Imagens

16/04/2012 11h22 - Atualizado em 19/09/2012 13h09

Como aplicar o efeito Lomo no Photoshop?

Pedro Pisa
por
Para o TechTudo

O efeito Lomo é caracterizado por fotografias de cores saturadas e um escurecimento das bordas, ressaltando o centro da foto. O nome é uma referência à câmera Lomo LC-A, produzida a partir de 1980. Neste tutorial, você vai aprender como editar suas fotos para aplicar esse efeito usando o Photoshop.

Imagem com efeito Lomo finalizado (Reprodução / Pedro Pisa). (Foto: Imagem com efeito Lomo finalizado (Reprodução / Pedro Pisa).)Imagem com efeito Lomo finalizado (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 1. Escolha uma foto que deseja aplicar o efeito. Nesse tutorial, usaremos a foto abaixo;

Imagem original (Reprodução / Travels For You).Imagem original (Foto: Reprodução/Travels For You)

Passo 2. Abra a foto de sua preferência em "Arquivo" > "Abrir" ("File" > "Open"), ou simplesmente usando o atalho de teclado Ctrl+O;

Imagem original no Photoshop (Reprodução / Pedro Pisa).Imagem original no Photoshop (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 3. Inicialmente, vamos ajustar a saturação de cores. Vá no menu "Camada" (“Layer”), sub-menu "Nova Camada de Ajustes" (“New Adjustment Layer”), e selecione a opção "Curvas..." (“Curves…”);

Menu para nova camada de edição de curva de cores (Reprodução / Pedro Pisa).Menu para nova camada de edição de curva de cores (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 4. Defina um nome para a nova camada e aperte “Ok”;

Criação da camada de ajuste da curva de cores (Reprodução / Pedro Pisa).Criação da camada de ajuste da curva de cores (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 5. Nas opções da camada, escolha a cor Vermelho (“Red”), no menu de cores que está selecionado inicialmente “RGB”.

Escolha da cor vermelha para edição (Reprodução / Pedro Pisa).Escolha da cor vermelha para edição (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 6. No gráfico da cor, faça as alterações para que ele se pareça como a imagem abaixo. Existem 3 linhas verticais cinzas. Deve-se levantar um pouco o gráfico na linha da direita e abaixar um pouco o gráfico na linha da esquerda;

Ajuste da curva da cor vermelha (Reprodução / Pedro Pisa).Ajuste da curva da cor vermelha (Foto: Reprodução / Pedro Pisa).

Passo 7. Altere a cor para o verde, escolhendo a opção Verde (“Green”) no menu de cores;

Escolha da cor verde para edição (Reprodução / Pedro Pisa).Escolha da cor verde para edição (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 8. Repita o procedimento para alterar o gráfico, assim como foi feito para a cor vermelha;

Ajuste da curva da cor verde (Reprodução / Pedro Pisa).Ajuste da curva da cor verde (Foto: Reprodução/Pedro Pisa).

Passo 9. Altere novamente a cor, agora para azul, escolhendo a opção Azul (“Blue”);

Escolha da cor azul para edição (Reprodução / Pedro Pisa).Escolha da cor azul para edição (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 10. Repita o procedimento realizado para as cores verde e vermelha, alterando a curva de cores;

Ajuste da curva da cor azul (Reprodução / Pedro Pisa).Ajuste da curva da cor azul (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 11. A foto terá a saturação de cores acertada para o efeito Lomo, como pode ser visto na imagem abaixo;

Imagem com saturação de cores (Reprodução / Pedro Pisa).Imagem com saturação de cores (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 12. Agora, precisa-se adicionar a lente com escurecimento nas extremidades. Selecione a camada de fundo, clicando na área em destaque na imagem abaixo;

Escolha da camada de fundo para aplicar alteração na lente (Reprodução / Pedro Pisa).Escolha da camada de fundo para aplicar alteração na lente (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 13. Para ajustar as opções de lente, selecione o menu "Filtro" > "Correção de Lente" (“Filter” > "Lens Correction");

Menu para abertura de filtro de correção de lente (Reprodução / Pedro Pisa).Menu para abertura de filtro de correção de lente (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 14. Na janela que abrir, escolha a guia "Personalizado" (“Custom”), em destaque na imagem abaixo;

Janela de configuração do filtro de correção de lente (Reprodução / Pedro Pisa).Janela de configuração do filtro de correção de lente (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 15. Edite a opção "Vinheta" (“Vignette”) para a posição mais à esquerda, valor -100, e observe a pré-visualização na imagem. Após, pressione “Ok” e o efeito está pronto;

Ajuste da configuração Vignette, que dará o efeito desejado (Reprodução / Pedro Pisa).Ajuste da configuração "Vignette", que dará o efeito desejado (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Pronto! Sua foto já estará com o efeito Lomo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marco Mion
    2012-09-26T14:35:47  

    Que mão de obra, não precisa nada disso pra realizar esta função, é só criar uma pagina preta na frente da foto e colocar a borracha no tamanho da foto e reduzir a sua dureza para 0% ai utiliza a borracha para efetuar o efeito, depois controla o brilho do plano.

    recentes

    populares

    • Marco Mion
      2012-09-26T14:35:47  

      Você conseguiu uma forma mais prática, porém tem uma ainda mais eficiente: Crie uma nova layer preta Com um brushe do tamanho da imagem em dureza 0% pinte do tamanho da imagem Modo de blend coloque multiply e ajuste a opacidade a gosto