27/12/2011 08h18 - Atualizado em 02/01/2012 17h10

Como bater pênalti no Fifa 12

Renan Dayube
por
Da redação

Bater pênaltis na versão 2012 do Fifa é um verdadeiro pesadelo para alguns gamers. A inovação faz com que a forma de bater seja um pouco mais complicada que as versões anteriores - até a de 2010, já que a de 2011 já tinha esse modo - causando problemas para os jogadores mais antigos e não acostumados a essa mudança. Pensando em facilitar a sua vida, o TechTudo resolveu ensinar alguns passos que podem te ajudar na hora da cobrança.

Cobrança de pênalti no Fifa 12 (Foto: Reprodução)Cobrança de pênalti no Fifa 12 (Foto: Reprodução)

A primeira noção que precisamos ter é reparar que existe uma linha colorida embaixo do nome do jogador. O seu objetivo é acertar na parte verde ou o mais próximo possível dela. O tamanho do espaço verde irá variar de acordo com a habilidade do atleta.

Depois que parar na cor certa, chega o momento de estabelecer a força e o local onde a bola tem que ir. O primeiro será medido de acordo com o tempo que irá segurar o botão de chute, ou seja, quanto mais tempo pressionado, maior será a força, algo que nem sempre é bom, pois excesso de potência pode fazer com que o jogador isole a bola.


A questão do local do chute é o grande diferencial dessa batida de pênalti do Fifa 12. Você não pode simplesmete escolher um lado e chutar, como fazíamos antigamente. Agora, é preciso movimentar o botão para que ela vá mais para o canto ou para cima, contudo, assim como a força do chute, a pontaria é algo sensível, fazendo com que os mais “noobies” joguem a bola para muito longe.

Uma excelente dica para quem está começando ou que ainda não consegue chutar para o gol é usar uma espécie de tutorial que só funciona no modo arena ou treinamento. Nele, irá aparecer uma bolinha azul no gol, que é ativada apertando o L2 no PS3 e LT no Xbox 360, e que servirá de mira para o jogador. Ou seja, onde ela parar, será o destino final da bola.

Apesar de não funcionar durante os jogos, os gamers começam a pegar o tempo certo de movimentação para chutar no local desejado, evitando que a bola vá para muito longe. No vídeo abaixo, feito na parte de treinos, é possível ver os dois modos de batida. Com essas dicas, você pode até perder um pênalti ou outro, contudo será por mérito do goleiro ou excesso de habilidade.


Momento paradinha

A tão discutida paradinha também está presente no Fifa 12! Para realizar esse truque é necessário que você aperte o botão de chutar enquanto o jogador estiver correndo para bater o pênalti.

Além de "enganar" o goleiro, você pode mudar a direção do chute, contudo, essa não é uma opção muito boa, já que é complicado acertar a cobrança com essa mudança repentina. Abaixo vemos ela sendo realizada.


Momento sangue frio


Sempre ouvimos falar que pênalti é coisa séria. Por isso, ele tem que ser batido forte no canto. Porém, nem todos os jogadores concordam com isso, tanto que vemos a conhecida cavadinha acontecendo nos mais variados jogos, inclusive em jogos decisivos de Copa do Mundo, como o caso do uruguaio "Loco Abreu".

Vendo esse estilo para lá de perigoso ganhando força nos gramados, os produtores do Fifa 12 decidiram que ele não podia ficar de fora. Desse modo, você também pode se arriscar fazendo essa ousada cobrança. Para isso, você terá que realizar o procedimento descrito anteriormente segurando o botão L1 do PS3 e o LB do Xbox 360.

Abaixo você pode ver o "Loco" realizando uma cavadinha, contudo, essa não tem a pressão de um jogo de Copa.

 
* Matéria atualizada após confirmação da infromação do leitor Felipe Campos
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • FÁBIO ROBERTO
    2011-12-27T15:44:32

    Tutorial de pênaltis deveria abordar o manuseio do goleiro também, vcs não acham?!?!?!

  • Antonio Nazareth
    2011-12-27T14:46:38

    Acho que o FIFA injetou milhoes no site techtuudos pois so fala desse jogo...

  • Paulo Neves
    2011-12-27T14:46:14

    EU JOGO FIFA 2012 NO PC. gostaria de saber como faço para fazer Defesas com o Goleiro na hora do Penalti

  • Marlon Generoso
    2011-12-27T13:46:33

    Muito obrigado aos que puderam me ajudar. Mais acho que o jogo não está reconhecendo a segunda analógica. Porque nem driblar eu consigo. Vlw

  • Laerte Lima
    2011-12-27T13:22:45

    muito bom o tuto mas esse sistema já vem sendo utilizado desde do world cup 2010 e do fifa 11 mesmo assim muito bom e também quero fazer uma ressalva e dá uma dica pra galera que a cobrança do "loco" por cobertura fica fácil de indentificar porquê todos os jogadores quando vão pra bater na bola desse jeito eles dão uma carreirinha diferente das cobranças normais daí já se sabe que a cobrança vai ser desse jeito e no meio!! ai fica fácil de pegar hahahahaha! valew abraços a todos e feliz ano novo

  • Maurício Bandeira
    2011-12-27T17:49:27

    Faltou os macetes para defender os pênaltis, do mais pra bater tá maneiro, vou até testar em casa

  • Everson Santos
    2011-12-27T17:44:36

    PES é tão elementar que não precisa de tutorial. Apoio a sugestão de tutorial para defesas.

  • Raphael Rodrigues
    2011-12-27T14:43:14

    Minha conexão no ultimate team está sendo perdida quando vou jogar os torneios alguém poderia me ajudar? o que posso fazer pra concertar isso. abraços

  • Marlon Generoso
    2011-12-27T13:52:40

    Muito Obrigado aos que puderam me ajudar. Mas acho que o meu jogo não está reconhecendo a segunda analógica, porque nem driblar eu consigo. vlw

  • Pedro Neres
    2011-12-27T13:49:38

    Oxi, mas isso não é novidade o.O Já era assim no FIFA 11

  • Matheus Santos
    2011-12-27T12:57:08

    Só uma correção: esse "novo" modo de bater pênaltis já está presente na série Fifa desde a sua versão 11, além de estar também no jogo oficial da Copa do Mundo 2010. Canelada, hein! rsrs' Abraço![3]

  • Marlon Generoso
    2011-12-27T12:50:10

    Estou com um problema com o goleiro na hora do penalte. Meu goleiro não pula de jeito nenhum. Jogo no pc com manete de ps. se alguém puder me ajudar agradeço desde de já. Abraços

  • Marlon Afonso
    2011-12-27T12:35:14

    FIFA jogo para adulto. PES jogo para criança!!!

  • Matheus Santos
    2011-12-27T12:57:50

    Noss desculpa pelo Spam aí pessoal, esse jeito de postar aqui ta muito esquisito, digito o captcha e ele faz parecer que digitei o código errado

  • Lefo Dendo
    2013-06-17T09:59:29

    pq não postam meus comentários? me respondam...

  • Alex Hofmann
    2011-12-27T09:52:35

    Só uma correção: esse "novo" modo de bater pênaltis já está presente na série Fifa desde a sua versão 11, além de estar também no jogo oficial da Copa do Mundo 2010. Canelada, hein! rsrs' Abraço! [2]

  • Lefo Dendo
    2013-06-17T08:29:15

    Tudo o q foi falado é sem importância. O importante é "Que botão é esse que usa para direcionar o chute para o canto, ao invés dele ir sempre pro meio da trave?", como perguntou o Ricardo Silva. Alguém pode responder?

  • Lefo Dendo
    2013-06-17T08:26:37

    Não existia isso no 2011. É Novo.

  • Ricardo Silva
    2012-01-22T12:18:55

    Foi dito: "A questão do local do chute é o grande diferencial dessa batida de pênalti do Fifa 12. Você não pode simplesmete escolher um lado e chutar, como fazíamos antigamente. Agora, é preciso movimentar o botão para que ela vá mais para o canto ou para cima, contudo, assim como a força do chute, a pontaria é algo sensível, fazendo com que os mais “noobies” joguem a bola para muito longe." Que botão é esse que usa para direcionar o chute para o canto, ao invés dele ir sempre pro meio da trave ?

  • Patrick Ribeiro
    2011-12-30T21:56:02

    isso é fato , se aprende sozinho

  • Patrick Ribeiro
    2011-12-30T21:55:54

    Penalty é muito simples , ensina falta que é mais complicado

  • Italoaraujotrovao
    2011-12-29T17:19:18

    fodasse aprende sozinho filin

  • Daniel Almeida
    2011-12-29T09:38:21

    Ensina como é que se bate falta, penalty é mto simples.

  • Wagner
    2011-12-27T22:43:26

    SEGURA L1 E APERTA CHUTE PARA COBRAR PÊNALTI NORMAL. PARA FAZER "CAVADINHA" SEGURA L2 E APERTA CHUTE BEM RÁPIDO.

  • Alexandre Alessi
    2011-12-27T22:34:42

    sobre defesa de goleiro nao tem muito o que falar. basta apontar o direcional direito pra onde vc acha que o cara vai chutar a bola.