo com sua região e auxiliam em como proceder numa audiência de conciliação. Tudo isso para mostrar que lutar por seus direitos é acessível a todos e, assim, desafoga o judiciário de tantos processos.

ZaangaZaanga (Foto: Reprodução)

Passo 3. Outra opção, um pouco parecida com o Reclame Aqui, é o Zaanga. Parecido com comunidades do Orkut do estilo "Eu odeio a empresa X", no site você pode encontrar pessoas com histórias iguais a sua e descobrir como resolver o caso. É um site voltado ao coletivo em busca de soluções. Você também pode se identificar com uma queixa já existente e assinar a mobilização. A partir de um número de assinaturas o Zaanga enviará a mobilização para os órgãos competentes: PROCONS, agências reguladoras e Ministério Público.

Passo 4. Além dos 3 sites citados acima, você ainda pode procurar o Reclamão, o Nunca Mais, o Denuncio e o Você Reclama. Todos dispostos a ajudar gratuitamente ao consumidor a se defender.

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