Jogos de esporte

06/08/2012 13h26 - Atualizado em 06/08/2012 15h18

Como jogar o modo Carreira em Fifa 12

Flavio Croffi
por
Para o TechTudo

Que amante do futebol não gostaria de gerenciar um time e, ao mesmo tempo, acompanhar todo o seu progresso dentro e fora de campo? FIFA 12 é um dos jogos que permite uma imersão maior no gênero esportes e permite que o jogador tome o papel de um técnico. Em seu modo carreira, é possível tanto jogar como um jogador profissional ou como um técnico. Ou como os dois ao mesmo tempo.

FIFA-12-Career-ModeFIFA 12 Career Mode (Foto: Divulgação)

Modo Técnico (Manager)

Sua primeira escolha no modo carreira é selecionar que tipo de carreira você quer seguir. O game oferece três opções: técnico de um time, jogador profissional e a junção dessas duas opções. No modo de técnico, você toma o controla de todo o time como uma equipe. Seja na hora de realizar contratações, táticas e gerenciamento geral. Você também joga com o seu time e pode acompanhar seu desempenho por meio de campeonatos e ligas.

FIFA12aFIFA 12  (Foto: Divulgação) 

Jogador profissional (Be a Pro)

A escolha desta opção te coloca no papel de um jogador de futebol profissional. Ou seja, você tanto pode criar um personagem novo, como tomar a pele de um já existente, como a estrela Lionel Messi, ou quem sabe o craque brasileiro Neymar. Diferente do modo “Manager”, em que você controla o técnico, você agora não tem acesso a todas as opções do time, e tem de se esforçar para realizar um bom desempenho para que o técnico da equipe o escale para o máximo de jogos possíveis. De pouco em pouco, o jogador ganha experiência e desenvolve suas habilidades, podendo até ganhar ofertas para ser contratado por outros times.

Opções Gerais

Preste atenção nas opções quando for começar uma carreira. A dificuldade é um ponto importante. A diferença entre o nível “Professional” e “World Class”, por exemplo, é grande. Além disso, você pode escolher o tempo de jogo para cada partida e o nível dos “negócios” (por exemplo, se o time começa com mais dinheiro e se os executivos são mais brandos na hora de julgar suas ações como técnico).

FIFA12bFIFA 12  (Foto: Divulgação) 

Escolhendo uma equipe

Depois de escolher em que modo você quer jogar, é hora de selecionar uma equipe. Que camisa você vai vestir? É possível desfrutar da Liga do Brasil com o Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco, ou partir para o futebol gringo. Na opção de times internacionais, a vantagem é que há mais dinheiro para investir na compra de novos jogadores. Além disso, trata-se das maiores e mais ricas equipes do mundo. Principalmente nas competições de países como a Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha.

Gerenciamento geral do time

Depois de escolher sua equipe, chegou a hora de colocá-la em campo. Mas, antes disso, mantenha sua atenção no modo com o qual ela é montada. Selecione a formação que mais te agrada na parte de “Squad” (equipe) e defina suas táticas. É possível também escolher quem são os cobradores de escanteio, faltas e o capitão do time. Procure sempre dedicar esses papéis para os mais habilidosos. Um batedor de escanteios, por exemplo, desempenha melhor esta função caso tenha habilidade alta de cruzamento e chutes longos.

FIFA12jogadoresJogadores de FIFA 12  (Foto: Divulgação) 

Transferências

As transferências são um dos pontos de maior destaque em FIFA 12, pois elas permitem uma customização maior para o time. No entanto, o jogador só pode desfrutar bem delas se estiver no modo de técnico. Assim, é possível vender, alugar ou comprar novos jogadores. As negociações vão desde a aquisição de jogadores gratuitamente, por meio dos “agentes livres”, até contratos milionários, a depender do jogador. Na hora de realizar sua busca para comprar um jogador, lembre-se sempre de utilizar os filtros. Eles refinam a lista para que tipo de perfil você procura. Se é um goleiro, atacante, seu preço, idade ou até se ele é bom em uma habilidade específica.

FIFA12TransfersFIFA 12 Transfers  (Foto: Divulgação) 

Uma boa dica é alugar seus jogadores mais jovens, caso você não os use em campo. Assim, eles se desenvolvem durante as temporadas e não ficam estagnados e sem utilidade alguma. Além disso, jogadores mais jovens também são uma boa opção de compra, já que quanto mais jovem, mais ele vai se desenvolver durante as temporadas e campeonatos.

Na hora de contratar, vale a pena pesquisar bastante jogadores que tenham um valor justo para o que você procura. Além disso, preencha sua equipe da forma como você gosta de jogar. Se o seu forte é bolas altas, por exemplo, contrate atacantes com boa habilidade de cruzamento e cabeceada. Se é mais para o jogo individual, é melhor contar com jogadores rápidos e precisos.

Academia júnior

Este item, que é apresentado como “Youth Squad”, permite que o jogador procure talentos ao redor do mundo para contratar no futuro para sua equipe. Você pode estabelecer rotas para seus “olheiros” contratados, e o que especificamente eles devem procurar. É uma boa para encontrar jovens talentos. E quando você os encontra, tem a chance de contratá-los para sua equipe júnior ou não. E depois de contratá-los, se eles tiverem idade suficiente, é possível também levá-los para o time titular.

Configurações

Não faz necessariamente parte do modo carreira, mas do jogo em geral. As opções de menu e configurações também devem ser conferidas. Por lá, você regula os comandos de controle (se você quer o esquema de joystick do FIFA mesmo, ou no modelo alternativo [estilo PES]).

FIFA12customFIFA12 Custom  (Foto: Divulgação) 

Para quem gosta de editar

É possível também jogar o modo de carreira com edição de jogadores ou times modificados. Se você quiser colocar o Cristiano Ronaldo ou o Messi no São Paulo, Flamengo, Vasco ou no Bahia, é uma possibilidade. Basta acessar o modo de customização no menu inicial e realizar as transferências que quiser. Assim como a criação ou edição de jogadores por completo (nome, acessórios, idade, etc). Depois de realizar suas criações, é só selecionar a opção “Custom Squad” no item “Squads” do menu de opções principais quando você acessa o modo Carreira.

Seja um campeão

Independentemente do jeito como você joga o modo carreira, se é com times customizados, no nível mais fácil ou difícil, o objetivo final é que você se consagre como um excelente técnico ou jogador. Portanto, a graça deste modo está em se dedicar à sua equipe trazendo a ela vitórias e títulos. Até a hora em que você for um renomado executivo que todo time no mundo gostaria de ter, ou aquela estrela que quando entra em campo se torna o maestro do entretenimento de milhares de pessoas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Airton Souza
    2012-08-06T17:27:52

    Profissional Virtual: Passo 1 - Jogue duas temporadas em um clube brasileiro. Passo 2 - 2 ou 3 grandes times Europeus irão lhe chamar para o time titular. Passo 3 - Corre Atrás

  • Leonardo Kreuz
    2012-08-06T17:11:52  

    Falta o Inter nos times brasileiros!!!

    recentes

    populares

    • Leonardo Kreuz
      2012-08-06T17:11:52  

      kkkkkk que dó esqueceram que o Internacional é forte!

    recentes

    populares

    • Leonardo Kreuz
      2012-08-06T17:11:52  

      O inter ta com o nome I. Porto Alegre, acho que está com esse nomes pq o jogo não tem os direitos de nome e imagem do clube