Sistemas Operacionais

22/08/2012 11h35 - Atualizado em 21/08/2013 14h25

Como economizar a bateria de um celular Android sem instalar aplicativos?

Rafael Jandre
por
Para o TechTudo

Os smartphones que rodam Android são consumidores ávidos de bateria. No entanto, é possível diminuir o consumo de recursos e garantir algumas horas extras de utilização sem precisar instalar aplicativos de gerenciamento. Sabendo disso, o TechTudo preparou uma lista com 15 passos simples, mas que, no fim das contas, vão gerar economia no consumo de bateria do seu smartphone. Veja abaixo:

Só ative WI-FI, GPS e Bluetooth quando precisar (Foto: Reprodução/Rafael Jandre)Só ative Wi-Fi, GPS e Bluetooth quando precisar
(Foto: Reprodução/Rafael Jandre)

Passo 1. Desative Wi-Fi, GPS e Bluetooth de seus aparelhos. Quando não está conectado a uma rede Wi-Fi, o celular realiza buscas por novas redes o tempo todo, gerando consumo desnecessário de bateria. O mesmo vale para o Bluetooth. Já o GPS só deve ser ativado quando for útil para algum aplicativo, como o Google Maps.

Passo 2. Desative o “Fast dormancy” do seu aparelho. A tecnologia mantem o seu smartphone Android em um estado intermediário entre atividade e inatividade na rede 3G, despertando de forma mais rápida e enviando menos sinais de conexão na rede. Entretanto, o 3G do Brasil não está preparado para esta tecnologia ainda. Para desativar, digite o seguinte código no discador de seu telefone: *#*#9900#*#* e clique em “Disable fast dormancy”.

Só ative WI-FI, GPS e Bluetooth quando precisar (Foto: Reprodução/Rafael Jandre)Só ative WI-FI, GPS e Bluetooth quando precisar
(Foto: Reprodução/Rafael Jandre)

Passo 3. Desative a sincronização automática da sua conta Google ou contas de outros serviços. Você também pode controlar manualmente quando e o que será sincronizado, economizando o consumo de bateria e de plano de dados.

Passo 4. Desative as atualizações e sincronizações automáticas de aplicativos como Facebook, Twitter, Google+, etc. Você pode atualizá-los manualmente de acordo com as suas necessidades. Isso gera não somente economia de bateria, mas também de plano de dados.

Passo 5. Desligue a sensor de movimento para recursos do launcher. O sensor de movimento será utilizado com muita frequência, tornando o sistema até bonito de usar e mostrar para os amigos, mas consumindo bastante bateria. Para isso, entre em Opções e acesse a opção Movimento.

Sincronizações automáticas desligadas, economizam muita bateria (Foto: Reprodução/Rafael Jandre)Sincronizações desligadas economizam bateria
(Foto: Reprodução/Rafael Jandre)

Passo 6. Altere a sincronização do Gmail para modo manual e reduza a quantidade de dias para sincronização.

Imagine o Gmail se conectando à rede 3G de uma em uma hora e fazendo download de 30 dias de e-mails? Sua bateria vai embora.

Passo 7. Não utilize programas do tipo “Task Killers”. Na verdade, estes aplicativos podem se tornar grandes vilões do seu smartphone. Eles limpam a memória RAM do seu aparelho de tempos em tempos, eliminando os programas que o próprio sistema mantém abertos para agilizar o acesso. Porém, manter esses softwares rodando de forma programada pode fazer o consumo de bateria aumentar.

Manter o sensor de movimento sempre ativado também consome muita bateria (Foto: Reprodução/Rafael Jandre)Sensor de movimento ativado também consome
bateria (Foto: Reprodução/Rafael Jandre)

Passo 8. Altere as opções do seu navegador de Internet para que ele reduza o brilho automaticamente quando um site for aberto;

Quando passamos bastante tempo com navegador aberto em nossos Androids, o brilho da tela no máximo pode sobreaquecer o aparelho e consumir muita bateria. Mantenha-o sempre em níveis baixos.

Passo 9. Não utilize aplicativos que tornam o flash da câmera uma lanterna; Utilizar esse tipo de programa pode reduzir a vida útil do LED, além de consumir mais os recursos de bateria.

Opções de retorno do sistema, retornam com consumo de bateria (Foto: Reprodução/Rafael Jandre)Opções de retorno do sistema, aumentam o
consumo de bateria (Foto: Reprodução/Rafael
Jandre)

Passo 10. Desative as opções de feedback do sistema, como toques e seleção audíveis, sons de bloqueio de tela, etc.

Passo 11. Reduza a intensidade das vibrações, volume de sons, mídias e campainhas.

Passo 12. Não utilize papéis de parede animados. Eles podem até ser bonitos e divertidos, mas exigem o tempo todo do processador, da GPU (gráfica) e, por consequência, da bateria. Prefira papéis de parede estáticos, como fotos ou imagens da Internet.

Passo 13. Desative as opções de atualização automática e localização por satélite do seu aplicativo de clima, caso utilize. O motivo é o mesmo da sincronização de qualquer aplicativo: seu smartphone se conectará ao 3G de tempos em tempos para baixar dados, consumindo desnecessariamente a bateria.

Passo 14. Somente deixe na sua tela inicial os widgets que você realmente precisa e tome cuidado com aqueles que se conectam à Internet. Cada widget na sua homescreen demanda uso de processador e da GPU para ser exibido. Soma-se a isso, ainda, os que consomem dados do seu pacote.

Reduza a intensidade do brilho de sua tela (Foto: Reprodução/Rafael Jandre)Reduza a intensidade do brilho de sua tela
(Foto: Reprodução/Rafael Jandre)

Passo 15. Reduza o tempo de duração da luz de fundo e a intensidade do brilho da tela. Quanto menos tempo a tela permanecer acesa sem que o aparelho esteja sendo usado, melhor.

Reduza o tempo para 30 segundos, que já é suficiente para economizar bastante bateria. Além disso, o display com regulagem de brilho baixa evita também que o telefone esquente demais na sua mão.

Pronto! Estas são boas práticas de uso que economizam bastante a bateria do seu smartphone, sem que seja necessário comprar ou instalar um aplicativo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ederson Ferreira
    2012-12-03T16:06:17  

    Como eu faço para colocar o nível da bateria assim como você fez? Eu tinha feito quando comprei meu celular só que tive que voltar a formatação inicial e não lembro mais como fazer.

    recentes

    populares

    • Ederson Ferreira
      2012-12-03T16:06:17  

      Vá nos Ajustes ou Configurações > Bateria e economia de energia e você verá uma opção de mostrar o percentual de bateria na barra de estado

  • Savio
    2017-10-26T19:15:10

    o meu dura duas horas, mesmo desligado e com rede de internet desligado. eu uso normalmente e descarrega muito rapido. sera que tem algum problema com a bateria?

  • Thor Batista
    2014-03-23T04:19:01

    fioti noooo estressss vai no google play e abaixa o doctor batery e seja feliz pos eu estou de boa a bateria aguenta legal então gente abaixa !!!!!!!!!

  • Rafael Brasil
    2012-09-02T12:32:47  

    Eu já desisti de economizar bateria. Agora eu apenas curto o celular. Ficar de noia porque a bateria não dura uma semana? Só me estressava porque a bateria mal durava 2 dias fazendo tudo isso que ta escrito aí em cima. Agora? Recarrego todos os dias meu Galaxy S. Torro a bateria todinha ao londo do dia. Ando com um carregador. Simples! Esse é o preço que se paga por ter um computador no bolso.

    recentes

    populares

    • Rafael Brasil
      2012-09-02T12:32:47  

      Também faço a mesma coisa, ando com o carregador pra qualquer lugar. Infelizmente tem q ser assim, até inventarem uma tecnologia para baterias top!!

    recentes

    populares

    • Rafael Brasil
      2012-09-02T12:32:47  

      Meu cel dura no máxímo 13 hs se ficar o dia todo conectado no wi fi se for 3g bem menos

  • Fábio Braga
    2012-08-22T16:37:29

    Essa do Fast Dormancy foi a novidade que eu desconhecia. Desabilitado! Juntamente com o Task Killer.

  • Albano Texeira
    2013-08-16T14:14:33  

    olá; eu NÃO QUERO ECONOMIZAR BATERIA; gostaria de desativar o ECONOMIZADOR DE BATERIA do Note; alguém sabe como fazer? quando entra em 30% ele entra neste modo e me deixa CEGO E SURDO, pois diminui o brilho e o volume do aparelho.

    recentes

    populares

    • Albano Texeira
      2013-08-16T14:14:33  

      clica no ícone da bateria na sua barra de tarefas e coloca em equilibrado ou maximizar desempenho

  • André Lima
    2012-08-22T15:13:01

    Bem bacana, são várias dicas básicas que nem todos conhecem!!!

  • Clayton Jr
    2012-10-13T21:33:05  

    Ótimas dicas,mais se você quer realmente economizar bateria use o SetCPU no Android com Root..sem comparações!

    recentes

    populares

    • Clayton Jr
      2012-10-13T21:33:05  

      Realmente o uso do SETCPU é muito bom e realmente dá diferença no consumo.

  • Carlos Vasconcelos
    2012-09-01T10:29:01

    Faça os 15 passinhos acima ou então ande com um carregador na bag do notebook ou bolsa (mulheres)

  • Rafael Correia
    2012-08-22T17:46:18  

    Para usuários do Galaxy S3, segue o único modo de desabilitar o "Fast dormancy": 1- O aparelho tem que estar "Rooteado" 2- Vá até a pasta: System\ 3- Procure e edite o arquivo: Build.prop 4- Altere a seguinte linha para o valor "0": ro.ril.fast.dormancy.rule=0 5- Salve, feche e reinicie o telefone. MUITO CUIDADO! SOMENTE USUÁRIOS EXPERIENTES EM ANDROID E COM CONHECIMENTO EM ROOT. FAÇA POR SUA CONTA E RISCO.

    recentes

    populares

    • Rafael Correia
      2012-08-22T17:46:18  

      Só digitar no teclado *#9900#*

  • Robson Gonçalves
    2012-08-22T17:07:44  

    Já conhecia todas menos o Fast Dormancy. Já tinha ouvido falar, mas não sabia pra que servia. De qualquer forma, o código anunciado não funcionou aqui no meu Galaxy S3

    recentes

    populares

    • Robson Gonçalves
      2012-08-22T17:07:44  

      No meu Note II também não funcionou.

  • Edgard Rafael
    2012-08-23T11:47:11  

    Em resumo, use um Nokia de lanterninha...

    recentes

    populares

    • Edgard Rafael
      2012-08-23T11:47:11  

      Exatamente!!! kkkkkkkkk

  • Rogério Balloussier
    2012-08-22T20:21:27

    Dicas excelentes!!