27/04/2012 18h50 - Atualizado em 27/04/2012 18h50

Como fazer uma logomarca no Corel Draw X5

Luciana Vieira
por
Para o TechTudo

O CorelDraw é um dos programas mais utilizados para confecção de marcas, pois permite colocar muitas ideias em prática com os recursos disponíveis. É possível obter formas das mais diversas, seja através de figuras geométricas pré-definidas ou através da vetorização. 

Se você está começando a aprender sobre design gráfico usando o Corel, algumas dicas sobre tipografia, cor e conceito da marca são só as primeiras para desenvolver uma logomarca. O TechTudo preparou um tutorial para iniciantes que pretendem construir sua primeira logomarca no editor de vetores.

Antes, devemos considerar imagem (se houver) e tipografia (escolha da fonte, legibilidade, relação com o conceito da empresa). Aproveitando a ideia do último tutorial, em que foi produzido um cartaz para um restaurante de culinária japonesa – o Sushibom, vamos desenvolver agora a sua logomarca. A proposta é criar um "escudo" para representar a marca.

Para começar, clique em “Arquivo” e depois em “Arquivo novo”. Na tela que se abrirá, escolha o tamanho A-4. Para os iniciantes, a barra que aparece à esquerda da área de trabalho traz as ferramentas básicas para a utilização do Corel. Ao clicar sobre qualquer uma, suas propriedades aparecem na barra de propriedades (a segunda abaixo do menu) para edição.

1Criação de um círculo para envolver tipografia e o modelo da logomarca (Foto: Luciana Vieira).

O primeiro passo é criar um círculo

2Ponha os valores como mostra a seta vermelha acima para criar um tamanho adequado para a sua logomarca (Foto: Luciana Vieira).

Modificando o tamanho do objeto

3Criação de segundo círculo complementar ao primeiro (Foto: Luciana Vieira). 

 

4Hora de fazer o alinhamento das figuras (Foto: Luciana Vieira).

Importante! O alinhamento dará precisão ao posicionamento das figuras.

5Escolha de cor em preenchimento uniforme. A criação é livre e você pode escolher diferentes para a sua logomarca (Foto: Luciana Vieira).

 

Passo 5. Selecione o círculo menor. Para isso, aperte a tecla ‘Alt’ enquanto clica dentro dele. Agora vamos colorir. Você pode fazer isso clicando com o botão esquerdo do mouse sobre qualquer cor na paleta de cores, à esquerda da página.

Contudo, se quiser uma tonalidade diferente dessas pré-definidas pelo programa, terá que usar a ferramenta preenchimento que oferece inúmeras possibilidades. Nesse caso específico, clique na ferramenta ‘preenchimento’ e escolha a opção ‘preenchimento uniforme’.No quadro que se abre, clique na aba ‘modelos’.

Em ‘modelo’, escolha ‘CMYK’ (sigla para cyan, magenta, yellow e Black). Este modelo utiliza as cores ciano, magenta, amarelo e preto para formar todas as outras cores. São as cores primárias consideradas na impressão. À direita, coloque 24 para ‘C’, 100 para ‘M’, 100 para ‘Y’ e 27 para ‘K’;

6Na janela de Preenchimento uniforme, você verá a cor escolhida sendo aplicada no círculo (Foto: Luciana Vieira).

 

7É possível adicionar contorno e dar uma cor para ele (Foto: Luciana Vieira).
8Aplicação de cores de contorno (Foto: Luciana Vieira).

 

 

9Nesta opção, é possível definir espessura e mudar cor do objeto (Foto: Luciana Vieira).

A ferramenta caneta de contorno permite definir espessura, cor e parâmetros de escala

Passo 7. Agora selecione o círculo maior e clique na ferramenta ‘preenchimento’. Escolha a opção ‘preenchimento uniforme’. No quadro que se abre, clique na aba ‘modelos’. Em ‘modelo’, escolha ‘CMYK’ e coloque 33 para ‘C’, 76 para ‘M’, 82 para ‘Y’ e 33 para ‘K’. Clique em ‘ok’. Repare que o círculo maior cobriu o menor. Isso aconteceu porque ele está por cima. Para mudar essa posição, vá no menu ‘organizar’, clique em ‘ordenar’ e escolha ‘para trás da página’;

10Preenchimento de cor sendo aplicado (Foto: Luciana Vieira).
11Ferramenta ordena objetos com contorno e preenchimento aplicados (Foto: Luciana Vieira).

Obs.: visualização dos dois círculos sobrepostos ao enviar o  maior para trás.

12Visualização dos objetos com cor e preenchimento aplicados (Foto: Luciana Vieira).

Na paleta de cores, o quadrado com um ‘x’ dentro é a ausência de cor

Passo 9. Vamos desenhar 2 hashis (o “talher” japonês). Para isso, teremos que vetorizar, ou seja, traçar retas até formarmos a figura desejada. Clique na ferramenta ‘Bézier’. Para utilizá-la, basta clicar em um ponto qualquer da página e depois em outro ponto, formando uma reta. Para conseguir uma reta perfeita, aperte a tecla ‘Ctrl’ enquanto clica. Clicando nos pontos mostrados abaixo, forme a seguinte figura;

13Vetorização de hashi (Foto: Luciana Vieira). 

Passo 10. Para editar as retas, clique na ferramenta ‘forma’, clique no nó do lado inferior direito e puxe-o para cima. Pronto, já temos um hashi.

hashiHashi vetorizado (Foto: Luciana Vieira).
15Edição de reta e cores do hashi (Foto: Luciana Vieira).

 

16Espelhar é um recurso muito útil, que simplifica o processo de inverter uma figura (Foto: Luciana Vieira).

 

17A ferramenta de texto aqui é representada por um 'A'.

 

18Visualização em tempo real e rápida de fontes no Corel (Foto: Luciana Vieira).

Apenas passe o mouse sobre os nomes das fontes para visualizar o texto.

19Logomarca simples usando tipografia associada ao conceito (Foto: Luciana Vieira).

Texto no escudo. Quase pronto.

20Logomarca simples alia tipografia e conceito relacionados ao motivo. Fique livre para repetir os passo com outras cores e formas de vetor (Foto: Luciana Vieira). 
  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Wilson Junior
    2014-03-28T08:16:57

    Calmae pessoal dos comentários, eles não querem substituir o trabalho de vocês, mas eu por exemplo, que pretendo fazer um canal pro YouTube e quero criar um logo simples, não vou contratar um designer... Não estou desmerecendo, mas é um canal pequeno e amador, e a ideia de logo que eu tenho é só pra suprir a necessidade temporariamente. Por isso esse tutorial me ajudou bastante.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Flavia Esmeralda
    2013-02-01T15:07:40   , respondido respondido 2013-10-01T09:43:41

    Que vergonha hein...como se existisse uma fórmula para criar um LOGOTIPO (''logomarca'' é um termo incorreto, deveria saber já que está falando de design), alguns passos a serem feitos somados ao conhecimento básico de um software e pronto, surge uma marca. Estudamos 4 anos e adquirimos conhecimentos sobre diversas áreas, desde teoria da cor até empreendedorismo e marketing. É um insulto para nós nos depararmos com algo assim! Para ser designer é preciso estudar, e muito. É por isso que nossa profissão não tem o devido respeito que merece. E, parabéns, vocês estão contribuindo para isso!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Flavia Esmeralda
      2013-02-01T15:07:40   , respondido respondido 2013-10-01T09:43:41

      Ahhh... vá chupar uma r-o-l-a-! Tanta corrupção no nosso país, você vem com esse papo hipócrita por causa de um tutorial?!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Flavia Esmeralda
      2013-02-01T15:07:40   , respondido respondido 2013-10-01T09:43:41

      Que falta de senso Flávia! O que você está fazendo aqui? Se você sabe fazer mais do isso. Saia daqui e procure alguma coisa que acha que está a sua altura. Ta perdendo seu tempo! Você acabou de desce a um nível mais baixo do que esse que você critica! Suas crítica mostram sua decepção por não saber fazer o que tanto se vangloria saber e fica atrás de um site e outro pra aprender e quando não encontra algo fica criticando, mais infelizmente as críticas estão bem direcionadas a você!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Karen Costa
    2012-05-24T12:00:45   , respondido respondido 2013-10-01T09:43:41

    Olá. Faltou a explicação de como é construída uma logo. A ferramenta deveria ser a última coisa a se pensar por um iniciante. Desculpe o comentário, mais como design er me sinto ofendida quando um site ensina a construir uma logo, baseado apenas no uso da ferramenta. A logo deve agregar significados à marca. É necessário ilustrar o serviço ou o produto oferecido, representar a ideia por trás da empresa. Para isso é necessário muita pesquisa, conhecimento sobre a empresa e sobre o design.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Karen Costa
      2012-05-24T12:00:45   , respondido respondido 2013-10-01T09:43:41

      Concordo PLENAMENTE com a Karen, afinal, estudei 4 Anos pra quê?! Pra ver tutorialzinho de como se utiliza a ferramenta pra gerar uma Logo, rs?! Sério, existe MUITO mais do que saber mexer em Corel ou Illustrator, existe projeto, conceituação, Contextualização e uma gama de estudos para desenvolvermos um Logo!! NÃO É SÓ SABER MEXER EM COREL! DESLIKE!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário