Video game

02/02/2012 17h49 - Atualizado em 02/02/2012 17h49

Aprenda a usar um HD externo para guardar saves e jogos no Xbox 360

Flavio Barboni
por
Para o TechTudo

Utilizar um disco rígido (HD) externo no Xbox 360 é interessante e prático, porque permite mobilidade com seus jogos salvos, títulos comprados no Live Arcade ou games on demand. Este recurso foi um pedido dos jogadores, que a Microsoft atendeu em abril de 2010, com a chamada Spring 2010 Update. Esta atualização permite utilizar dispositivos de armazenamento externo como equivalentes a quem não tem o HD específico do console.

hd externo WD Passaport 250 GB (Foto: Divulgação)hd externo WD Passaport 250 GB (Foto: Divulgação)

Para fazer este tutorial utilizamos um HD externo de 2,5 polegadas da Samsung, com capacidade de 500GB. Mas é importante saber que o console sempre reconhecerá somente até 16GB de espaço do dispositivo externo, mesmo que exista muito mais espaço disponível para armazenamento.

Sem esquecer que para utilizar o HD externo como dispositivo de armazenamento para o Xbox 360, é preciso ter o console no mínimo com a atualização Spring 2010 Update, já citada no começo do texto. Para produzir este guia, foi utilizada a atualização mais recente do console, disponibilizada em novembro de 2011. Se você ainda tem dúvidas sobre qual dashboard seu console está usando, ela deverá ter a aparência da foto abaixo (ou semelhante).

Dashboard do Spring 2010 Update (Foto: Gamernode)Dashboard do Spring 2010 Update (Foto: Gamernode)

Observação: É MUITO recomendável também fazer um backup de todos os seus arquivos no dispositivo antes de iniciar. Por que? Porque durante o processo, o sistema vai FORMATAR o dispositivo. O que significa que TODOS os dados previamente armazenados no HD serão DELETADOS.

1 - Feito tudo isso, com o console ligado, plugue o HD externo através de um cabo USB em uma das entradas correspondentes do aparelho.

Entradas padrão de USB nos modelos Core/Arcade/Pro/Elite e Slim/S (Foto: Cnet/Anandtech)Entradas padrão de USB nos modelos Core/Arcade/Pro/Elite e Slim/S (Foto: Cnet/Anandtech)

2 - No Menu Xbox 360 (a tela inicial do console), aperte o botão RB para mover até a a aba Configurações e selecione a opção Sistema. Uma alternativa para chegar no mesmo menu é pressionar o botão “Guia” (o “X” no meio do controle), mover até a aba Configurações e lá selecionar Configurações do Sistema.

3 - Neste menu, selecione a terceira opção, Armazenamento. Deverá aparecer, pelo menos, três opções: Todos os dispositivos, Disco Rígido e Dispositivo USB. Selecione Dispositivo USB para acessar a tela Configurar Dispositivo USB. Até este momento, o HD externo será identificado apenas como um dispositivo USB, como se fosse um pen drive, por exemplo.

4 - Na tela de configuração do dispositivo há duas opções: Configurar Agora e Personalizar. A opção Personalizar serve para definir o quanto de espaço do HD externo será reservado ao Xbox 360, até 16GB. Configurar Agora pula essa etapa e vai direto ao processo de conversão (deixando reservado o máximo de espaço disponível no dispositivo). No fim do processo é possível que apareça um Aviso de Desempenho. Para mais informações sobre esse aviso, consulte www.xbox.com/storage (em português brasileiro).

Está pronto! Agora seu HD externo também pode ser usado para armazenar jogos salvos e dados do console, tornando seu dispositivo parecido com o bom e velho memory card. Já os proprietários do modelo Xbox 360 Arcade, com apenas 4GB agora contarão com mais 16GB para usar nos jogos e na Live Marketplace. Basta selecionar Unidade de memória quando for perguntado onde quer salvar seus conteúdos.

Live Marketplace após a última atualização de dashboard (Foto: Gameranx)Live Marketplace após a última atualização de dashboard (Foto: Gameranx)

Como desfazer isso?

O processo de converter seu HD externo em um dispositivo de armazenamento do Xbox 360 é reversível. Basta acessar Configurações>Sistema>Armazenamento e selecionar o dispositivo (identificado de forma padrão como Unidade de Memória) no menu Dispositivos de Armazenamento e apertar o botão Y, para acessar a tela Opções do Dispositivo.

Neste menu, selecione a opção Remover Armazenam. do Xbox… e aguardar uns instantes. O HD externo voltará a ser reconhecido como um pen drive ou qualquer dispositivo de mídia (Dispositivo USB).