Imagens

03/07/2012 17h01 - Atualizado em 28/02/2014 12h00

Aprenda a criar efeitos HDR com o Photoshop CS6

Rafael Moco
por
Para o TechTudo

Um dos efeitos mais populares entre os fotógrafos é o de HDR. Ele consiste em mesclar na mesma foto, três ou mais exposições diferentes aproveitando os pontos de iluminação com uma maior variedade de tonalidades. O processo original é um pouco complicado, mas o Photoshop CS6 possui uma ferramenta que tenta simular o efeito. Ele funciona da seguinte forma:

Passo 1. Em primeiro lugar, é necessário que você abra uma foto. Ela pode estar em qualquer formato, mas o ideal é que ela tenha uma boa resolução. Isso impedirá a formação de artefatos, aqueles incômodos quadradinhos que aparecem em fotos digitais com qualidade ruim. Outro diferencial é que ela esteja no formato RAW, já que isso garante resultados ainda melhores;

passo1Importe uma foto em cores para o Photoshop (Foto: Reprodução/Rafael Moco).

Passo 2. Para ter acesso ao efeito, basta seguir os seguintes menus: "Image>Adjustments", clicando em seguida em "HDR Toning". De cara já é possível perceber algumas mudanças na imagem, que é atualizada em tempo real. Provavelmente ela ficará um pouco mais clara, com cores fortes e tons de preto atenuados. Não se preocupe, pois é normal que isso ocorra;

passo2Função "HDR Toning" começa o processo do efeito em tempo real (Foto: Reprodução/Rafael Moco)

Passo 3. A janela de ajustes é separada em três divisões distintas: "Edge Glow, Tone and Detail e Advanced". A primeira permite que você defina quão forte é o efeito de “iluminação” das bordas dos objetos. Algumas pessoas não gostam muito deste efeito, e esta é uma excelente maneira de reduzí-lo. Mas é na segunda que grande parte das mudanças são feitas.

Os controles ali presentes alteram não só a quantida de luz na cena, mas a intensidade dela em diferentes locais da imagem. Enquanto isso, a terceira parte permite um juste fino das partes com sombras e também na tonalidade das cores presentes na imagem.

passo3_edgeglowAjuste de iluminação e cores para dar gerar o efeito HDR (Foto: Reprodução/Rafael Moco)

 Passo 4. Se ainda assim você achou complicado ter que lidar com tantos controles, há uma maneira mais fácil e rápida de conseguir bons resultados.

O menu "Presets" possui uma lista de efeitos pré-configurados, e tudo o que você precisa fazer é escolher aquele que mais lhe agrada. Há inclusive a opção de transformar suas imagens em preto e branco com diferentes regulagens de contraste. No fim, ainda é possível alterar os parâmetros de cada preset. Basta escolher um deles e mudar os parâmetros das caixas de ajuste;

passo4_presetsPhotoshop oferece efeitos HDR configurados (Foto: Reprodução/Rafael Moco)

Passo 5. Feitos os ajustes, basta pressionar Ok e aguardar até que o Photoshop faça as mudanças na imagem. O processo é bem rápido e garante resultados diferentes, dependendo da foto usada. Para melhorar ainda mais o efeito, basta usar os controles de Curves e Levels, ambos disponíveis no menu Image seguido de Adjustments.

O resultado final você vê abaixo. A imagem ganhou uma iluminação mais marcada, além de cores saturadas e maior nitidez nos detalhes. Experimente!

final_resultadoMais nitidez e iluminação concentrada (Foto: Reprodução/Rafael Moco)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares