Sistemas Operacionais

28/08/2012 09h38 - Atualizado em 28/08/2012 12h04

Como programar o Linux para desligar ou reiniciar com o Gshutdown

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Quem nunca deixou o computador ligado por horas ou pela madrugada apenas para poder finalizar uma tarefa chata e demorada como download ou backup? Pois é, mas o complicado deste tipo de atividade é ter que desligar o equipamento depois.

Para facilitar a vida dos usuários do Ubuntu que não querem ficar se lembrando da hora de desligar o equipamento, o Techtudo preparou esse tutorial. Acompanhe e veja como é fácil.

Passo 1. Instale o GShutdown no Ubuntu usando os passos desse tutorial;

Instalando o GShutdown no Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Instalando o GShutdown no Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Para iniciar o programa instalado, vá ao seu Dash e procure por GShutdown e depois clique no ícone do programa quando aparecer;

Executando o GShutdown no Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o GShutdown no Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. No primeiro campo, escolha como deverá ser a programação: Se escolher a opção “À data e hora”, o desligamento ou reinicio será na hora e dia escolhidos nos campos hora, minuto e calendário. Se optar pela opção “Após um atraso”, vai ser preciso apenas informar o tempo de espera. Mas se quiser simplesmente desligar o computador, basta apenas escolher a opção “Agora”, para desligar imediatamente. Para exemplo desse tutorial, será escolhida a primeira opção;

Escolhendo como será a programação no GShutdown (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo como será a programação no GShutdown (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Informe a hora e os minutos do desligamento digitando ou clicando nas setas ao lado dos campos correspondentes;

Escolhendo as horas e minutos da programação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo as horas e minutos da programação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Selecione o dia, mês e ano no calendário. Se estiver em outra data e for programar para o dia atual, apenas clique no botão “Tempo atual”;

Escolhendo a data da programação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo a data da programação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Selecione o que deve ser feito quando chegar na hora e data programada: “Desligar o computador”,  ”Reiniciar o computador” ou “Terminar a sessão atual”;

Escolhendo a tarefa a ser executada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo a tarefa a ser executada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Clique no botão “Começar” e estará pronta a programação. Caso se arrependa, pode simplesmente clicar no botão “Parar” na janela do aplicativo, já que ela fica aberta até o momento de executar a tarefa.

Clique em "Começar" para iniciar e "Para" caso se arrependa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clique em "Começar" para iniciar e "Para" caso se arrependa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto. Sabendo o tempo necessário para o computador terminar a tarefa que estiver executando e fazendo a programação correta no GShutdown, você poupará seu tempo e seu equipamento, além de energia elétrica.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Humberto Júnior
    2012-08-29T08:53:39

    Para desligar após 30 minutos, no console: # shutdown -h +30 Para reiniciar após 30 minutos: # shutdown -r +30 -h = halt no sistema, ou seja, manda desligar a máquina -r = reboot no sistema Você também pode ver mais sintaxes e opções olhando o manual do comando: # man shutdown