Sistemas Operacionais

28/02/2012 18h27 - Atualizado em 28/02/2012 20h19

Como instalar modem 3G no Linux

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

No passado, usar um modem 3G no Linux era algo complicado, mas graças à evolução do sistema isso hoje essa é uma tarefa intuitiva e simples. Para simplificar ainda mais, o TechTudo preparou esse tutorial, e nele, será mostrado com instalar um modem 3G nas distribuições Mint, Ubuntu e Fedora.

Este procedimento foi testado nas versões mais recentes dessas distribuições Linux (Mint 12, Ubuntu 11.10 e Fedora 16) e em todas elas, os passos são praticamente iguais. Acompanhe:

Passo 1. Plugue o modem na entrada USB e aguarde alguns segundos para que o Linux reconheça o hardware;

Passo 2. Clique no ícone de rede na barra superior e escolher a opção “Nova conexão de banda larga móvel (GSM)…”. Se essa opção ainda não estiver no menu, basta aguardar mais um pouco e clicar novamente;

ubuntumodem1Crie uma nova conexão (Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Será iniciado um assistente de configuração. Na primeira tela, apenas leia e clique em “Continuar”;

ubuntumodem2Início do assistente (Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na próxima tela escolha o país, no caso, Brasil;

ubuntumodem3Escolha o país (Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Tendo escolhido o país, a próxima tela mostrará as operadoras disponíveis, escolha a que você usa e clique em “Continuar”;

ubuntumodem4Escolha a operadora (Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na tela “Escolha seu plano”, selecione o plano da operadora que você utiliza ou deixe o valor “Padrão” e clique em “Continuar”;

ubuntumodem5Escolha o seu plano (Reprodução/Edivaldo Brito)

Pass 7. No final, será mostrado as configurações escolhidas, clique em “Aplicar”;

ubuntumodem6Clique em aplicar (Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! O modem já está configurado e em poucos segundo o seu computador já estará conectado na internet.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Calichio
    2012-03-13T02:50:59

    Eu uso o Inovia SWE858, tive o mesmo abacaxi (Inovia), pra resolver, enfim, funciona no 10.04 LTS, LinuxMint12 e hoje (13mar2012), consegui no 11.04! Tenho que ir até o Windows (Vista, o qual mantenho só por isso!), passe p/ settings, network mode: UMTS/HSPA, depois, network selection: manual, fixe a operadora, feche a janela (do INOVIA), e reinicie ! Somente então, abra, editar conexões E TIRE ou melhor, APAGUE: O QUE ESTIVER ESCRITO NA ABA "COM FIO", mas não escreva nada! use o terminal, sudo modprobe -v usbserial vendor=0x20a6 product=0x1105, na aba BANDA LARGA MÓVEL, NÃO MUDE NADA!!!

  • Erick Nascimento
    2012-03-03T23:51:29

    Gostaria que fizessem esses mesmos passos para um modem Inovia SWE858, utilizando Ubuntu 10.04.4 LTS. No meu, mesmo usando o comando "modprob -v usbserial" não funcionou de jeito nenhum. Tentarei usando VM no Virtual Box.