Editores

29/08/2012 14h43 - Atualizado em 29/08/2012 18h50

Como aplicar o efeito Bokeh a suas fotos usando o Photoscape?

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Para os fotógrafos, o efeito Bokeh é tido quando o fundo de uma imagem está fora de foco o bastante para vermos formas circulares, geradas devido ao formato de abertura da lente. Popularmente, o Bokeh ficou conhecido como “efeito bolha” por causa das formas redondas. Para aplicá-lo digitalmente não é preciso ser um expert: basta usar o Photoscape e seguir o passo a passo deste tutorial que o TechTudo preparou para você.

Passo 1. Abra o Photoscape e carregue a imagem em que deseja aplicar o efeito Bokeh;

Inicie o Photoscape no menu "Editor" (Foto: Reprodução)Inicie o Photoscape no menu "Editor" (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Na aba “Início”, clique no botão “Filtro” e selecione “Efeito Filme” > “Processo cruzado – Médio”;

Efeito filme irá escurecer a foto original (Foto: Reprodução)Efeito filme irá escurecer a foto original (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Ao fazer o passo acima, repare que a foto ficou mais escura. Agora clique em “Brilho, Cor”, ainda na aba “Início”. Na janela aberta, defina a exposição como 1.60 e clique em “Ok”;

Dê um clique simples no botão "Brilho, Cor" para aparecer a janela acima (Foto: Reprodução)Dê um clique simples no botão "Brilho, Cor" para aparecer a janela acima (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Abra a aba “Objeto” e clique em “Fotografia”, o primeiro ícone deste menu;

Ícone é representado por uma montanha verde com um sol (Foto: Reprodução)Ícone é representado por uma montanha verde com um sol (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Selecione a imagem com as bolhas, que dará o efeito Bokeh, e clique em “Abrir”;

Imagem com as bolhas dará o efeito desejado (Foto: Reprodução)Imagem com as bolhas dará o efeito desejado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Imagem que usaremos para simular o efeito Bokeh (Foto: Reprodução)Imagem que usaremos para simular o efeito Bokeh (Foto: Reprodução)

Passo 6. Na janela que será aberta, mude a opacidade para 64 e clique em “Ok”;

Foto das bolhas ficará translúcida (Foto: Reprodução)Foto das bolhas ficará translúcida (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Agora redimensione a imagem de forma que ela fique do mesmo tamanho que a primeira;

Adeque o tamanho da foto com o cursor do mouse (Foto: Reprodução)Adeque o tamanho da foto com o cursor do mouse (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

A sua foto com o efeito Bokeh está pronta. Basta salvá-la no seu computador e usá-la como quiser.

Efeito Bokeh pronto (Foto: Reprodução)Efeito Bokeh pronto (Foto: Reprodução)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marina Pontes
    2012-08-31T11:01:50

    OI OI OI