TechTudo

19/07/2012 14h20 - Atualizado em 19/07/2012 14h20

Como rastrear um celular?

Camila Porto Para o TechTudo

Você já precisou rastrear um celular alguma vez na vida? Seja qual for a ocasião, certas situações que afetem diretamente a segurança de alguém poderiam ser facilmente contornadas com o recurso de localização em mãos. Como hoje os smartphones se tornaram um dos objetos mais desejados e, ao mesmo tempo, presentes na vida das pessoas, é possível preparar o aparelho para que ele possa ser buscado quando necessário.

Graças a este recurso, frequentemente lemos notícias de ladrões que foram pegos depois de roubar um smartphone e dedurados por seus dispositivos de localização. Além disso, o localizador pode também ser usado por pais preocupados com a segurança de seus filhos. Tudo isso em poucos passos e, melhor, sem custo algum. Veja a seguir como configurar um celular para ser encontrado em qualquer lugar do mundo.

- Para rastrear um iPhone;

- Para rastrear um smartphone com Android;

- Para rastrear um smartphone com Windows Phone.

Aprenda a rastrear um smartphone, seja ele um Windows Phone, iPhone ou Android (Foto: Allan Melo / TechTudo)Aprenda a rastrear um smartphone, seja ele um Windows Phone, iPhone ou Android (Foto: Allan Melo / TechTudo)

- iPhone

Passo 1. O primeiro passo é criar e configurar o iCloud no dispositivo. Para saber como criar a sua conta no iCloud, acesse o tutorial “Como criar uma conta no iCloud.

Passo 2. Em seguida, acesse a área de “Ajustes” do seu dispositivo Apple e vá até a opção “iCloud”, e insira os dados de cadastro da conta.

Acesso ao iCloudAcesso ao iCloud (Foto: Reprodução)

Passo 3. Habilite a opção “Buscar dispositivo”, caso você esteja usando um iPhone, iPad ou iPod Touch, depois de realizar o login.

Passo 4. O Serviço de Localização também precisa estar ativado. Selecione a opção na área de “Ajustes” e ative-o.

- Como buscar o dispositivo

Para acompanhar a localização do portador do aparelho, siga os passos a seguir:

Passo 5. Acesse o site do iCloud e use seu login. Depois, selecione a opção “Buscar iPhone”.

Passo 6. Em um mapa, será exibido a localização exata do seu dispositivo.

Localizar o dispositivo em um mapaLocalizar o dispositivo em um mapa (Foto: Reprodução)

Passo 7. Se você quiser enviar uma mensagem para o dono do aparelho, clique no “i”, ao lado do nome do dispositivo no mapa.

Passo 8. Defina como deseja se comunicar: "Reproduzir som" (ótimo para o caso de você ter perdido o iPhone em algum lugar, como dentro de casa) ou "Enviar mensagem" (para a pessoa que estiver com o seu iPhone). É possível também "Bloquear o aparelho" (impedindo o acesso aos seus dados) ou limpar os dados do aparelho, zerando-o por completo. Estas duas últimas opções são úteis, especialmente, em casos de roubo.

Exibir mensagens remotamenteExibir mensagens remotamente (Foto: Reprodução)

O recurso, sem dúvida, é muito interessante e útil, tanto no acompanhamento dos seus filhos ou em caso de roubos. Porém, lembre-se que o dispositivo só será encontrado se estiver conectado à internet. Por isso, se ele tiver apenas conexão via Wi-Fi, você dependerá dele ser conectado a uma rede para ser localizado.


- Android

Passo 1. Baixe o aplicativo Life360 em seu smartphone, tablet ou PC (há versão desse app para iPhone, também).

Passo 2. Instalado em seu smartphone ou tablet, siga as instruções para se cadastrar na rede. Insira seus dados, como nome, e-mail e senha.

Life 360, para monitorar o seu smartphone com Android (Foto: Divulgação)Life 360, para monitorar o seu smartphone com
Android (Foto: Divulgação)

Passo 3. O aplicativo também fará sugestões de contatos com base em sua lista de contatos do e-mail. Uma vez cadastrado, todos os seus amigos aparecerão na parte de baixo da tela.

Passo 4. Faça um “Check-in” para dizer que está tudo bem. Para isso, simplesmente toque no botão verde com um sinal em “V”. Também é possível enviar uma mensagem como “estou estudando na casa do pedro” que aparecerá como um balão em cima do seu ícone.

Passo 5. É possível enviar um alerta para toda a família tocando no botão vermelho. Caso você ou alguém de sua família esteja incapacitado de falar, esse botão enviará uma mensagem de texto, um e-mail, e ligará para cada um dos contatos da família.

Passo 6. Você também pode enviar requisições, solicitando que o aplicativo te mostre a localização da pessoa. Para isso toque no ícone de qualquer pessoa no seu mapa e em seguida clique na opção “Request”. Para que essa funcionalidade esteja ativa, a outra pessoa precisa ter concordado com isso.

Passo 7. Você também pode acessar a rede Life360 através de qualquer computador ou notebook e receber as informações sobre a localização dos seus parentes direto do navegador. Basta acessar o site life360.com e fazer o login com os mesmos dados que foram inseridos anteriormente.

Life360 Family Locator fornece-se informações baseado na tecnologia de rastreamento GPS ou rede 3G, por isso é essencial que o smartphone esteja ligado e com o app logado em sua conta. Caso contrário, o aplicativo exibirá apenas o último local onde a pessoa fez um “check-in”.

Além deste app, no Android existem várias outras soluções criadas por empresas de segurança virtual. Vale destacar, dentre eles, o ESET Mobile Security e o Norton Antivirus & Security, que além de te proteger de vírus e malwares, também possuem a função de rastreamento, gratuitamente.

Pode-se acessar o site direto de qualquer navegador (Foto: Reprodução) (Foto: Pode-se acessar o site direto de qualquer navegador (Foto: Reprodução))Pode-se acessar o site direto de qualquer navegador (Foto: Reprodução)


- Windows Phone

Passo 1. Para ter acesso ao localizador, acesse o site do Windows Phone.

Passo 2. Clique em “Entrar” e faça o login no site usando o Windows ID relacionado ao telefone que você deseja encontrar.

Passo 3. Clique em “Meu Telefone” e, em seguida, na próxima janela, clique em “Localizar Meu Telefone”.

Acesse seu telefone no site do Windows Phone (Foto: Acesse seu telefone no site do Windows Phone)Acesse seu telefone no site do Windows Phone (Foto: Reprodução)

Passo 4. Na página seguinte, clique em “Localizar Meu Telefone”.

Localizando seu telefone no site Windows Phone (Foto: Localizando seu telefone no site Windows Phone)Localizando seu telefone no site Windows Phone (Foto: Reprodução)

Passo 5. Quando localizado, o dispositivo é exibido em um mapa.

Dispositivo exibido em um mapa (Foto: Dispositivo exibido em um mapa)Dispositivo exibido em um mapa (Foto: Reprodução)

Passo 6. Para ser localizável, o aparelho precisa estar conectado à internet. Se no momento da localização ele não estiver, insira um endereço de e-mail para ser avisado posteriormente sobre a localização do telefone.

Seja avisado por email (Foto: Seja avisado por email)Seja avisado por email (Foto: Reprodução)

Com este excelente recurso, você pode ficar de olho na localização do seu filho a partir de qualquer computador com conexão à internet. Mais uma ajudinha na hora de monitorar os passos do seu filho ou do seu celular, em caso de roubo ou perda.

*Colaborou Dário Coutinho com a dica para Android.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • ANDRE PINTO
    2013-10-14T11:52:10

    NAo consegui encontrar o ta " I " ao lado do nome pra mandar mensagem no caso do IPHONE.... Afinal, tem ou nao a função de mandar mensagem pro IPHONE a ser localizado???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Afonso Nonato
    2013-04-30T04:20:28

    ahscell Eletronicos,como posso rastrear um celular hummei pelo IMEI, existe algum programa que eu possa instalar no aparelho por imei-sms

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cláudio Farias
    2012-07-20T09:40:28

    Para Windows Phone sem dúvidas é o melhor localizador.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Oliveira
    2013-10-14T10:14:01

    tenho um Nokia 500 será que é possivel colocar esse rastreador?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Nascimento
    2012-07-19T23:12:44

    tenho um lumia 710 e não funciona

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade