TechTudo

16/03/2012 18h58 - Atualizado em 16/03/2012 19h08

Como formatar um currículo

Monique Mansur Da redação

Sabemos que a porta de entrada para uma vaga de emprego é um bom currículo. O ideal é que seja objetivo e exponha as principais características pessoais e profissionais do candidato. Com isso, o TechTudo preparou um Modelo de Currículo para te ajudar a formata-lo, deixando-o simples e claro.

Tamanho: É importante colocar todas as informações pessoais e profissionais necessárias em, no máximo, duas páginas. Mais que isso pode deixar sua apresentação cansativa e facilita na hora da avaliação do seu currículo.

Preencha seu currículo de forma objetiva e concisa (Foto: Reprodução)Preencha seu currículo de forma objetiva e
concisa (Foto: Reprodução)

Cor e layout: escolha uma fonte simples com tamanho 12. Não há restrição, mas ela deve ser legível. Quanto à cor, a melhor opção é preta. Algumas pessoas usam cinza escuro, que pode tornar a leitura um pouco mais agradável. Para enfatizar títulos, utilize a mesma fonte do texto com um tamanho diferente ou opte pelo negrito, itálico ou sublinhado.

Abaixo do seu nome completo, informe seus dados pessoais: endereço, telefone de contato e e-mail. Em seguida, faça uma breve apresentação pessoal, esclarecendo seu objetivo profissional. Tempo de experiência na área, além de conhecimentos em idiomas e uma característica diferencial podem ser bons destaques.

Formação: informe o necessário. Ano de início e conclusão dos ensinos médio e superior, nome das instituições e área de especialização.

Experiência: foque nas últimas três ou quatro empresas onde você trabalhou. Descreva de forma sucinta suas atribuições em cada uma e o tempo de permanência. Vale dar um destaque em negrito para o nome das empresas de atuação.

Atividades adicionais: nessa parte, entram os quesitos que vão diferenciar você dos demais candidatos. São informações que não se encaixam em nenhum outro tópico. Exemplo: trabalhos voluntários ou participação em alguma causa de interesse social.

Outras informações: são aspectos que você considera relevante mencionar, como cursos no exterior, conhecimentos em outros idiomas e informática. Além disso, você pode informar estado civil e quantidade de filhos.

Lembre-se que o currículo é o seu primeiro contato com a empresa que deseja trabalhar. Coloque o que achar necessário, mas não exagere. Além disso, seja honesto em todos os campos preenchidos, afinal, ninguém vai querer contratar um funcionário mentiroso. Por isso, use sempre o bom senso.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero


    TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade