Internet

02/03/2012 15h10 - Atualizado em 18/07/2016 15h45

O que é hashtag?

João Kurtz
por
Da redação

Hashtag são palavras-chave utilizadas em redes sociais para relacionar o conteúdo de um texto, imagem ou vídeo em um assunto específico. São indicadas pelo símbolo cerquilha (#), também chamado de jogo da velha ou por seu nome em inglês, hash. O uso do termo surgiu no Twitter, como uma forma de identificar o assunto ao qual pertenciam determinados posts. Em seguida, se espalhou para outras plataformas, como o Instagram e o Facebook.

A história da hashtag no Twitter; recurso já foi rejeitado pelo microblog

Chris Messina, designer de comunicação, é o responsável pelas hashtags. O nome é uma combinação do símbolo # (hash) e a palavra tag, que significa etiqueta. O objetivo é catalogar posts que tratem do mesmo assunto e facilitar a busca por conteúdo semelhante nas redes sociais.

Hashtags-home1 (Foto: Reprodução)Hashtags são usadas para identificar assuntos de posts em redes sociais (Foto: Reprodução)


“A beleza da hashtag é a sua flexibilidade para atender às necessidades de muitos atores, ao invés de apenas um tipo de usuário. E ainda estamos tentando descobrir a melhor maneira de fazer uso delas – ninguém está fazendo certo”, afirmou Messina em uma conversa com o TechTudo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O recurso começou a ser usado no Twitter e era uma forma fácil de permitir buscas na plataforma: com apenas um clique na hashtag. Não era preciso escrever ou copiar e colar termos na caixa de pesquisa. Com o passar do tempo, a função se tornou popular e é usada em outras redes sociais além do microblog, como o Instagram e Facebook.

Hashtags são usadas para identificar assuntos de posts em redes sociais (Foto: Reprodução/Facebook) (Foto: Hashtags são usadas para identificar assuntos de posts em redes sociais (Foto: Reprodução/Facebook))As hashtags eram usadas no Twitter e, com o passar do tempo, começou a ser usada no Instagram e Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

A principal vantagem da hashtag é a facilidade para buscas, já que marca um termo como sendo destaque do conteúdo e oferece palavras-chave que ajudam outros usuários a encontrar o post.

Cada hashtag trata de um assunto único e essa característica ajuda medir o quão popular um assunto é no momento. Os Trending Topics do Twitter, por exemplo, medem a popularidade de um tema analisando as hashtags relacionadas.

Qual sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

As hashtags podem ser usadas de várias formas. Uma delas é relacionada a sentimentos comuns, que ajudam o usuário a se expressar melhor. A hashtag #prontofalei, por exemplo, passou a ser sinônimo de desabafo. 

Os termos também podem ajudar programas de rádio e televisão a se comunicarem com seus espectadores, usando a hashtag específica para ver quem está falando sobre o assunto.

Hashtag é a forma de marcar um conteúdo no Twitter (Foto: Pond5) (Foto: Hashtag é a forma de marcar um conteúdo no Twitter (Foto: Pond5))Hashtag é a forma de marcar um conteúdo no Twitter (Foto: Pond5)

Como usar

Quando escrever um post no Twitter ou outra rede social, lembre-se de não exagerar nas hashtags. Seu conteúdo deve ter mais palavras do que marcações. Além disso, faça hashtags curtas, com duas ou três palavras e evite usar frases.

Fique atento na forma como a hashtag é utilizada em redes sociais específicas. No Twitter, o recurso é usado para descrever posts. No Instagram, a função é oferecer descrições curtas sobre o conteúdo de uma imagem ou vídeo.

Via TwitterFacebook

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares