19/07/2012 14h20 - Atualizado em 19/07/2012 14h20

Como rastrear um celular?

Camila Porto
por
Para o TechTudo

Você já precisou rastrear um celular alguma vez na vida? Seja qual for a ocasião, certas situações que afetem diretamente a segurança de alguém poderiam ser facilmente contornadas com o recurso de localização em mãos. Como hoje os smartphones se tornaram um dos objetos mais desejados e, ao mesmo tempo, presentes na vida das pessoas, é possível preparar o aparelho para que ele possa ser buscado quando necessário.

Graças a este recurso, frequentemente lemos notícias de ladrões que foram pegos depois de roubar um smartphone e dedurados por seus dispositivos de localização. Além disso, o localizador pode também ser usado por pais preocupados com a segurança de seus filhos. Tudo isso em poucos passos e, melhor, sem custo algum. Veja a seguir como configurar um celular para ser encontrado em qualquer lugar do mundo.

- Para rastrear um iPhone;

- Para rastrear um smartphone com Android;

- Para rastrear um smartphone com Windows Phone.

Aprenda a rastrear um smartphone, seja ele um Windows Phone, iPhone ou Android (Foto: Allan Melo / TechTudo)Aprenda a rastrear um smartphone, seja ele um Windows Phone, iPhone ou Android (Foto: Allan Melo / TechTudo)

- iPhone

Passo 1. O primeiro passo é criar e configurar o iCloud no dispositivo. Para saber como criar a sua conta no iCloud, acesse o tutorial “Como criar uma conta no iCloud.

Passo 2. Em seguida, acesse a área de “Ajustes” do seu dispositivo Apple e vá até a opção “iCloud”, e insira os dados de cadastro da conta.

Acesso ao iCloudAcesso ao iCloud (Foto: Reprodução)

Passo 3. Habilite a opção “Buscar dispositivo”, caso você esteja usando um iPhone, iPad ou iPod Touch, depois de realizar o login.

Passo 4. O Serviço de Localização também precisa estar ativado. Selecione a opção na área de “Ajustes” e ative-o.

- Como buscar o dispositivo

Para acompanhar a localização do portador do aparelho, siga os passos a seguir:

Passo 5. Acesse o site do iCloud e use seu login. Depois, selecione a opção “Buscar iPhone”.

Passo 6. Em um mapa, será exibido a localização exata do seu dispositivo.

Localizar o dispositivo em um mapaLocalizar o dispositivo em um mapa (Foto: Reprodução)

Passo 7. Se você quiser enviar uma mensagem para o dono do aparelho, clique no “i”, ao lado do nome do dispositivo no mapa.

Passo 8. Defina como deseja se comunicar: "Reproduzir som" (ótimo para o caso de você ter perdido o iPhone em algum lugar, como dentro de casa) ou "Enviar mensagem" (para a pessoa que estiver com o seu iPhone). É possível também "Bloquear o aparelho" (impedindo o acesso aos seus dados) ou limpar os dados do aparelho, zerando-o por completo. Estas duas últimas opções são úteis, especialmente, em casos de roubo.

Exibir mensagens remotamenteExibir mensagens remotamente (Foto: Reprodução)

O recurso, sem dúvida, é muito interessante e útil, tanto no acompanhamento dos seus filhos ou em caso de roubos. Porém, lembre-se que o dispositivo só será encontrado se estiver conectado à internet. Por isso, se ele tiver apenas conexão via Wi-Fi, você dependerá dele ser conectado a uma rede para ser localizado.


- Android

Passo 1. Baixe o aplicativo Life360 em seu smartphone, tablet ou PC (há versão desse app para iPhone, também).

Passo 2. Instalado em seu smartphone ou tablet, siga as instruções para se cadastrar na rede. Insira seus dados, como nome, e-mail e senha.

Life 360, para monitorar o seu smartphone com Android (Foto: Divulgação)Life 360, para monitorar o seu smartphone com
Android (Foto: Divulgação)

Passo 3. O aplicativo também fará sugestões de contatos com base em sua lista de contatos do e-mail. Uma vez cadastrado, todos os seus amigos aparecerão na parte de baixo da tela.

Passo 4. Faça um “Check-in” para dizer que está tudo bem. Para isso, simplesmente toque no botão verde com um sinal em “V”. Também é possível enviar uma mensagem como “estou estudando na casa do pedro” que aparecerá como um balão em cima do seu ícone.

Passo 5. É possível enviar um alerta para toda a família tocando no botão vermelho. Caso você ou alguém de sua família esteja incapacitado de falar, esse botão enviará uma mensagem de texto, um e-mail, e ligará para cada um dos contatos da família.

Passo 6. Você também pode enviar requisições, solicitando que o aplicativo te mostre a localização da pessoa. Para isso toque no ícone de qualquer pessoa no seu mapa e em seguida clique na opção “Request”. Para que essa funcionalidade esteja ativa, a outra pessoa precisa ter concordado com isso.

Passo 7. Você também pode acessar a rede Life360 através de qualquer computador ou notebook e receber as informações sobre a localização dos seus parentes direto do navegador. Basta acessar o site life360.com e fazer o login com os mesmos dados que foram inseridos anteriormente.

Life360 Family Locator fornece-se informações baseado na tecnologia de rastreamento GPS ou rede 3G, por isso é essencial que o smartphone esteja ligado e com o app logado em sua conta. Caso contrário, o aplicativo exibirá apenas o último local onde a pessoa fez um “check-in”.

Além deste app, no Android existem várias outras soluções criadas por empresas de segurança virtual. Vale destacar, dentre eles, o ESET Mobile Security e o Norton Antivirus & Security, que além de te proteger de vírus e malwares, também possuem a função de rastreamento, gratuitamente.

Pode-se acessar o site direto de qualquer navegador (Foto: Reprodução) (Foto: Pode-se acessar o site direto de qualquer navegador (Foto: Reprodução))Pode-se acessar o site direto de qualquer navegador (Foto: Reprodução)


- Windows Phone

Passo 1. Para ter acesso ao localizador, acesse o site do Windows Phone.

Passo 2. Clique em “Entrar” e faça o login no site usando o Windows ID relacionado ao telefone que você deseja encontrar.

Passo 3. Clique em “Meu Telefone” e, em seguida, na próxima janela, clique em “Localizar Meu Telefone”.

Acesse seu telefone no site do Windows Phone (Foto: Acesse seu telefone no site do Windows Phone)Acesse seu telefone no site do Windows Phone (Foto: Reprodução)

Passo 4. Na página seguinte, clique em “Localizar Meu Telefone”.

Localizando seu telefone no site Windows Phone (Foto: Localizando seu telefone no site Windows Phone)Localizando seu telefone no site Windows Phone (Foto: Reprodução)

Passo 5. Quando localizado, o dispositivo é exibido em um mapa.

Dispositivo exibido em um mapa (Foto: Dispositivo exibido em um mapa)Dispositivo exibido em um mapa (Foto: Reprodução)

Passo 6. Para ser localizável, o aparelho precisa estar conectado à internet. Se no momento da localização ele não estiver, insira um endereço de e-mail para ser avisado posteriormente sobre a localização do telefone.

Seja avisado por email (Foto: Seja avisado por email)Seja avisado por email (Foto: Reprodução)

Com este excelente recurso, você pode ficar de olho na localização do seu filho a partir de qualquer computador com conexão à internet. Mais uma ajudinha na hora de monitorar os passos do seu filho ou do seu celular, em caso de roubo ou perda.

*Colaborou Dário Coutinho com a dica para Android.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • ANDRE PINTO
    2013-10-14T11:52:10

    NAo consegui encontrar o ta " I " ao lado do nome pra mandar mensagem no caso do IPHONE.... Afinal, tem ou nao a função de mandar mensagem pro IPHONE a ser localizado???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Afonso Nonato
    2013-04-30T04:20:28

    ahscell Eletronicos,como posso rastrear um celular hummei pelo IMEI, existe algum programa que eu possa instalar no aparelho por imei-sms

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cláudio Farias
    2012-07-20T09:40:28

    Para Windows Phone sem dúvidas é o melhor localizador.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Oliveira
    2013-10-14T10:14:01

    tenho um Nokia 500 será que é possivel colocar esse rastreador?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Nascimento
    2012-07-19T23:12:44

    tenho um lumia 710 e não funciona

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ueverson Souza
    2012-07-19T16:04:23

    Uso o AVG Pro Antivirus ... Funciona contra Virus, faz backup's, bloqueia e encerra app's e ainda pode rastrear o smart ;D

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo
    2012-07-20T00:10:16   , respondido respondido 2013-10-30T11:20:51

    E um celular V3 tem com rastrea-lo ou soh smartphone celular de riquinho?? kkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gustavo
      2012-07-20T00:10:16   , respondido respondido 2013-10-30T11:20:51

      Leonardo Quissak, pegou pesado heim! kkk Mas falando sério, aqui em Brasília onde o custo de vida é bem alto e só tem playboy cheio da grana, você ver direto nos shopping de alto nivel aqui em Brasília muitos playboys com grana e carrão andando de Havainas daquelas com a bandeirinha do brasil e é 100% você ver isso do que achar alguém falando no shopping de V3, sério mesmo kkkkkk. "Gustavo", smartphone não é só pra rico não meu caro, compra um smartphone Nokia e63 por R$200,00 usado que vc já fica bem na fita é o smart mais barato da nokia, vendi o meu por esse preço e estou com um N8. lol

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gustavo
      2012-07-20T00:10:16   , respondido respondido 2013-10-30T11:20:51

      Leonardo Quissak Não fala isso pro cara. Periga o par de Havaianas custar mais que o V3 dele...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Charles Paula
    2012-07-19T23:04:07   , respondido respondido 2013-10-30T11:20:51

    Para Android o melhor comprovadamente é o Cerberus, fica gravado na memória rom do celular, não adianta trocar o chip, nem atualizar o sistema operacional, nem mesmo deixar o celular desligado, ele liga o celular sozinho e rastreia o celular mesmo com chip de outra operadora.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Charles Paula
      2012-07-19T23:04:07   , respondido respondido 2013-10-30T11:20:51

      Essa funcionabilidade do Cerberus, via rom, precisa de acesso root, sugeri o life360 no artigo por ser simples, mas com certeza esse Cerberus é uma excelente alternativa.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Maurilio Marinho
    2012-07-19T20:11:44

    Tenho um lumia 800 mais o rastreamento não funciona quando o aparelho esta desligado e quando esta ligado o sistema não localiza com muita precisão como o android mais eles ainda chegam la ....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Samir Carlotto
    2012-07-20T11:00:27   , respondido respondido 2013-10-30T11:20:50

    Boa opção e simples é o AntiFurto Droid (para Android). Vc localiza inclusive mandando um SMS de qualquer celular (mesmo sem ser smartphone) e ainda vc cadastra outro número para ser avisado cao o CHIP seja trocado. O Google Latitute é outra ótima opção para localizar contatos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Samir Carlotto
      2012-07-20T11:00:27   , respondido respondido 2013-10-30T11:20:50

      samir me tire uma duvida o meu celular foi roubado e eu instalei o antthefandroid ma s nao estou conseguindo rastrear como faço?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Newton Monteiro
    2012-07-20T03:14:38   , respondido respondido 2013-10-30T11:20:50

    Para android sem sombras de duvida é o Cerberus... que possui funcionalidades e camadas de seguranças que vão muito alem do "eu estou bem" do life360, que ate duvido que seja um aplicativo voltado para perdas e furtos... o Cerberus alem de ficar oculto no smartphone mesmo que o sujeito troque de chip ou memoria SD, não adiantara, o programa enviara o novo numero do chip permitindo o restabelecimento da conexão.. e se por acaso tentar desinstalar o programa só sai com uma confirmação de senha ou pelo site atravez de sua conta, em fim paguei por ele e vale muito a pena!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Newton Monteiro
      2012-07-20T03:14:38   , respondido respondido 2013-10-30T11:20:50

      CERBERUS com certeza! Infinitamente melhor que life360. Tem inúmeras funcionalidades em que se pode ser realizada de um terminal (desktop, laptop ou outro celular) como: formatar o celular, tirar foto do bandido quando tocar na tela, filmar, gravar voz, rastrear pelo mapa do google maps e muitas outras.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • LUIZ AMORIM
    2012-07-19T16:52:14

    Uma amiga minha foi assaltada um dia desses e o Ladrão tentou a todo custo tirar o Chip do iPhone. Perguntou também pelo GPS. Não sabemos se ele tirou o chip ou manteve o telefone desligado. O fato é que ainda não conseguiram encontrar o telefone no mapa.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roberto Rocha
    2013-09-18T10:29:25   , respondido respondido 2013-10-30T11:20:49

    Como assim sem custo nenhum? em? Presta atenção!!! Pessoal,tem que ter acesso a interne pós paga.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Roberto Rocha
      2013-09-18T10:29:25   , respondido respondido 2013-10-30T11:20:49

      não precisa ser obrigatoriamente Pos Paga ... eu tenho um Pre Pago e fico conectado no 3G o dia inteiro e funciona de boa....

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Jose Junior
    2013-02-12T01:31:14   , respondido respondido 2013-10-30T11:20:49

    Aqui nos estados unidos tem um que eu uso no meu samsung galaxy s3 muito bom, chamado lookout, ele eh pago mas eh muito bom, ja me roubaram um telefone e eu achei o canalha no dia seguinte, basta saber se esse sistema reconhece os mapas do Brasil

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jose Junior
      2013-02-12T01:31:14   , respondido respondido 2013-10-30T11:20:49

      Ahscell Eletronicos como entro em contato com vc?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Ahscell Eletronicos
    2012-07-20T09:44:55   , respondido respondido 2013-10-30T11:20:49

    Alo galera nao se iludam Sou profissional na area e digo qualquer aparelho pode ser rastreado pelo imei deso nokia 1100 lanterninha ao mais novos,alias foi assim que a policia chegou aos policias que mataram akela juiza lembram nao adianta se a policia quisesse mesmo acabar ou diminuir o roubo de celulares era facil eles é que nao quererm agora falando de smartphones se for android uma full flash aplicada acaba com as esperanças de rastreamento via esses progaminhas no iphone tbm a questão dele é que a apple se preucupa com os usuarios e atraves do imei rasteia o atc ok

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ahscell Eletronicos
      2012-07-20T09:44:55   , respondido respondido 2013-10-30T11:20:49

      Nao cheguei a fazer a conta no icloud*

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ahscell Eletronicos
      2012-07-20T09:44:55   , respondido respondido 2013-10-30T11:20:49

      Oi Ahscell Eletronicos, o meu iphone tb foi roubado, mas cheguei a fazer a conta no Icloud.. É possivel fazer o rastreamento pelo IMEI.. como? Agradecida

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Wagner Alves
    2012-07-20T00:52:48

    perdi o meu windows phone em um restaurante mas quando rastreei ja era tarde demais, tava em outro estado ...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Claudio Santos
    2012-07-19T18:26:36

    Pra acabar com isso a melhor coisa que se pode fazer é cancelar o IMEI do celular. TODOS devem anotar o IMEI em algum lugar para cancelar, além do chip, o aparelho.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Miriam Louro
    2012-07-19T16:21:22

    Tudo funciona muito bem SE o seu chip permanece no celular. No caso do Android, se trocar o chip, ele pede para entrar com a senha da conta de sincronismo novamente. Se nao fizer, nao vai logar. Falei bobagem? Ou bobagem é o ladrao roubar o celular e ter a burrice de continuar com o seu chip nele? Até a questao de ligar para as operadoras pedindo bloqueio de IMEI é ineficaz, já que existem programas que alteram o numero de IMEI. Infelizmente, quando se ouve "perdeu!", voce perdeu mesmo. Se falo bobagem, me esclarecam por favor.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sérgio Andrade
    2012-08-30T13:33:02

    Camila, voce poderia dizer como se insere numeros de telefones no Life360? Parece que o padrão aceito é só o americano. Grato!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcello Alves
    2012-07-19T20:54:12

    hOJE NO MERCADO TEM PROGRAMAS MELHORES QUE ESSES OFERECIDOS PELAS EMPRESAS QUE PRODUZEM O APARELHO. PESQUISEM E VERÃO. MESMO SE O LADRÃO TROCAR O CHIP VC VAI CONTINUAR RECEBENDO A LOCALIZAÇÃO DO APARELHO.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário