27/03/2012 16h26 - Atualizado em 27/03/2012 16h26

Como formatar cartão de memória de câmeras digitais

Priscila Martz
por
Para o TechTudo

As câmeras digitais podem acabar apresentando algumas falhas quando não são manuseadas de forma correta. É o caso das imagens não aparecerem no cartão de memória ou da câmera não ser reconhecida pelo cabo quando plugada no computador.

Esse tipo de problema não acontece sempre: geralmente é o próprio usuário que não desliga o eletrônico corretamente ou puxa os cabos da câmera do computador sem desconectar o dispositivo primeiro.

Nesses casos talvez seja necessário formar o cartão de memória da sua câmera digital, fazendo com que as configurações voltem ao padrão.

Para formatar o cartão de memória, basta seguir os passos abaixo:

Passo 1. Se você tiver leitor de cartão no seu computador, basta inserir o cartão de memória com cuidado para que não fique engasgado no dispositivo.

leitorLeitor de cartões de memória (Foto: Reprodução).

Caso você não tenha, opte por utilizar os cabos da máquina digital para conectar.

O aparelho acima é um leitor de cartão universal que pode ser utilizado via cabo USB, sem a necessidade de instalar softwares. Existem outros leitores menores;

Passo 2. Abra o "Meu Computador" e procure a opção referente ao seu cartão de memória;

Primeiro passo para a formatação (Foto: Priscila Martz)Primeiro passo para a formatação (Foto: Reprodução/Priscila Martz)

 

Passo 3. Clique com o botão direito nesta opção e encontre o recurso de "formatar". Para quem possui a máquina no idioma inglês, a opção é "format".

Formatar cartão de memória (Foto: Reprodução)Formatar cartão de memória
(Foto: Reprodução/Priscila Martz)

Antes de você clicar e começar a formatar o seu cartão de memória, certifique-se se as suas fotos foram salvas no seu computador ou em outro dispositivo.

A formatação do cartão de memória serve para retornar às configurações "originais".

Trocando em miúdos, ao formatar o cartão de memória, suas fotos são apagadas.

No próximo passo, confira as opções para formatação do seu cartão de memória. A lista que aparece assim que você clica em formatar diz respeito à quantidade de GB que tem o seu cartão.

Passo 4. Uma janela irá abrir, mostrando a você algumas configurações do seu cartão de memória.

Formatar cartão de memória (Foto: Reprodução)Formatar cartão de memória (Foto: Reprodução)

Abaixo, há uma caixa para selecionar se você deseja formatação rápida (quick format). Caso você queira esta opção basta deixar a caixa selecionada.

Você pode escolher entre FAT (para capacidades de cartão igual ou menor que 2GB), FAT32 (se o seu cartão tem capacidades 4GB até 32GB)
e ExFAT (se o seu cartão tem 64GB ou mais GB)

Para uma limpeza mais profunda você deverá desmarcar a opção quick. Depois disso, basta clicar em começar (start) e aguardar o aviso de conclusão.

Caso você não consiga realizar o backup por causa de um cartão de memória que não é reconhecido pelo computador, é necessário consultar um técnico de informática ou tentar abrir os arquivos por outro computador.

Mas caso você queira tentar em casa, basta pressionar F5 no seu teclado durante alguns segundos com o “Meu Computador” aberto.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Vanderlei Santos
    2013-03-25T13:55:33

    Ao invés de criticar seria interessante vc criar um tutorial melhor, ou será que lhe faltariam vocabulário?, tststststststs falta de compreensão.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Silva
    2012-03-27T17:10:58

    ..basta inserir o cartão de memória com cuidado para que não fique engasgado no dispositivo. engasgado???????? ts ts ts falta de vocabulário

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário