Sistemas Operacionais

23/05/2012 19h15 - Atualizado em 01/06/2012 20h48

Como melhorar a aparência do Ubuntu 12.04

Rafael Moco
por
Da Contém Conteúdo

Neste tutorial, você aprenderá como melhorar a aparência do Ubuntu 12.04. Foi o tempo em que o Linux era um sistema feio e desengonçado. Com a chegada do Ubuntu, muita coisa mudou, inclusive a interface do sistema, que tem se mostrado cada vez mais atraente e funcional. Apesar da simplicidade presente na última versão do sistema operacional, a 12.04, alguns velhos truques ainda podem ser usados para tornar tudo ainda mais interessante.

Interface tradicional do GNOME terá espaço garantido na versão 12.04 do Ubuntu (Foto: Reprodução/OMG Ubuntu!)Ubuntu 12.04 (Foto: Reprodução/OMG Ubuntu!)

Para alternar de maneira significativa a aparência do Ubuntu 12.04 basta que você tenha dois programas instalados, o Compiz e o MyUnity (abaixo você verá como baixá-los). O primeiro modifica a forma como a área de trabalho funciona, adicionando inclusive efeitos especiais, enquanto o segundo modifica o novo launcher do sistema, o Unity.

Pronto para as mudanças?

Passo 1. Primeiramente, instale o Compiz. Para isso, é necessário digitar alguns comandos. Digite terminal na área de inicialização de programas do Ubuntu;

imagem1Digite "terminal" na área de inicialização de programas do Ubuntu (Foto: Reprodução/Rafael Moco)

Passo 2. Em seguida, execute os seguintes comandos, nesa ordem, e um de cada vez:

sudo apt-get install compiz

sudo apt-get install compizconfig-settings-manager

sudo apt-get install compiz-fusion-plugins-extra

sudo apt-get install compiz-plugins-extra

Lembre-se que é necessário digitar a sua senha após cada um dos comandos;

imagem2Excecute os comandos um de cada vez (Foto: Reprodução/Rafael Moco)

Passo 3. Após a instalação, basta digitar "Compiz" na área de inicialização do Ubuntu e, em seguida, clicar no botão do CompizConfig Settings Manager;

imagem3Após a instalação, digite "Compiz" na área de inicialização do Ubuntu (Foto: Reprodução/Rafael Moco)

Passo 4. Existem inúmeras opções disponíveis para mudar a aparência das janelas e o comportamento do Ubuntu como um todo. Por exemplo, na aba Effect, é possível deixar as janelas com aspecto gelatinoso (Wobbly Windows), ou até o útil Window Previews, disponível na aba extras. Lembrando que alguns efeitos exigem que o usuário tenha os drivers de sua placa de vídeo atualizados.

imagem4Opções de alteração de janela e de comportamento do Ubuntu (Foto: Reprodução/Rafael Moco)

Passo 5. Chegou a vez de mudar a aparência do Unity, o novo menu de inicialização de programas do Ubuntu 12.07. Para isso, basta abrir a janela do terinal e digitar sudo apt-get install myunity, entrando com sua senha quando necessário;

Passo 6. Após a instalação, basta digitar MyUnity no inicializador de programas do Ubuntu;

imagem5Para voltar a aparência inicial, basta clicar em Default Settings (Foto: Reprodução/Rafael Moco)

Passo 7. Assim como no Compiz, as modificações disponíveis no MyUnity estão divididas em abas. Com ele é possível alterar a transparência da barra de inicialização, além do menu superior. Também é possível escolher diferentes temas, com ícones diversos. Se você não gostou das mudanças, basta clicar em Default Settings, e tudo voltará ao normal. Experimente!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Amaral
    2012-05-29T13:25:55

    dependendo das coisas que voce habilitar ou desabilitar vai estragar mesmo... tive um trabalhão para restaurar e ainda sim nao ficou a mesma coisa

  • Alan Minusculi
    2012-05-29T13:57:22

    Não vale o risco. Tive que remover o Compiz, reinstalar a Unity e reiniciar todas as configurações do sistema operacional. Tudo em modo texto pq o modo gráfico parou de funcionar depois de instalar isso ai.

  • Joaquim Ribeiro
    2012-05-30T20:05:08

    Eu também tive de reinstalar o sistema do zero. Não vale o risco.

  • Cleber Borges
    2012-07-03T12:28:23

    Galera, fique sabendo: o Compiz NÃO é compatível com o Unity. Já foi alertado sobre os problemas causados por ele na interface do Ubuntu 12.04. NÃO usem Compiz, não vale o risco. caso alguém tenha tido problemas com ele e o lançador e a barra superior simplesmente sumiram, criem um novo usuário, migrem as informações para lá - caso não as tenham no Ubuntu One - e delete a conta velha. Isso resolve o problema invés de instalar do zero.

  • Marcos Rangel
    2012-05-27T17:50:19

    Essa dica ta furada,tive que reinstalar o sistema por causa dela,pelo-menos para mim não deu certo e pior ferrou meu Desktop.