04/01/2012 16h34 - Atualizado em 04/01/2012 19h14

Como desbloquear um iPhone importado para usar em qualquer operadora

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

No Brasil, todos os iPhones vendidos pelas operadoras são desbloqueados por causa das regras da Anatel. Entretanto, algumas pessoas ainda aproveitam suas viagens ou contatos no exterior para comprar aparelhos mais baratos (ou ainda tê-los em mãos antes do lançamento oficial daqui). Ao comprar no exterior, o novo proprietário do aparelho corre o risco de comprar um iPhone bloqueado, e isso pode restringir seu uso no Brasil.

O bloqueio do iPhone se baseia na parte do aparelho responsável pela função de telefonia, chamada de baseband. Infelizmente, o bloqueio de operadora vem dos primeiros anos do iPhone no mundo, quando a Apple vendia o iPhone apenas por operadoras de telefonia - e para manter o cliente preso ao contrato (que subsidiava o valor do aparelho), bloqueava o uso para outras operadoras. Boa parte desses aparelhos é da AT&T americana.

O novo iPhone 4S ainda não tem um método para ser desbloqueado para todas as operadoras. Mas, se você tiver um iPhone 4 ou 3GS e quiser atualizá-lo para iOS 5.0.1 sem mexer na baseband do aparelho, siga os passos desse tutorial do TechTudo.

Passo 1. Baixe o Redsn0w para Mac  ou Windows e salve o aplicativo;

Passo 2. Depois de baixar, descompacte o aplicativo em uma pasta;

Passo 3. Baixe a firmware do iOS 5.0.1 usando o Firefox ou o Chrome (não use o Internet Explorer ou Safari) e salve em uma pasta. Para baixar a firmware do iPhone 4 use esse link (iPhone3,1_5.0.1_9A405_Restore.ipsw). Para o iPhone3GS, use esse link (iPhone2,1_5.0.1_9A405_Restore.ipsw);

Passo 4. Vá para a pasta onde foi descompactado o Redsn0w e execute-o como administrador;

Passo 5. Clique no botão “Extras”;

Desbloqueio do iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desbloqueio do iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Agora, clique no botão “Custom IPSW”;

Desbloqueio do iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desbloqueio do iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Na tela que aparece, vá até a pasta onde foi salva a firmware dos IOS 5.0.1. Para usuários do iPhone 4, selecione iPhone3,1_5.0.1_9A405_Restore.ipsw; e do iPhone 3GS, selecione iPhone2,1_5.0.1_9A405_Restore.ipsw. Clique no arquivo e depois selecione “Abrir”;

Desbloqueio do iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desbloqueio do iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Aguarde o Redsn0w criar o arquivo customizado da firmware;

Desbloqueio do iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desbloqueio do iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Terminado o processo, surgirá uma caixa de diálogo informando o endereço e o nome do arquivo criado. Clique no botão OK para continuar. Note que o Redsn0w criou um arquivo do firmware 5.0.1 com um prefixo “NO_BB_“. Então, a firmware a ser usada para  iPhone 4 será NO_BB_iPhone3,1_5.0.1_9A405_Restore.ipsw; para o iPhone 3GS será NO_BB_iPhone2,1_5.0.1_9A405_Restore.ipsw;

Desbloqueio do iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desbloqueio do iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 10. Conecte seu iPhone ao computador;

Passo 11. Agora, será preciso colocar o iPhone no modo DFU. Para isso, segure o botão “Power” do iPhone por 3 segundos. Mantendo o botão “Power” pressionado, aperte o botão “Home” do iPhone e mantenha os dois pressionados por 10 segundos. Agora solte o botão “Power”, mantendo o botão “Home” pressionado até que o iTunes mostre uma mensagem que detectou um iPhone em modo de recuperação;

Desbloqueio do iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desbloqueio do iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Desbloqueio do iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desbloqueio do iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo
Brito)

Passo 12. Na seção “Dispositivos” no painel esquerdo do iTunes, selecione seu iPhone. Depois, segure a tecla “Shift” (no Windows) ou a tecla “Option” (no Mac) e clique no botão “Restaurar”;

Passo 13. Na tela que surgir, vá para a pasta onde foi criado o arquivo customizado da firmware e clique nele e depois no botão “Abrir”. Responda às próximas perguntas do iTunes e então aguarde o término do processo;

Passo 14. Depois de finalizando, entre no app “Ajustes” e depois vá para a opção “Geral” e então em “Sobre”. Olhe a informação “Firmware do modem”. Caso a informação do seu aparelho seja de um iPhone 4 com baseband 01.59.00, ou um 3G/3GS com a 04.26.08,05.11.07, 05.12.01, 05.13.04 e 06.15.00, siga os próximos passos. Se não, seu iPhone já está pronto para uso;

Desbloqueio do iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desbloqueio do iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo
Brito)

Passo 15. Conecte o iPhone em uma rede Wi-Fi;

Passo 16. No iPhone, abra o app Cydia;

Passo 17. Na opção “Search”, digite “UltraSn0w” na barra de pesquisa e depois pressione “Buscar” no teclado virtual;

Passo 18. Escolha a opção “usltrasn0w” para selecionar o programa a ser instalado;

Passo 19. Aperte o botão “Install”. Na próxima tela pressione o botão “Confirm”;

Passo 20. Aguarde até o Cydia terminar de instalar e posteriormente o programa procurar pela rede da operadora.

Com tudo isso feito, o iPhone agora já está pronto para usar o chip de qualquer operadora.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Claudinei Ferreira
    2014-09-23T14:52:05

    ola pessoal, alguém aqui já tentou fazer o downgrade para a versão do site solicitado e foi bem sucedido?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Michael Sousa
    2014-06-30T22:11:32

    hoo galeta alguem ai pode me ajuda na minha atualizacção do ios 5.1.2 pq ja fiz tudo o procedimento e ta dando falha .. nao sei mais oq faser meu celular é um iphone 3gs 16gb.. pfvr ajuda ai ..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edicarlos Reis
    2013-12-20T00:12:37

    ola amigos eu não sei mexer no iphone 4 e tambem estou comedo de fazer augo errado ele não pega ninha operadora aqui só de fora (estados unido) como eu faço para desbloquea-lo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcia Elaine
    2013-12-08T21:34:39   , respondido respondido 2013-12-17T20:27:07

    Oim há duas semanas comprei meu Iphone5s na T-mobile do EUA, o vendedor garantiu que estava desbloqueado, e que eu deveria usá-lo por 5 dias.... tanto é que assim que liguei meu aparelho ainda no aeroporto já aparecia o nome da operadora VIVO. Enfim, hoje, fui a uma loja para fazer um plano melhor da vivo e para meu desespero aparece a mensagem que o mesmo encontra-se com o SIM Inválido!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcia Elaine
      2013-12-08T21:34:39   , respondido respondido 2013-12-17T20:27:07

      oii, eu tbm estou com o mesmo problema, nao sei o que faezr !!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Silvia Graciliano
    2013-12-10T04:42:15

    Oi Edivaldo. Fiz tudo certinho mas qdo vou restaurar ele informa um erro. Como devo fazer? Meu Iphone e um 3g. ele estava funcionando normalmente mas inventei de atualizar para o IOS 6. O quevo fazer agora? Me da uma luz. Obrigado. NAo cobsigo restaurar de jeito nenhum

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Schauer
    2012-01-04T19:05:54

    PELO AMOR DE DEUS !!! Desde ontem estou sem dormir, pois o meu chegou da Suécia, mas sua baseband 04.11.08 (Iphone 4 da Suécia) funciona com este procedimento ? Eu não consegui até agora. Podem me ajudar 51 84045100

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joelson Paula
    2012-01-04T19:48:48

    Como faço então, Fernando Nascimento?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Nascimento
    2012-01-04T19:31:17

    Funciou normalmente no 04.11.08

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joelson Paula
    2012-01-04T19:22:29

    Minha baseband é 04.11.08, alguém sabe se funciona?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Hering Souza
    2012-01-04T21:44:37

    Edivaldo Brito, saiba assumir que a matéria é contra as praticas legais de comercialização do aparelho e retire do ar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guilherme Paranhos
    2012-01-04T20:48:41

    Fernando NascimentoRio de Janeiro, RJ Funciou normalmente no 04.11.08 Como vc fez? minha baseband tb é 04.11.08 liguei pra Eprox e pra Idoctor e falaram que não tem como!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Oliveira
    2012-01-04T19:31:45

    Galera...so uma observação.....pelo menos comigo....tive que fazer o jailbreak do msm jeito pra conseguir acessar o iphone...pq ele pede a ativação...e meu chip eh brasileiro....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sandalo Pimentel
    2012-01-04T19:46:26

    Retificando, a Baseband de iPad que é usada em desbloqueio de 3G e 3GS é a 06.15 e não a 01.59 na qual eu disse.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sandalo Pimentel
    2012-01-04T19:38:48

    Pelo amor de Deus, pare de iludir os leitores, seja responsavel. Não existe desbloqueio para qualquer iPhone 4 de qualquer lugar do mundo, para os que estão com a iOS acima de 4.1, apenas quem possui ate a 4.0.2 podem fazer este procedimento, para quem ja esta na 5.0.1 a Baseband ou Firmware do modem, já estará na 04.11.08 e NÃO existe desbloqueio, o procedimento de jailbreak é apenas para usar aplic. de terceiros e cracks FW de modens que funcionam desbloqueio 04.26.08, 05.11.07, 05.12.01, 05.13.04, or 06.15.00 e a fw de ipad 01.59 . meu tel para contato 4307 3463 ruizcell globomail

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Samael Maranhão
    2012-01-05T01:49:57

    Eu avisei que tava faltando a parte da baseband !!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Labamba
    2012-01-05T00:42:25

    Edivaldo por que não consigo desbloquear meu iphone 3gs ios 5.0.1 firmware 05.16.05 ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ana Perrone
    2012-01-04T23:48:14

    Edivaldo, tenho um iPhone 4 comprado no começo de 2011, quando nâo tinha desbloqueio e eu tive que comprar um desses chip gevey para poder usá-lo no Brasil. O problema desse chip é que ele só desbloqueia até a versão 4.3.1... a minha versão é 4.2.1 (8C148). Fazendo exatamente esses procedimentos, conseguirei atualizá-lo para a versão 5.0.1 e utilizá-lo no Brasil com o meu chip da VIVO?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ronaldo Junior
    2012-01-05T01:00:17

    Como faço pra atualizar o iphone 4 5.1? grato...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Labamba
    2012-01-05T00:49:13

    perdi o desbloqueio da operadora na sua postagem anterior, atualizei meu iphone, achando que seria fácil o desbloqueio! Dá uma luz aí irmão! rs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Wajima
    2012-01-05T01:31:11

    eae Labamba!!vc nw consegui desbloquear por causa da sua Baseband blz...flws

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Michel Ribeiro
    2012-01-04T22:05:44

    Esse tutorial esta capenga!!! Vc não informou sobre que tipo de desbloqueio ! Eu tenho um Iphone com o IOS 4.3.2 e baseband 04.10.01 e uso para desbloquear o chip GEVEY, vc não fala nada sobre este chip, porque? Pqp essas imagens p evistar span hein!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rcv142
    2012-01-04T22:48:38

    Edivaldo, sem alterar a baseband tudo bem eu sei como funciona. Mas a minha versão é a 04.10.01. Será que vai funcionar? Tenho acompanhado as notícias e pelo que eu sei o iOS 4.3.3 na baseband 04.10.01 não há desbloqueio. Obrigado pela atenção.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ricardo Filho
    2012-01-04T22:26:58

    mas repondendo sua pergunta... ele nao ta funcionando com chip de operadora brasileir...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ricardo Filho