06/08/2012 11h51 - Atualizado em 26/03/2013 19h19

Como jogar League of Legends

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

League of Legends é um game gratuito para jogar no estilo Dota, ou Defense of the Ancients. Este estilo de jogo é totalmente inspirado no Dota original, que é um mapa especial de Warcraft 3 e muito jogado até hoje. Com a popularidade do mapa, muitos jogos similares foram lançados, entre eles o sucesso League of Legends, que é a produção do estúdio Riot Games.

Faça o download de League of Legends aqui.

League of Legends (Foto: Divulgação)League of Legends (Foto: Divulgação)

League of Legends consiste em invadir a base inimiga e derrotar todos pelo caminho. Mas nem tudo é tão fácil quanto parece. O foco do jogo está em seu modo multiplayer e há também um modo para jogar sozinho, contra o computador - mas a graça mesmo está em enfrentar outros participantes e demonstrar sua superioridade no campo de batalha.

Confira algumas dicas para iniciantes e aprenda a ser um invocar de primeira neste game de pura ação e aventura:

Construindo sua lenda

O primeiro para construir sua história no jogo passo é ir ao site oficial para se registrar e baixar a instalação. Ao entrar no site, procure a seção Download. O tempo para baixar pode demorar um pouco, já que a instalação ocupa cerca de 3GB no disco rígido do seu computador. Enquanto o arquivo é baixado, você pode se registrar, preenchendo campos simples com seus dados, e-mail, senha etc.

League of Legends (Foto: Divulgação)League of Legends (Foto: Divulgação)

Com o download feito, é possível que o programa tenha que realizar algumas atualizações (o jogo é constantemente atualizado e este é um de seus pontos positivos). Para isso, basta abrir o arquivo, pois as atualizações serão baixadas e instaladas automaticamente. Quando terminado, aperte o botão Play para começar suas partidas e finalmente conhecer o jogo.

No seu primeiro login, você vai precisar escolher um nome. Este nome é um mero apelido pelo qual você será conhecido nas salas de bate papo do jogo e também dentro das partidas. Não use nomes com palavras como xingamentos ou qualquer coisa parecida, já que a Riot Games não autoriza este tipo de coisa e deixa isso bem avisado. Os nomes precisam ter entre 3 a 16 caracteres. Será preciso também escolher uma imagem pré-definida, entre as disponíveis, que te represente nas partidas.

Como esta é a sua primeira partida, o jogo vai te perguntar se deseja iniciar um tutorial básico, que vai te explicar os primeiros passos e diretrizes. Escolha sim ou não, mas é aconselhável que você dê uma conferida neste tutorial, já que os primeiros passos são explicados diretamente com a ação do game em andamento. Ou seja, você não perde o ritmo e já começa jogando.

League of Legends (Foto: Divulgação)League of Legends (Foto: Divulgação)

Este pequeno tutorial te coloca em um mapa mais contido, sem a imensidão dos mapas presentes nas partidas online do game, e te explica seu principal objetivo: invadir a base alheia e destruir os adversários. Com apenas um herói em seu comando, será necessário utilizar habilidades ou magias em seu favor que te darão a vantagem precisa no campo de batalha.

A primeira partida do tutorial é essencial para você entender toda a mecânica de League of Legends e conhecer a jogabilidade. É aqui que, por exemplo, você aprende a movimentar seu personagem pelo campo, com simples cliques no botão direito do mouse, como em qualquer jogo de estratégia. Quer que seu personagem vá para um lugar específico do cenário? Basta clicar ali e ele irá automaticamente, sem a necessidade de movimentar pelo teclado. Você também pode segurar o dedo no botão para que seu personagem não pare de andar na direção que apontar.

Para atacar inimigos, a coisa funciona de forma bem similar. Um clique no botão direito do mouse ativa seus ataques, basta clicar em cima de qualquer inimigo que estiver em seu caminho. Para atacar continuamente é preciso continuar clicando, mas o personagem mantém seu próprio ritmo. As habilidades que são secundárias precisam ser ativadas manualmente ou por atalhos. Basta clicar nos quadrados que aparecem no meio da tela ou pressionar um botão de atalho, que normalmente ficam nas teclas Q, W, E e R.

League of Legends (Foto: Divulgação)League of Legends (Foto: Divulgação)

Com os passos iniciais da jogabilidade dominados, é hora de andar pelo campo e completar a partida. Avance sempre para a frente no mapa e destrua os inimigos que encontrar. Há duas figuras importantes em campos de batalha no League of Legends: os jogadores (personagens) e os Minios, criaturas que ajudam cada time em jogo.

Minions são criaturas sempre controladas por computador e que são geradas automaticamente após um certo tempo. Eles sempre avançam em grupos e tentam destruir a base e as torres inimigas e nunca recuam – sempre avançam até destruir tudo ou serem destruídos. Com o tempo, novos Minions são gerados e podem até se tornar Super Minions, mais poderosos, de acordo com o nível de sua dominação em campo. É preciso tomar cuidado com um grupo de Minions, que pode derrubar seu personagem facilmente, se conseguir surpreendê-lo com ataques em grupos.

Os jogadores controlam os campeões, personagens pré-selecionados antes do jogo e que são os mais poderosos em campo. São muitos os personagens selecionáveis (mais de 90), então descrever cada um neste guia básico tomaria um espaço extremo. O ideal é que você sempre experimente cada um e veja quais são suas vantagens e desvantagens – eles sempre possuem os dois pontos. É preciso tomar cuidado com os personagens de jogadores durante as batalhas, pois eles podem ter habilidades que se escondem em cenários e até ataques devastadores.

Os personagens geralmente possuem HP e MP como características principais. A barra de HP representa os Health Points, ou seja, Pontos de vida, o quanto ele dura em combate – quanto menor, pior, mas eles se recuperam com o tempo, ainda que lentamente. Já o MP, Magic Points, fornecem poder para ativar magias e habilidades, mas se recuperam com o tempo com mais frequência. Alguns personagens, os que não usam magia, não possuem MP e apenas limitações de ataques especiais, que só podem voltar a ser usados após alguns segundos ou minutos.

League of Legends (Foto: Divulgação)League of Legends (Foto: Divulgação)

Há um terceiro elemento no campo de batalha de League of Legends que não são jogadores e nem Minions, mas que também causam dano. São as próprias torres, que são encontradas ao longo do caminho das bases. As torres precisam ser destruídas para que seu time progrida na batalha, mas elas não são fáceis de se derrubar. Além dos personagens de outros jogadores e dos Minions que as protegem, as próprias torres também são uma ameaça e atacam com raios devastadores quando um inimigo chega perto. A estratégia ideal é enfraquecer a estrutura com golpes e depois recuar para dar mais dano em um segundo ataque. As torres não recuperam energia.

Os combates em League of Legends costumam ser rápidos, frenéticos e ferozes, então é bom ser ágil no mouse e nas teclas de atalho para se garantir na batalha e não deixar seu time na mão. Vale lembrar que o jogo requer trabalho em equipe quando se joga online. Se um dos membros do time jogar mal e não for ajudado, a equipe pode acabar perdendo muito facilmente para os adversários.

Outros segredos

League of Legends tem uma faceta simples, mas esconde grande complexidade em suas partidas. Há elementos secundários no jogo que deixam as partidas mais estratégicas e com mais possibilidades, como a compra e produção de itens, árvore de habilidades e runas. Note que os personagens sempre evoluem de nível durante as partidas, mas este nível não é fixo e eles são sempre zerados quando uma nova partida se inicia, por isso é bom que você entenda um pouco desta evolução.

Os personagens evoluem a partir de pontos de experiência obtidos durante as lutas, vencendo oponentes. Quem evoluir mais rápido, ganhar níveis de forma mais rápida, tem mais chances de vencer as batalhas contra oponentes. Normalmente um herói de nível 5 vai vencer facilmente um de nível 3, então fique sempre de olho no seu nível, perto da foto do personagem.

League of Legends (Foto: Divulgação)League of Legends (Foto: Divulgação)

Explore os menus do game antes das partidas, veja as habilidades, a loja de itens e também as descrições dos personagens. Nem todos estão disponíveis logo de início, mas podem ser comprados com dinheiro real ou pontuação do próprio jogo. Também é bom ficar de olho na sua base durante o jogo. É lá que você compra armamentos e equipamentos que podem ajudar o seu campeão a se tornar mais poderoso e mais rápido. Felizmente, o game tem uma interface muitíssimo amigável nesta parte de compra de equipamentos nas partidas, que até mesmo te dá as dicas sobre quais deve adquirir primeiro.

O segredo de League of Legends é ter uma estratégia precisa de como atacar, se defender e coordenar ações com seu time. Seguindo estes passos, você pode se tornar um dos futuros campeões deste que é um dos games online mais populares da atualidade.

League of Legends (Foto: Divulgação) (Foto: League of Legends (Foto: Divulgação))League of Legends (Foto: Divulgação) (Foto: League of Legends (Foto: Divulgação))

 

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares