Notebook

14/03/2012 17h03 - Atualizado em 13/09/2012 12h01

Como verificar a saúde da bateria do seu MacBook

Hugo Carvalho
por
Para o TechTudo

Neste tutorial, o TechTudo vai esclarecer como verificar a saúde da bateria do seu Macbook. A duração da bateria do Macbook é um requisito fundamental para garantir o acesso ao Mac nas mais diversas situações. Desta forma, conhecer o funcionamento da sua bateria e o seu nível de desgaste pode garantir um melhor uso do Mac, evitar surpresas desagradáveis e antever a necessidade de se trocar a bateria por uma nova.

Para verificar a saúde da sua bateria, foi desenvolvido um aplicativo chamado de coconutBattery. Este aplicativo ou ferramenta consegue ler as informações da bateria do Macbook e apresentar estas informações para o usuário. Assim, o usuário pode saber a carga atual da bateria, a capacidade atual de retenção de carga e até idade do seu Mac. Para verificar a saúde da sua bateria, siga estes simples passos:

Passo 1. Faça o download do aplicativo coconutBattery.

Passo 2. Clique duas vezes no arquivo coconutBattery_2.7.2.zip. Ele será descompactado na pasta onde foi feito o download.

Captura de Tela 2012-03-13 às 9.03 copyCaptura de Tela 2012-03-13 às 9.03 copy

Passo 3. Clique duas vezes no ícone do aplicativo para executá-lo. Será aberta uma janela do aplicativo com as informações sobre a bateria. A interface do programa se divide em três áreas que serão exploradas nos próximos passos do tutorial.

Uma janela do aplicativo com as informações sobre a bateria aparecerá (Foto: Reprodução Hugo Carvalho)Uma janela do aplicativo com as informações sobre a bateria aparecerá (Foto: Reprodução Hugo Carvalho)

Passo 4. Se você deseja verificar as informações sobre a carga atual da bateria, observe a primeira área, de nome Current Battery Charge. Nesta área, podemos verificar a carga atual da bateria (Current Battery Charge), a carga máxima da bateria (Maximum Battery Charge) e um pequeno gráfico que apresenta o percentual de carga em relação ao máximo de carga.

Passo 5. Se você deseja verificar as informações sobre a capacidade atual da bateria, observe a segunda área, de nome Current Battery Capacity. Nesta área, podemos observar a capacidade máxima atual da bateria (Current Battery Capacity) e a capacidade original da bateria (Original Battery Capacity), que era a carga máxima da bateria quando ela saiu de fábrica. Além disso, pode-se ver um pequeno gráfico que demonstra o percentual de carga da sua bateria em relação à capacidade original de fábrica. Quanto menor este valor, menor será a durabilidade da bateria em tempo de utilização e a sua bateria estará mais perto de precisar ser trocada.

Passo 6. Se você deseja verificar informações adicionais, observe a terceira área, de nome Additional Info. Nesta área, você pode verificar o número de cíclos de carga pelos quais a bateria já passou (Battery-Loadcycles), a idade estimada do seu Mac (Age of your Mac), se o carregador está conectado (Charger connected) e se a bateria está sendo carregada (Battery is charging).

Em posse dessas informações, você pode saber a saúde de sua bateria e evitar transtornos, providenciando a troca da bateria antes que ela possa causar problemas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Kennedy Amaral
    2013-03-31T09:05:06

    Bom dia! O meu sistema informa para verificar a condição da bateria, o coconut indicou 64%... tenho usado plugado na energia o tempo todo, parece que isso não é bom!

  • Luís Martini
    2012-11-28T05:23:49

    Coloquei o IStat para verificar minha bateria, no entanto, ele apresenta que tenho apenas 93% de saúde. Acontece que mesmo tendo comprado um Macbook (final de 2011) apenas em 2012, ele veio novo, na caixa. Qual o melhor programa para se verificar isso?

  • Hugo Carvalho
    2012-04-18T23:39:26

    Que bom que você gostou Rafael! O legal é que com esta estimativa podemos ficar atentos para saber a hora de comprar uma bateria nova! Abraços!

  • Rafael Araujo
    2012-03-19T18:19:19

    Ótimo programa, acabei de descobrir que meu macbook pro tem 10 meses de vida ˆˆ e que eu carreguei ele 111 vezes desde quando foi comprado :)