Sistemas Operacionais

20/08/2012 14h31 - Atualizado em 20/08/2012 14h31

Como usar a Central de programas do Ubuntu

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A Central de programas do Ubuntu é a loja oficial de aplicativos do sistema, nela você pode descobrir, comprar e instalar aplicativos para seu Ubuntu. Acompanhe esse tutorial do TechTudo e aprenda como usá-la.

Como instalar um programa

Passo 1. Na barra de atalho do Ubuntu, clique na opção “Central de programas do Ubuntu”;

Abrindo a central de programas do Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo a central de programas do Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Dentro do programa, digite o nome do aplicativo dentro da caixa de pesquisa que fica no canto superior direito da tela;

Passo 3. Ao encontrar o programa, clique nele e aparecerá dois botões: “Mais informações” e “Instalar” (ou “Comprar”). Clique em “Mais informações” para ver mais detalhes sobre o programa;

Procurando o aplictivo a ser instalado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Procurando o aplictivo a ser instalado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4.  Na próxima janela, veja os detalhes do programa como descrição, preço e dependências. Depois clique no botão “Instalar” (ou comprar, se for um programa pago);

Olhando os detalhes do aplicativos antes de instalar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Olhando os detalhes do aplicativos antes de instalar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Se for um programa pago, serão pedidas as informações para o pagamento através do serviço “Ubuntu Single sign on”, senão será solicitada a senha de administrador para continuar a instalação, digite-a e confirme clicando em “Autenticar”. Terminado o processo o processo, o programa já estará disponível para uso. Feche a Central de programas do Ubuntu.

Autorizando a instalação do aplicativo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando a instalação do aplicativo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como remover um programa

Passo 1. Na barra de atalho do Ubuntu, clique na opção “Central de programas do Ubuntu”;

Abrindo a central de programas do Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo a central de programas do Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Dentro do programa, digite o nome do aplicativo dentro da caixa de pesquisa que fica no canto superior direito da tela;

Passo 3. Ao encontrar o programa, clique nele e aparecerá dois botões: “Mais informações” e “Remover”. Clique em “Mais informações” para ver mais detalhes sobre o programa;

Procurando o aplicativo a ser removido (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Procurando o aplicativo a ser removido (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4.  Na próxima janela, veja os detalhes do programa como, descrição, preço e dependências. Se tiver certeza que realmente deseja desinstalá-lo, clique no botão “Remover”;

Olhando os detalhes do aplicativo antes de remover (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Olhando os detalhes do aplicativo antes de remover (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Será solicitada a senha de administrador para continuar a instalação, digite-a e clique no botão “Autenticar”. Aguarde terminar o processo;

Autorizando a remoção do aplicativo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando a remoção do aplicativo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Com é possível ver, com a Central de programas do Ubuntu, a instalação e remoção de programas no Ubuntu fica muito fácil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sergio Carvalho
    2012-08-20T15:41:14

    Ótimo post, agora me ensina como usar o banheiro ?