03/01/2012 13h40 - Atualizado em 06/01/2012 19h55

Como tirar fotos no espelho: dicas para não errar o click

Lucas Conrado
por
Para o TechTudo

Para tirar boas fotos de espelho, é necessário cuidado com duas questões fundamentais: iluminação e enquadramento. Um local bem iluminado dispensa o uso do flash e daquela lanterninha que algumas câmeras usam para fazer o autofoco, além de evitar que suas fotos saiam tremidas. E o bom enquadramento, entre outras coisas, evita pérolas envolvendo vaso sanitário e pessoas o utilizando.

Iluminação

Um cômodo bem iluminado, com focos de luz em locais diferentes, é essencial para tirar uma boa foto. A uniformidade na luz é fundamental. Afinal, pouco adianta ter uma grande entrada de luz num cômodo (por exemplo, de uma janela), se o resto do local está escuro.

Por exemplo: o espelho localizado ao lado de uma janela causa uma cena ao mesmo tempo muito iluminada de um lado e escura do outro. A câmera tenta clarear o canto mais escuro, mas, com isso, acaba superexpondo o lado iluminado. É o que os fotógrafos chamam de “estourar” a foto.

Para conseguir uma iluminação mais uniforme, é bom fotografar em um cômodo com diferentes focos e luz. Repare na foto abaixo: há um espaço entre a luz do espelho e a luz do banheiro.

Fique parado entre dois pontos de luz  (Foto: Reprodução/Lucas Conrado))Fique parado entre dois pontos de luz (Foto: Reprodução/Lucas Conrado)

Um cômodo escuro traz uma série de problemas na hora de fotografar, começando com o momento de fazer o foco. Muitas câmeras têm uma lanterninha que acende na hora de fazer o autofoco em ambientes escuros. É um ótimo recurso, desde que ela não esteja apontada para o próprio reflexo.

Quando isso acontece, a quantidade de luz entrando no sensor da câmera é tanta que ela não consegue focalizar o próprio reflexo. Em alguns casos, a máquina acaba focalizando a sujeira no espelho. (Preciso dizer que é sempre bom limpar o espelho antes de fotografar?)

Mesmo que a câmera faça um foco legal, uma cena pouco iluminada traz outros problemas. Para a compensar a pouca luz do ambiente, a máquina recorre a três recursos:

. Aumenta o tempo de exposição, o que pode provocar fotos tremidas;

Foto tremida pelo maior tempo de explosição  (Foto: Reprodução/Lucas Conrado)Foto tremida pelo maior tempo de exposição (Foto: Reprodução/Lucas Conrado)

. Aumenta o ISO, que é a sensibilidade da câmera à luz. Um ISO muito alto provoca muito ruído, fazendo a imagem perder qualidade;

Foto com ruído, provocado pelo aumento do ISO (Foto: Reprodução/Lucas Conrado)Foto com ruído, provocado pelo aumento do ISO (Foto: Reprodução/Lucas Conrado)

. Dispara o flash. Fotografar um reflexo de flash, além de causar uma foto ruim, pode danificar o sensor de imagens da câmera, assim como qualquer outra fonte potente de luz, como o sol.

Foto tirada com flash (Foto: Reprodução/Lucas Conrado)Foto tirada com flash (Foto: Reprodução/Lucas Conrado)

Está com uma iluminação legal? Ótimo, vamos cuidar agora do enquadramento.

Enquadramento

Todo o cuidado é pouco na hora de escolher o cenário para a sua foto (Foto: Reprodução/Mundo Curioso)Cuidado é na hora de escolher o cenário para uma
foto (Foto: Reprodução/Mundo Curioso)

A primeira dica (e mais fundamental) na hora de se fotografar em espelhos é tomar cuidado com o cenário. Muitos espelhos estão localizados no banheiro, junto de vasos sanitários.

É muito comum vermos fotos na Internet de pessoas se fotografando no banheiro, enquanto outras fazem suas necessidades ao fundo, coisa horrível! Mesmo que a foto não seja tirada no banheiro, o cuidado com o restante do cenário é fundamental.

Um fundo neutro, com pouca informação visual é perfeito. Além de facilitar a leitura da foto, o foco fica no fotógrafo e não no cenário. Caso não consiga manter o fundo neutro, desfocar o fundo aumentando a abertura do diafragma (caso sua câmera permita isso), também dá um efeito legal.

Apesar de a luz entrar só do lado esquerdo, a porta branca pode ser um rebatedor (Foto: Foto: /Ricardo Conrado)Apesar de a luz entrar só do lado esquerdo, a porta branca pode ser um rebatedor (Foto: Ricardo Conrado)

Outra dica importante para quem não quer que a câmera apareça na foto é posicioná-la ao lado ou abaixo do espelho. Confira sempre se a lente está aparecendo no reflexo. Se estiver, ótimo, as chances do seu rosto aparecer na foto são grandes.

Foto de espelho sem aparecer a câmera com iluminação correta e o olhar na lente (Foto: Lucas Conrado)Foto de espelho sem aparecer a câmera com iluminação correta e o olhar na lente (Foto: Lucas Conrado)

Por falar nisso, muitas pessoas tiram fotos do espelho olhando para os próprios olhos. Ao ver o resultado na câmera, percebem que saíram na foto olhando algum ponto aleatório. Ao se fotografar no espelho, caso queira aparecer “olhando” para quem vai ver a foto, basta olhar para o reflexo da lente.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Ricardo Conrado
    2012-01-04T23:53:37

    Gostei do tutorial e dicas. Parabéns Lucas... isso ajuda a muitas pessoas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário