Sistemas Operacionais

13/12/2011 12h26 - Atualizado em 13/12/2011 13h22

Aprenda a usar o Google Currents

Calebe Aires
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Passos: 4

O Google Currents chega com uma proposta robusta para leitura intuitiva de revistas e sites de notícias. É um serviço de base mobile que, inicialmente, está disponível para smartphones com Android e iOS, o que se igualaria ao Flipboard se não priorizasse fontes pré-definidas, em contrapartida do compartilhamento interno entre amigos.

Logo do Google Currents (Foto: Reprodução)Logo do Google Currents (Foto: Reprodução)

Nessa fase de lançamento, o serviço está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos, mas tivemos acesso ao app do Currents para Android e lançamos em primeira mão alguns passos para você deixar o Google Currents com um perfil bem pessoal. Veja a seguir:

Passo 1. Depois de baixar o aplicativo para o seu gadget (em nosso caso um celular Galaxy com Android), instalar e abri-lo pela primeira vez, será apresentado um tour do Google Currents. Prossiga até o final do tour, pois o mesmo não é o necessário para o propósito deste tutorial.

Passo 2. Depois do tour, o Google Currents solicita que você ative uma conta no “Google Accounts”. Esse passo é importante pois, no caso de o mesmo aparelho ser usado por diversas pessoas, cada conta terá um perfil definido segundo os interesses de leitura. Para o iPad, como exemplo, se já houver mais de uma conta cadastrada, o Google Currents irá identificar e apresentar na tela, permitindo a escolha. Do contrário, selecione a opção “Add Account”, de modo a adicionar um outro perfil.

Passo 3. Depois de selecionar a conta a ser usada, a próxima tela apresentará algumas fontes pré-definidas de notícias. No momento, o Currents já possui 150 parceiros, mas como todos são de fontes internacionais, adicionaremos ao nosso perfil uma bem brasileiro, o TechTudo. Felizmente, podemos adicionar Feeds, bem como utilizar o Google Reader para realizar tal tarefa. Deslize o Currents pela lateral até chegar à segunda tela, como apresentado na imagem abaixo. Aperte em “Add More”:

currents-9Adicionando Feeds no Google Currents (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 4. Nesse passo, você verá diversas categorias que separam as fontes por interesse. Tudo está muito bem categorizado: esporte, estilo de vida, política e entretenimento etc. Como já acompanho o Techtudo pelo Google Reader, seu feed já está entre as novas assinaturas. Deslize de cima a baixo para encontrar o feed desejado e o selecione apertando “Add“.

currents-11Lista de Feeds organizados por categoria (Foto: Reprodução/TechTudo)
currents-12Feed do TechTudo no Google Currents (Foto: Reprodução/TechTudo)

Extras

As imagens localizadas no topo do aplicativo Google Currents são destaques das últimas notícias de cada fonte que você assinou. Para acompanhá-las, basta deslizar a tela de um lado ao outro que serão mudadas para os tópicos mais recentes.

Observe que no menu há duas bases de leitura: o “Library” diz respeito ao seu acervo pessoal de fontes. São as revistas e feeds que você assinou, enquanto o “Trending” são os tópicos quentes do momento; trata-se de um filtro que analisa as notícias mais visualizadas com alto índice de procura.

Nessa última dica, veremos para que serve cada um dos ícones na base do aplicativo, quando se está na tela de stream dos feeds. Segundo a imagem a seguir, há 5 ícones de auxílio a navegação dentro do Google Currents. Veja logo em seguida a que se destinam:

1. Retornar à tela anterior;

2. Ler em modo ampliado. A tela se ajusta ao display do aparelho, o que torna a leitura mais amigável;

3. Retorna à página inicial do Google Currents;

4. Ativa funções de anotação, envio de mensagem SMS, email bem como oferece meios para compartilhamento em redes socias como Google+, Facebook e Twitter;

5. Permite leitura sequencial do feed. Este recurso funciona como um facilitador para pular de notícia em notícia sem ter que voltar ao stream para escolher a próxima leitura.

Há muito mais para se explorar no Google Currents, mas com os poucos passos apresentados acima você não ficará perdido com o novo aplicativo. No mais, tudo está bem intuitivo e amigável. Interface, recursos e configurações estão ao alcance dos menus da página inicial.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares