Sistemas Operacionais

31/01/2012 15h47 - Atualizado em 31/01/2012 17h11

Como sincronizar e compartilhar arquivos no Ubuntu One pelo iOS

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Ubuntu One é o serviço de nuvem pessoal da Canonical. Com ele é possível fazer cópias de segurança, armazenamento, sincronização e compartilhamento de arquivos, além de vários outros serviços. O objetivo da nuvem é oferecer comodidade para os usuários e, claro, expandir o portifólio de produtos da Canonical.

Compatível inicialmente apenas com o sistema Ubuntu, o suporte ao serviço foi sendo expandido para outras plataformas, como Windows e Android. Com o lançamento do aplicativo Ubuntu One Files para iOS, o serviço passou a ser suportado também nos aparelhos móveis da Apple (iPad, iPod Touch e iPhone).

Para acessar seus arquivos da nuvem pelo iOS basta apenas instalar o aplicativo Ubuntu One Files usando a App Store, depois copiar os arquivos para "Ubuntu One", que fica na sua pasta pessoal do Ubuntu. Automaticamente os arquivos serão sincronizados com o servidor. Agora é só seguir os passos desse tutorial do TechTudo.

Passo 1. Entre no Ubuntu One Files (U1 Files) e digite seu usuário e senha para logar no sistema;

Ubuntu One (Foto: Reprodução)Ubuntu One (Foto: Reprodução)

Passo 2. Ao entrar pela primeira vez, o programa pergunta se o usuário quer que as fotos tiradas no aparelho sejam enviadas para Ubuntu One. Responda conforme desejar;

Passo 3. Na opção “Files”, entre na pasta “Ubuntu One” para ver os arquivos que já estão no servidor;

Ubuntu One no iOS (Foto: Reprodução)Ubuntu One no iOS (Foto: Reprodução)

Passo 4. Nessa pasta, ao escolher um arquivo, surge uma tela com algumas opções;

Passo 5. Caso queira visualizar o arquivo, selecione a opção “View”, essa função depende da existência de um aplicativo para abrir o tipo de arquivo a ser visto;

Ubuntu One no iOS (Foto: Reprodução)Ubuntu One no iOS (Foto: Reprodução)

Passo 6. Para colocar o arquivo disponível ao publico, basta marcar a opção “Published” e depois enviar o endereço criado para o interessado;

Passo 7. Para renomear, use o item “Rename”. Atente que essa mudança de nome já será efetuada automaticamente no servidor de forma transparente;

Passo 8. Caso ainda não tenha dado permissão para o app fazer o upload automático das fotos para o Ubuntu One, basta ir em “Settings” e ativar o serviço, tomando o cuidado de marcar também a opção “Wifi-Only” se não quiser enviar usando conexão 3G.  Já ativando a opção “Nighstand Mode”, o aplicativo evita que a tela do aparelho fique bloqueada enquanto faz o upload das imagens, mas isso só funciona se ele estiver ligado na tomada.

Ubuntu One no iOS (Foto: Reprodução)Ubuntu One no iOS (Foto: Reprodução)

Por causa do modo como o iOS dá acesso a arquivos, o Ubuntu One Files só permite enviar fotos, mas possivelmente em um futuro próximo venha a ter mais opções. No entanto, visualizar, publicar e renomear arquivos que estão no servidor já são tarefas disponíveis para os usuários do sistema da Apple.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares