13/04/2012 18h08 - Atualizado em 13/04/2012 18h09

Como utilizar os novos atalhos do Spotlight no Mac OS X Lion

Hugo Carvalho
por
Para o TechTudo

O Spotlight é a ferramenta padrão de busca do Mac OS X Lion. Muitos a utilizam de forma simples e não sabem o potencial desta excelente ferramenta. O TechTudo desenvolveu este tutorial para ensinar algumas funcionalidades incríveis, porém, pouco conhecidas do Spotlight que vão agilizar em muito a utilização do seu Mac.

As funcionalidades que serão ensinadas neste tutorial são as seguintes:

- Como fazer cálculos e obter seus resultados;

- Como encontrar a definição de palavras;

- Como pré-visualizar documentos, fotos e e-mails sem ter que abrir os arquivos;

- Como obter informações sobre arquivos e pastas.

Para aproveitar estas funcionalidades, siga estes simples passos:

Para acessar o SpotLight

Passo 1. Antes de aprender as funcionalidades, precisamos abrir a interface do Spotlight. Para isso, simplesmente aperte a combinação de teclas Command + Barra de Espaço e a interface do Spotlight aparecerá no canto superior direito da tela. Para utilizar a ferramenta, basta digitar algum conteúdo no campo de busca.

Interface do SpotLight (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Interface do SpotLight (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Como fazer cálculos e obter seus resultados

O que poucas pessoas sabem é que o Spotlight pode realizar operações e contas como uma calculadora. Para utilizá-lo como tal, siga estes simples passos:

Passo 1. No campo de busca do Spotlight, digita alguma conta, por exemplo 1+1 ou (5*10)/2. Vamos digitar a segunda operação. Ao fazer as contas manualmente, vemos que (5*10)/2 é 25.

Utilizando o Spotlight para fazer contas (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Utilizando o Spotlight para fazer contas (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 2. Ao observar os itens da busca, pode-se perceber que o primeiro resultado vem da calculadora do Mac OS X e o valor encontrado na busca é o resultado da operação que foi digitada. No caso da nossa operação exemplo, o resultado é 25, como calculamos anteriormente. É importante lembrar que a multiplicação neste sistema é representada pelo símbolo “*” e a divisão pelo símbolo “/”. Agora você pode fazer contas de forma muito mais ágil no seu Mac OS X!

Como encontrar a definição de palavras

Muitas vezes nos encontramos em uma situação onde simplesmente não sabemos o significado de uma determinada palavra. Para buscar pelo significado de uma palavra, siga estes simples passos:

Passo 1. No campo de busca, digite uma palavra, por exemplo, a palavra “move” que quer dizer mover em inglês.

Buscando o significado de uma palavra (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Buscando o significado de uma palavra (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 2. Pode-se observar que um dos resultados da busca possui um símbolo de um pequeno dicionário vermelho. Ao passar o cursor do mouse sobre este resultado, será aberta uma janela com o significado da palavra.

Como pré-visualizar documentos, fotos e e-mails sem ter que abrir os arquivos

O Spotlight possui uma função embutida de pré-visualização. Desta forma, documentos, arquivos PDF, fotos e e-mails podem ser visualizados sem a necessidade de se abrir os arquivos e ver o conteúdo deles. Para fazer isto, siga estes simples passos:

Passo 1. Digite o nome do arquivo que você procura, por exemplo, o arquivo de imagem photo2.

Fazendo uma prévia de um arquivo de foto (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Fazendo uma prévia de um arquivo de foto (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 2. Mova o cursor do mouse sobre o arquivo encontrado e espere uns instantes. Automaticamente o Spotlight exibirá uma prévia do conteúdo.

Como obter informações sobre arquivos e pastas

O Spotlight permite que o usuário explore as propriedades dos arquivos e pastas que ele encontra como resultados de busca. Para fazer isso, siga estes simples passos:

Passo 1. Digite o nome do arquivo ou da pasta que você está procurando. Ao encontrar o que você buscou, coloque o cursor do mouse sobre o resultado desejado.

Observando as propriedades de um arquivo (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Observando as propriedades de um arquivo (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 2. Pressione a combinação de teclas Command + i e será aberta uma janela com as propriedades do arquivo ou pasta que você selecionou. Nesta janela, pode-se visualizar o tipo de arquivo, o tamanho do arquivo, qual o programa utilizado normalmente para abrir o arquivo, etc. No caso de uma foto, pode-se ver também a resolução da foto e o espaço de cores utilizado.

Pronto! Agora você já sabe como verificar o tamanho dos arquivos do seu Mac e como visualizar suas propriedades!

Via Lifehacker

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares