TechTudo

04/07/2012 14h49 - Atualizado em 04/07/2012 14h57

Como criar índices automáticos no Word

Ramon Cardoso Para o TechTudo

Nesta dica, mostraremos como criar um sumário automático no Word 2007. Esta pode ser uma ajuda muito bem-vinda para pessoas que estão fazendo monografias, ou simplesmente desejam formatar grandes documentos de texto no editor de textos da Microsoft.

Como criar índices automáticos no WordComo criar índices automáticos no Word (Reprodução)

Passo 1. Antes de criar o índice, precisamos definir as opções de formatação dos títulos. Para isso, clique na guia “Início” e, dentro do grupo “Estilo”, clique na seta correspondente à opção “Mais”, como mostra a imagem abaixo;

Localizando as opções de títulosLocalizando as opções de títulos (Reprodução/TechTudo)

Passo 2. Em seguida, clique com o botão direito sobre o título desejado (título 1, título 2, título 3) e selecione a opção “Modificar”.

Acessando a tela de formatação de títulosAcessando a tela de formatação de títulos (Reprodução/TechTudo)

Passo 3. Na tela seguinte, escolha a fonte desejada, o tamanho e a cor da letra. Se desejar, clique no botão “Formatar”, no canto inferior esquerdo, para exibir outras opções de formatação (espaçamento, estilo de numeração, parágrafo etc.);

Formatando o estilo dos títulosFormatando o estilo dos títulos (Reprodução/TechTudo)

Passo 4. Agora que você já definiu as opções de cada estilo de título, é hora de marcar os títulos do documento. Para isso, basta selecioná-los e escolher o estilo de título correspondente.

Ex.: títulos com um nível (1) serão marcados como “Título 1”. Títulos com 2 níveis (1.1) serão marcados como “Título 2”. Títulos com 3 níveis (1.1.1) serão marcados como “Título 3”, e assim por diante.

Título de 1 nível marcado como Título 1Título de 1 nível marcado como Título 1 (Reprodução/TechTudo)

Passo 5. Depois de relacionar todos os títulos e subtítulos do documento aos seus respectivos estilos de formatação, escolha o local em que entrará o sumário, ou crie uma página em branco no início do documento;

Passo 6. Em seguida, clique na guia “Referências” e, no canto esquerdo, selecione a opção “Sumário”;

Escolhendo a opção de sumário automáticoEscolhendo a opção de sumário automático (Reprodução/TechTudo)

Passo 7. Escolha uma opção de sumário automático entre os diferentes estilos disponíveis e aguarde enquanto o Word cria o índice do documento para você.

Sumário automático criado pelo WordSumário automático criado pelo Word (Reprodução/TechTudo)

Pronto! Agora você não precisa perder mais várias horas criando manualmente gigantescos índices para os seus documentos. Basta definir as formatações desejadas, identificar os títulos nos textos e escolher uma opção de sumário para que o Word crie um índice automático para você.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero


    TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade