Produtividade

29/03/2012 13h32 - Atualizado em 16/07/2013 10h11

Como fazer uma apresentação no PowerPoint

Ramon Cardoso
por
Para o TechTudo

Neste tutorial, mostraremos como criar uma apresentação de slides em PPT, utilizando os principais recursos que o Microsoft PowerPoint tem. O programa é uma ótima ferramenta para criar apresentações acadêmicas, ou mesmo profissionais. 

Apresentação em PowerPointApresentação em PowerPoint

Passo 1. Partiremos de um slide em branco. Vamos considerar que ele será a capa da nossa apresentação. Clique em “Inserir” e depois em “Imagem” para adicionar uma imagem de fundo. Se preferir, também é possível “arrastar” uma imagem para dentro do programa.

Inserindo uma imagem de fundoInserindo uma imagem de fundo

Passo 2. Se preferir, clique na aba “Design” e selecione um dos modelos de fundo já disponíveis no próprio PowerPoint.

Passo 3. Agora que já temos uma imagem de fundo, criaremos o título da nossa apresentação. Para dar mais destaque, colocaremos o texto dentro de uma forma, que pode ser adicionada clicando no menu “Formas”.

Adicionando uma forma para inserir o títuloAdicionando uma forma para inserir o título

Passo 4. Caso deseje, é possível alterar algumas opções da forma (como cor, contorno, transparência etc.) clicando com o botão direito sobre ela e selecionando a opção “Formatar Forma”.

Passo 5. Para criar o título, ainda na aba “Inserir”, clique em “Caixa de Texto”. Crie uma caixa arrastando o cursor, mas não se preocupe, pois o tamanho pode ser alterado.

Criando um título dentro da forma adicionadaCriando um título dentro da forma adicionada

Passo 6. Depois de inserir o título, você irá automaticamente para a aba “Início”. Lá, é possível escolher a fonte do texto, a cor, e algumas outras opções.

Escolhendo as opções de textoEscolhendo as opções de texto

Passo 7. Agora que a nossa capa tem um título, podemos adicionar outros elementos a ela, como o logo de uma empresa, outras imagens e formas, e o que mais você julgar necessário. Nesse caso, adicionaremos o logo do TechTudo arrastando-o para dentro do PowerPoint. E a nossa capa está criada.

PowerPoint com a capa da apresentação criadaPowerPoint com a capa da apresentação criada

Passo 8. Agora que já temos a capa, é hora de criar o restante da apresentação. Para adicionar novos slides, vá para a aba “Início” e clique em “Novo Slide”. Também é possível pelo atalho Ctrl+M ou clicando com o botão direito do mouse na coluna de slides e selecionando a opção “Novo slide”.

Adicionando um novo slide à apresentaçãoAdicionando um novo slide à apresentação

Nos próximos slides, você pode optar por adicionar uma nova imagem (Passo 1) ou utilizar a mesma imagem da capa. Em nosso caso, utilizaremos a mesma imagem, e para não precisar adicioná-la a cada slide, iremos defini-la como imagem de fundo padrão.

Passo 9. Para isso, clique com o botão direito no slide em branco e selecione a opção “Formatar Plano de Fundo”.

Alterando as opções do plano de fundo do slideAlterando as opções do plano de fundo do slide

Passo 10. Na aba “Preenchimento”, marque a opção “Preenchimento com imagem ou textura”, clique em “Inserir de arquivo” para localizar a imagem desejada (em nosso caso, a mesma da capa) e, depois, em “Aplicar a tudo”.

Definindo uma imagem como plano de fundoDefinindo uma imagem como plano de fundo

Passo 11. Crie quantos slides achar necessário para a sua apresentação (todos eles já virão com a imagem de fundo definida no passo anterior) e adicione os elementos desejados (textos, formas, outras imagens, gráficos etc.)

Passo 12. Para adicionar efeitos aos slides, selecione o slide que deseja animar, clique em “Animações” e escolha a opção desejada. Depois de decidir qual efeito usará, você pode adicionar também sons de transição, alterar a velocidade, ou definir o mesmo efeito para todos os slides clicando em “Aplicar a todos”.

Definindo os efeitos de transiçãoDefinindo os efeitos de transição

Passo 13. Caso deseje adicionar um efeito a um elemento específico (como fazer o logo que adicionamos aparecer, por exemplo), clique no elemento desejado antes de escolher o efeito.

Passo 14. Para visualizar como a sua apresentação está ficando ou iniciar a apresentação quando terminá-la, selecione a aba “Apresentação de Slides” e clique na opção “Do começo” (F5), para iniciar a apresentação do primeiro slide, ou “Do slide atual” (Shift+F5) para iniciar do slide selecionado.

Iniciando a apresentação de slidesIniciando a apresentação de slides

Passo 15. Após criar todos os slides necessários e definir as opções desejadas, é hora de salvar a sua apresentação. Para isso, clique no “Botão Office”, depois em “Salvar como”, e escolha o tipo de arquivo – recomendamos a utilização da opção “Apresentação do PowerPoint 97-2003″, para evitar problemas de incompatibilidade com versões anteriores.

Salvando a apresentação de slideSalvando a apresentação de slide

O PowerPoint tem muitas outras opções para a criação de apresentações de slide. Com os passos acima, pretendemos mostras as principais funções e os recursos básicos do programa para que, com a prática, você descubra e utilize novas opções de acordo com a sua necessidade e preferência.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sandra Silva
    2014-02-14T19:35:30

    Que maravilha!Obrigada...Aprendi a fazer slides! Minhas aulas agora serão um pouco mais atrativas, diferenciadas.