28/08/2012 11h20 - Atualizado em 28/08/2012 11h20

Como restaurar as configurações de fábrica no Android

Flávio Renato
por
Para o TechTudo

Seu Android está bugado? O seu smartphone trava frequentemente? Assim como os computadores, uma das maneiras mais rápidas de resolver esses problemas é restaurar as configurações de fábrica do Android.

Com a enorme possibilidade de personalizar o sistema, constantemente os usuários mudam as configurações do telefone, além de, é claro, instalar diversos apps que, depois de desinstalados, deixa vários resquícios difíceis de serem apagados. Com o tempo, o Android começa a apresentar uma série de erros, problema com lentidão, falhas, e ter o espaço ocupado por arquivos inúteis.

Importante lembrar que, ao fazer o procedimento de restauração, seu smartphone ficará com as configurações de fábrica, e todas as configurações e arquivos armazenados no aparelho serão eliminados. O aconselhável é fazer uma cópia de segurança de tudo - além de remover o cartão SD - antes de seguir o passo a passo abaixo, que o TechTudo preparou para você.

Passo 1. Com o aparelho carregado, vá em "Opções" e selecione "Configurações";

Configurações no Android (Foto: reprodução / Flávio Renato)Configurações no Android (Foto: reprodução / Flávio Renato)

Passo 2. Em configurações, desça e encontre a opção "Fazer o backup e Redefinir" (em alguns smartphones esta opção está dentro de "Privacidade");

Passo 3. Em "Dados pessoais", clique em "Restaurar padrão de fábrica";

Restaurar configurações de fábrica (Foto: reprodução / Flávio Renato)Restaurar configurações de fábrica (Foto: reprodução / Flávio Renato)

Passo 4. Marque o check-box com a opção Formatar armazenamento USB e posteriormente clique em "Repor Dispositivo".

Passo 5. Aguarde o dispositivo fazer as alterações necessárias. Não desligue, não conecte ao computador e não pressione nenhum botão durante esse processo;

Passo 6. Ao inicializar, ele apresentará o menu de configurações como se você tivesse ligado a aparelho pela primeira vez. Agora basta inserir seus dados no telefone.

Caso sinta alguma dúvida, abaixo segue um vídeo com o passo a passo.


Esse procedimento não restaura a ROM original do dispositivo. Se você fez um upgrade de versão do Android, não voltará para a ROM anterior. O objetivo da restauração é apagar as configurações e personalizações feitas pelo usuário.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Douglas Peixoto
    2014-04-18T02:30:05

    Queria saber como eu volto as configurações iniciais do celular BLU Vivo 4.65 HD (D930i), ele está com um problema de ficar "parando"as aplicações do celular tais como Whatzapp, You Tube, Android Acess, acho e outras, queria saber se há uma maneira de voltar as configurações, tentei o root (botão ligar e +), MMC Clear e não tive êxito. Há uma maneira de fazer pelo pc?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Dias
    2013-11-02T08:03:26

    Como eu faço pra desfazer isso, meu celular não está mais se comunicando com o servidor da samsung e também meu celular ficou sem rede como se não estivesse com nenhum chip, tentei redefinir pra configurações de fabrica mais tb não consegui.. alguém sabe como resolver isso?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jimmy Lima
    2012-08-30T06:05:18

    Isso também elimina a personalização das operadoras em um celular desbloqueado, como os ícones e outras coisas da própria operadora?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Victor Albuquerque
    2012-08-28T19:38:51

    ou você pode escrever o seguinte código no campo de digitação *2767*3855#, esse código não funciona em todos os androids, e lembrando, antes de formatar, tire o seu micro SD pois se deixar ele apaga tudo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Romulo Alves
    2013-06-10T19:41:17

    tenho um sansumg galaxy s3 mini e minha entiada bloqueio tentando colocar o codigo padrão, agora ta pedindo meu email e senha da google, mas coloco e não entra, tentei tbm o codigo pin e nao desbloqueio?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renata Watanabe
    2013-05-14T12:41:03

    Tenho um Galaxy S3 Mini desbloqueado (Tim) e gostaria de saber como fazer para retirar tudo referente à TIM. Se eu restaurar as configs de fábrica dá certo?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Rodrigues
    2013-03-22T11:01:36

    Como restaurar o sistema quando não tem acesso as configurações e nem ao teclado numérico para colocar o código padrão?? qual o procedimento pode ser feito?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cris Klafke
    2013-02-02T20:51:32

    bom eu tenho uma duvida, meu LG da mnt erro ai gostaria de saber se eu n perco a garantia dele se eu restaurar, pq faz 1 mês que comprei ele !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maxwel Rios
    2013-08-15T10:11:40

    Olá bom dia! Tenho um Samsung S2 lite e ele está bloqueado, só funciona com o chip da vivo... como eu faço para desbloquear ele?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Antonio Junior
    2013-06-18T11:50:36

    Tenho um Galaxy s2 I9100, estou querendo restaurar os padrões de fabrica para atualizar o firmware, mais quero saber se compensa ou se tem como voltar a traz depois Obrigado

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário