Internet

06/08/2012 11h59 - Atualizado em 06/08/2012 12h06

Como registrar seu CPF na Internet

Marcela Vaz
por
Para o TechTudo

Agora você pode solicitar sua inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) pela Internet. Qualquer pessoa que possua título de eleitor pode se inscrever pelo site gratuitamente. Pessoas que não possuem título de eleitor, como crianças, devem solicitar o CPF em uma agência conveniada (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios), sob pagamento de taxa.

Cadastro de CPF pela Internet (Foto: Reprodução)Cadastro de CPF pela Internet (Foto: Reprodução)

É permitida a inscrição de brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior. Cada pessoa pode se inscrever apenas uma vez. Desde 2010, a Receita Federal não emite cartão, por isso, guarde o número do seu CPF em local seguro.

Aprenda abaixo a solicitar o seu CPF pela Internet.

Passo 1. Clique neste link para acessar o formulário diretamente ou, na página inicial do site da Receita Federal, clique em “CPF”, na coluna “Serviços mais procurados” e, na nova janela, clique em “Inscrição CPF Internet”.

 Formulário para o cadastro do CPF pelo site da Receita Federal (Foto: Reprodução/Receita Federal) Formulário para cadastro do CPF pelo site da Receita Federal (Foto: Reprodução/Receita Federal)

Passo 2. Preencha o formulário com todos os dados solicitados.

Nome completo; Data de nascimento com dois dígitos para a data e o mês, e quatro dígitos para o ano – sem traços; Número do título de eleitor sem traço; Selecione sexo feminino ou masculino...

Passo 3. Depois de preencher o formulário, clique, ao pé da página, em “Enviar”. Para apagar todos os dados do formulário e preencher tudo novamente, clique em “Limpar”;

Passo 4. O número estará disponível em até 48 horas após a solicitação. Consulte o seu CPF em “Cidadão” > “Consulta andamento de pedido de CPF”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jonata Magalhães
    2012-08-10T10:13:39

    alguém conseguiu fazer a inscrição?