27/07/2012 15h21 - Atualizado em 27/07/2012 15h21

Como criar pasta de compartilhamento no VirtualBox

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Aprenda nesse tutorial do TechTudo como criar uma pasta de compartilhamento no VirtualBox. Esse recurso facilita a troca de arquivos entre a máquina virtual e a real, veja como é fácil.

Passo 1. No computador em que está instalado o VirtualBox, abra o Windows Explorer. Clique na unidade “C:” e depois clique com o botão direito em uma área vazia do lado direito da tela. Escolha a opção “Novo” e depois “Pasta”, em seguida nomeie a pasta criada como “compartilhamento”;

Criando a pasta que será compartilhada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando a pasta que será compartilhada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. No VirtualBox, selecione a máquina virtual do Windows 7 e clique no botão “Configurações”;

Acessando as configurações da maquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações da maquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Dentro de “Configurações”, clique no item “Pastas compartilhadas”. Clique no ícone com uma pasta e um sinal de adição, no lado direito, para adicionar uma pasta compartilhada;

Acessando as pastas compartilhadas da maquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as pastas compartilhadas da maquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na janela “Acrescentar Compartilhamento”, digite o endereço da pasta criada no primeiro campo (C:\compartilhamento) e o nome do compartilhamento no segundo campo. Marque a opção “Montar automaticamente” e clique no botão “OK”. De volta à janela de “Configurações”, clique em “OK” para fechá-la;

Adicionando uma pasta compartilhada na maquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Adicionando uma pasta compartilhada na maquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na janela principal do VirtualBox, selecione a máquina virtual do Windows 7 e clique no botão “Iniciar”. Aguarde até aparecer a área de trabalho do Windows;

Iniciando a maquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a maquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na janela da máquina virtual, clique no menu “Dispositivos” e depois na opção “Instalar Adicionais para Convidado…”;

Iniciando a instalaçao de adicionais na maquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a instalaçao de adicionais na maquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Aparecerá uma janela de “Reprodução Automática”, clique no item “Executar VBoxWindowsAdditions.exe” para iniciar a instalação. Se o Windows pedir autorização para executar, clique em “Sim” ou digite a senha de administrador;

Clique em “Executar VBoxWindowsAdditions.exe” para iniciar a instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clique em “Executar VBoxWindowsAdditions.exe” para iniciar a instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Na janela de instalação, clique em “Next”, nas duas primeiras telas, e em “Install”, na terceira;

Clique em "Install" na terceira tela (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clique em "Install" na terceira tela (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Todas as vezes que aparecer uma janela do Windows perguntando se “Deseja instalar esse software de dispositivo?”, clique em “Instalar”;

Clique em “Instalar” (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clique em “Instalar” (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 10. Na última tela, clique em “Finish” e a máquina virtual será reiniciada;

Finalizabndo a instalação e reiniciando a máquina (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Finalizabndo a instalação e reiniciando a máquina (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 11. Depois que o Windows da máquina virtual reiniciar, clique no botão “Iniciar”, depois com o botão direito do mouse em “Computador” e escolha a opção “Mapear unidade de rede…”, no menu que aparecer;

Iniciando o mapeamento da pasta compartilhada na máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o mapeamento da pasta compartilhada na máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 12. Na janela que aparecer, digite \\vboxsvr\compartilhamento e clique em “Concluir”;

Digitando os dados da pasta compartilhada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Digitando os dados da pasta compartilhada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 13. Aparecerá a pasta que foi compartilhada no passo 6.

Pasta compartilhada na maquina real e na virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) Pasta compartilhada na maquina real e na virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto. Com esse compartilhamento ativo, agora será muito fácil modificar e trocar arquivos na máquina real e na virtual.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Andre
    2014-11-07T21:41:48

    Boa noite, estou com problemas no passo 12 aparece uma mensagem para verificar a ortografia \\vboxsvr\compartilhamento, ele não esta reconhecendo mas esta correta.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Agnaldo Lucindo
    2014-05-16T14:10:20

    Eu uso ubuntu e como eu faço pra compartilhar um arquivo se eu instalar um outro linux no virtualbox?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário