Sistemas Operacionais

08/12/2011 09h38 - Atualizado em 08/12/2011 09h38

LG Optimus 3D: Fotógrafos da National Geographic dão dicas de fotos em 3D

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Passos: 11

Você comprou o LG Optimus 3D, mas está meio perdido na hora de tirar fotos tridimensionais com o smartphone? Pois bem, um grupo de seis fotojornalistas do National Geographic deram dicas de como você pode extrair os melhores resultados com as duas lentes da câmera do telefone.

Os profissionais convidados foram Stephen Alvarez, especializado em exploração, cultura, religião e consequências de conflitos, Brian Skerry, perito em fauna marinha e ambientes subaquáticos, Bryan Harvey, dedicado a viagens, Justin Guariglia, especialista fotos de pessoas, locais, culturas mundias e meio ambiente, Peter Hutchens, que viajou o mundo cobrindo conflitos internacionais, e Steve Winter, que registra o mundo animal.

Todos eles testaram as câmeras do LG Optimus 3D, e abaixo temos as dicas fornecidas para melhorar as fotos em três dimensões.

Passo 1. Aproxime-se

image003Brian Skerry, fotojornalista da National Geographic, fotografa pinguins no Aquário de New England usando o LG Optimus 3D.

Enfatize o efeito 3D aproximando-se do objeto a ser fotografado. A distância ideal que o objeto da foto deve estar é de 1 a 3 metros da câmera.

Passo 2. Crie camadas

Steve Alvarez, fotojornalista da National Geographic, captura imagem em Budapeste, Hungria, usando o LG Optimus 3D. (Foto: Reprodução)Steve Alvarez, fotojornalista da National Geographic, captura imagem em Budapeste, Hungria, usando o LG Optimus 3D. (Foto: Reprodução)

Monte múltiplas “camadas” de profundidade para agregar à dimensão. É como se você estivesse montando uma pizza: quanto mais camadas de cobertura, mais complexo é o sabor.

Passo 3. Centralize o objeto da foto

Justin Guariglia, fotojornalista da National Geographic, centraliza o tema de sua foto usando o LG Optimus 3D em Taipei, Taiwan. (Foto: Reprodução)Justin Guariglia, fotojornalista da National Geographic, centraliza o tema de sua foto usando o LG Optimus 3D em Taipei, Taiwan. (Foto: Reprodução)

Um objeto no centro da foto cria um efeito 3D mais natural, evitando que o objeto seja cortado pelo enquadramento.

Passo 4. Fique imóvel

Brian Skerry, fotojornalista da National Geographic, fotografa rinoceronte no Zoológico de Southwick. (Foto: Reprodução)Brian Skerry, fotojornalista da National Geographic, fotografa rinoceronte no Zoológico de Southwick. (Foto: Reprodução)

Fique parado para que a câmera faça os cálculos para a captura de imagem. O obturador de uma câmera 3D é mais lento que o de câmeras tradicionais.

Passo 5. Capture as cores

Bryan Harvey, fotojornalista da National Geographic, faz sua foto nos Outer Banks, da Carolina do Norte. (Foto: Reprodução)Bryan Harvey, fotojornalista da National Geographic, faz sua foto nos Outer Banks, da Carolina do Norte. (Foto: Reprodução)

Escolha temas coloridos para fotos em 3D. As cores serão reproduzidas de forma mais viva, e o efeito 3D será mais realçado.

Passo 6. Aproveite as pequenas partículas

Steve Alvarez captura objeto em Budapeste, Hungria, usando o LG Optimus 3D. (Foto: Reprodução)Steve Alvarez captura objeto em Budapeste, Hungria, usando o LG Optimus 3D. (Foto: Reprodução)

 

Imagens de folhas ao vento ou gotículas de água podem ficar mais realçadas no formato 3D, por contarem com pequenas partículas em movimento.

Passo 7. Exiba as fotos

Crianças impressionadas com as fotos e vídeos 3D capturados no Outer Banks, Carolina do Norte, por Bryan Harvey, fotojornalista da National Geographic. (Foto: Reprodução)Crianças impressionadas com as fotos e vídeos 3D capturados no Outer Banks, Carolina do Norte, por Bryan Harvey, fotojornalista da National Geographic. (Foto: Reprodução)

 

Mostre ao mundo que existe uma forma diferente de fotografar A tecnologia de fotos em 3D ainda é muito recente. Logo, quanto mais pessoas conhecerem o formato, mais vão se interessar em registrar o mundo em 3D, buscando novas alternativas de fotos criativas.

Passo 8. Faça experiências

Justin Guariglia, fotojornalista da National Geographic, captura sua foto usando o LG Optimus 3D em Taipei, Taiwan. (Foto: Reprodução)Justin Guariglia, fotojornalista da National Geographic, captura sua foto usando o LG Optimus 3D em Taipei, Taiwan. (Foto: Reprodução)

Por ser uma experiência nova para a maioria, procure se divertir e, ao mesmo tempo, descobrir o que é melhor dentro da fotografia em 3D. Com a prática, você vai descobrir novas técnicas e truques para registrar fotos cada vez melhores.

Passo 9. Adapte suas preferências

Através dos controles manuais, você pode ajustar a exposição e o equilíbrio de branco ao seu gosto, além do ajuste da profundidade do efeito 3D.

Passo 10. Luzes, câmera, ação!

Brian Skerry, fotógrafo da National Geographic, captura sua foto usando o LG Optimus 3D no Aquário de New England. (Foto: Reprodução)Brian Skerry, fotógrafo da National Geographic, captura sua foto usando o LG Optimus 3D no Aquário de New England. (Foto: Reprodução)

Aproveite as situações de luz direta e indireta, em fontes de luz natural ou artificial, para criar imagens mais vívidas.

Passo 11. Finalização

Leve em consideração as dicas anteriores para converter as fotos registradas em 2D para o modo 3D. A LG Optimus 3D pode fazer essa conversão, com opções de ajustes de ângulos e distâncias. Experimente!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luis Coelho
    2012-10-15T21:04:20

    Tenho um optimus 3D e já fiz umas fotos muito bacanas !! Esse Smarth é show de bola !!!!