Sistemas Operacionais

14/03/2012 18h31 - Atualizado em 14/03/2012 19h33

Como descobrir o barramento da memória no Mac OS X

Pedro Pisa
por
Para o TechTudo

Esse tutorial ensina como descobrir a velocidade do barramento de memória no Mac OS X Lion. O barramento de memória é o canal de comunicação entre a memória e o processador de um computador. Ele tem papel importante no desempenho da máquina, pois toda a informação processada é armazenada antes na memória e precisa ser transmitida ao processador antes de ser usada. Dessa forma, conhecer a velocidade do seu barramento de memória permite saber se seu computador pode ser melhorado ou não.

Passo 1.  No menu Mac, escolha a opção “Sobre Este Mac”;

Menu para abrir janela de informações sobre o Mac.Menu para abrir janela de informações sobre o Mac (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 2. Na janela que abrir, você pode observar as informações da memória do seu computador, como tamanho, velocidade do barramento e tipo da memória. No exemplo apresentado, temos um computador com 4GB de RAM, com velocidade de 1333 MHz e memória do tipo DDR3;

Janela de informações básicas do Mac.Janela de informações básicas do Mac (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 3. A velocidade encontrada na imagem acima é a velocidade de operação da sua memória. No entanto, sua placa-mãe pode suportar memórias mais rápidas do que as memórias instaladas atualmente. Para descobrir a velocidade do barramento suportada pela sua placa-mãe, clique no botão “Mais Informações…”, conforme a imagem abaixo;

Botão de mais informações do Mac ativado.Botão de mais informações do Mac ativado (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 4. Na próxima janela, podemos obter mais informações sobre o computador, como a placa gráfica e a versão do sistema operacional. Para saber sobre as capacidades de memória do sistema, clique na guia “Memória”, como destacado na imagem abaixo;

Janela de mais informações sobre o Mac.Janela de mais informações sobre o Mac (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 5. Na tela, observe o texto com o destacado na figura abaixo. Ele contém as informações sobre os slots de memória, tais como a quantidade e a velocidade máxima suportada. No caso do exemplo apresentado na figura abaixo, o computador possui 2 slots de memória que suportam a velocidade de 1333 MHz.

Janela de informações sobre os slots de memória do Mac.Janela de informações sobre os slots de memória do Mac (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares