Sistemas Operacionais

17/07/2012 10h35 - Atualizado em 25/03/2013 11h26

Como ouvir podcasts pelo Android

Laura Loenert
por
Para o TechTudo

O podcast é um tipo de mídia digital que consiste em arquivos de áudio alimentados e atualizados por feeds RSS. Segundo a Wikipedia, o termo é um neologismo derivado das palavras “broadcast” (radiodifusão) e “pod”, esta última emprestada do sucesso dos iPods, e também pelo fato dos podcasts serem usualmente acionados via dispositivos móveis, como celulares.

Selecionamos alguns dos aplicativos de podcast mais populares para celulares Android e ensinaremos como baixá-los, destacando as principais funções de cada um para que você possa fazer a escolha do app que melhor atenda às suas necessidades.

Vamos começar pelo Listen, aplicativo padrão para podcasts do Android. Para instalar, acesse nosso tutorial. Na opinião dos usuários, trata-se de um app com interface bastante simples e funcionalidades básicas de um player de podcast, com integração com o Google Reader. Como contras, não possui versão em português nem pesquisa arquivos para esse idioma, e pode apresentar conflito com o Google Music Player na reprodução de áudio.

BeyondPod Podcast Manager

O BeyondPod é um gerenciador de podcast completo: lê feeds RSS, faz o download do arquivo de áudio, tem integração com o Google Reader e usa um organizador de podcasts em categorias e playlists. Também oferece comandos para exclusão de arquivos e controle de armazenamento de espaço na memória. Outras funcionalidades incluem avançar de um ponto a outro, bastante útil para pular anúncios comerciais indesejados.

Quem gosta de ver vídeos na tela do celular pode baixar vários deles de uma vez e acessá-los offline, ou usar o streaming direto, para acessar vídeos sem precisar fazer download dos arquivos. Os contras do aplicativo na avaliação dos usuários são poucos, e basicamente se resumem ao fato de ainda não existir uma versão em português.

Listagem de feeds para reprodução (Foto: Divulgação)Listagem de feeds para reprodução (Foto: Divulgação)

Passo 1. Para instalar o BeyondPod Podcast Manager, faça primeiramente uma busca pelo aplicativo na Play Store. Em seguida, baixe e instale no seu Android. Caso ainda não tenha uma conta do Google associada, será levado a uma página de autenticação, onde deve entrar com seu login e senha. O resto fica por conta do aplicativo, que é bem intuitivo.

Passo 2. Assim que for instalado, selecione a opção “Add Feed” (adicionar feeds) para fazer uma busca pelo conteúdo desejado, navegue pelos feeds mais populares, importe feeds do Google Reader ou de um arquivo do SD card do seu Android.

Vale lembrar que o BeyondPod é gratuito apenas nos 7 primeiros dias de uso, ao longo dos quais o usuário terá acesso à versão Lite do app, porém com acesso a todos os recursos da versão Pro. Após esse período, o usuário terá acesso a funcionalidades básicas da versão Lite, gratuita, ou deverá pagar R$ 14,24 pela chave de acesso à versão Pro, chamada BeyondPod Unlock Key, acionada automaticamente após o download.

MortPlayer Audio Books

O MortPlayer é gratuito e tem uma avaliação tão positiva dos usuários que muitos deles acabam fazendo uma doação à Mirko Schenk, desenvolvedora do aplicativo. É uma
boa opção para aqueles que gostam de apps com inúmeros recursos e widgets. O destaque vai para a reprodução de áudio por pastas, qualidade de som e controle preciso de ações, como salvamento automático e recuperação de uma faixa exatamente no ponto onde foi executada pela última vez. Também fornece um refinamento de ações executadas para os últimos 10 eventos (onde o usuário apertou o play, parou, foi interrompido por uma ligação no celular, ativou o despertador etc). Praticamente sem contras, a não ser – novamente – a falta de uma versão do app em português.

Tela de reprodução do podcast (Foto: Divulgação)Tela de reprodução do podcast (Foto: Divulgação)

Passo 1. Para instalar o MortPlayer Audio Books, baixe e instale o app no seu Android.

Passo 2. Ao abrir o aplicativo, o usuário será instruído a selecionar uma pasta principal de onde de onde serão executados os arquivos de áudio. A maioria das preferências já vêm pré-selecionadas, incluindo a principal delas, que é a ordenação de faixas
inteligente, pelo número da faixa, título ou nome do arquivo (por ordem alfabética). A qualquer momento o usuário poderá deletar, exportar ou importar favoritos ou editar preferências como busca de faixas, exclusão de arquivo, envio por e-mail ou alteração das configurações iniciais, bastando para isso acionar o botão logo abaixo do nome da faixa que estiver sendo reproduzida.

 

 

Listagem de download de feeds (Foto: Divulgação)Listagem de download de feeds (Foto: Divulgação)

DoggCatcher Podcast Player

O app custa R$ 10,16 e, diferentemente do BeyondPod, não possui versão trial (de teste). A instalação é bem simples, basta entrar com os dados do cartão de crédito (internacional apenas) e efetuar a compra que o aplicativo fará todo o trabalho de configuração para o usuário. Na opinião dos usuários, o streaming funciona bem tanto no Wi-Fi como no 3G. Quase não há avaliações negativas, exceto pela falta de opções de widgets para o player e de um equalizador de som.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vilmar Brazão
    2015-11-05T22:27:28

    Top este artigo