Sistemas Operacionais

07/12/2011 19h42 - Atualizado em 19/12/2011 18h49

Como esconder ícones no desktop do Mac OS X

Pedro Cardoso
por
Da redação

Se você se incomoda com um um desktop (ou "Mesa" no Brasil) cheio de ícones espalhados no seu Mac OS X, mas não quer apagá-los, acompanhe este rápido tutorial para saber como escondê-los, sem perder a organização inicial.

Desktop cheio de ícones (Foto: Reprodução/TechTudo)Desktop cheio de ícones (Foto: Reprodução/TechTudo)

Essa dica pode ser útil em casos que você precisa capturar a tela do seu Mac, mas não quer "sujar" a sua imagem com uma coleção de ícones e arquivos que não fazem parte da proposta que você quer indicar. Importante para quem trabalha com tutorial, como nós aqui no TechTudo, professores que precisam preparar uma aula, ou alunos que querem caprichar na apresentação.

Após realizar sua tarefa, seja para capturar um vídeo ou imagem, o processo pode ser facilmente revertido para que os ícones apareçam novamente. Acompanhe:

Passo 1. Clique no Spotlight, o ícone da lupa no canto superior direito, e digite o nome do aplicativo que vamos precisar: AppleScript Editor, e aperte "Enter(Return)" no teclado;

Passo 2. No citado programa, cole os códigos abaixo na janela superior:

display dialog "Desktop icons visible or hidden?" buttons {"Visible", "Hidden"} with icon 2 with title "Switch to presentation mode" default button 1
set switch to button returned of result
if switch is "Hidden" then
do shell script "defaults write com.apple.finder CreateDesktop -bool FALSE;killall Finder"
else
do shell script "defaults delete com.apple.finder CreateDesktop;killall Finder"
end if

Editor de script do Mac OS (Foto: Reprodução/TechTudo)Editor de script do Mac OS (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 3. Feito isto, basta salvar o script na pasta que você preferir. Escolha um nome que seja fácil de lembrar;

Passo 4. Para acionar a "mágica" de esconder os ícones do desktop, basta clicar no botão "Run" que está no alto da janela do programa de script do Mac OS X. Uma janela abrirá com as opções "Visible" (visível) e "Hidden" (oculto);

Editor de script do Mac OS (Foto: Reprodução/TechTudo)Editor de script do Mac OS (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 5. Sempre que quiser reverter o processo, basta clicar duas vezes no ícone criado pelo editor de script e clicar "Run" novamente para aparecer a janela da imagem acima, e claro, escolher a opção contrária.

Vale ressaltar: não faça como na primeira imagem e não deixe o script no desktop, para não te dar trabalho de encontrá-lo. Mas se isso acontecer, basta clicar no ícone do "Finder" e ir até o seu Desktop (Mesa) na janela que abrir.

Via Cult of Mac

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares