Players

24/08/2012 13h00 - Atualizado em 24/08/2012 14h12

Como usar o Quicktime para Windows

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O QuickTime é o reprodutor multimídia oficial da Apple. Ele é gratuito e pode ser usado para visualizar muitos tipos de arquivos, incluindo vídeo, áudio, imagens estáticas, gráficos e filmes de realidade virtual (VR). O programa é compatível com os mais populares formatos da Internet e têm versões para Windows e Mac.

O QuickTime também funciona como uma arquitetura multimídia que pode ser aproveitada por outros aplicativos. Alguns dos mais populares programas de software da Apple, como iTunes, iMovie e Final Cut Pro, além de programas de terceiros, usam a arquitetura QuickTime para realizar importantes funções multimídia.

Embora à primeira vista a interface do programa pareça “diferente”, ela é bem simples, mas nem por isso básica. Acompanhe esse tutorial do TechTudo e descubra como utilizar esse poderoso reprodutor da Apple.

Reproduzindo arquivos

Passo 1. Execute o QuickTime;

Passo 2. Com o programa aberto, clique no menu “Arquivo” e depois na opção “Abrir Arquivo…”;

Abrindo um arquivo no QuickTime (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo um arquivo no QuickTime (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na janela “Abrir Um Arquivo”, vá para a pasta onde está o arquivo a ser reproduzido e selecione-o. Depois clique no botão “Abrir”;

Selecionando um abrindo para abrir no QuickTime (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando um arquivo para abrir no QuickTime (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Aparecerá a janela do reprodutor com o vídeo escolhido. Os cinco botões que ficam no meio da parte inferior do reprodutor servem respectivamente para: Ir para o começo do vídeo, voltar para o vídeo anterior, iniciar ou pausar a reprodução, ir para o próximo vídeo e ir para o fim do vídeo. Para ir para um ponto específico de um arquivo, arraste o triângulo preto que fica na linha de tempo. Se você quer avançar ou voltar quadro a quadro, clique primeiro neste triângulo e depois use as setas direcionais do teclado;

Se você quiser aumentar ou diminuir o volume, clique e arraste o controle deslizante que fica no canto inferior esquerdo. Se preferir desligar o som do vídeo, clique no ícone “speaker” que fica antes do controle deslizante do volume do som;

Os controles de som e reprodução de vídeo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Os controles de som e reprodução de vídeo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Se você quiser mudar o tamanho da janela do vídeo, clique no menu “Visualizar” e escolha uma das opções: “Metade do Tamanho”, “Tamanho Normal”, “Dobro do Tamanho”, “Ajustar à Tela” ou “Tela Cheia”;

Aumentando o tamanho da janela do vídeo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Aumentando o tamanho da janela do vídeo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Para completar, se quiser informações sobre o vídeo, clique no menu “Janela” e depois na opção “Mostrar Inspetor do Filme”;

Pegando informações sobre o vídeo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Obtendo informações sobre o vídeo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Reproduzindo arquivos protegidos

Existem alguns vídeos do QuickTime que podem vir criptografados para evitar a reprodução não autorizada. Para poder visualizar esse tipo de vídeo, é necessário inserir uma chave de arquivo fornecida pelo produtor do filme. Veja como fazer isso:

Passo 1. Clique no menu “Editar” e depois na opção “Preferências” e na subopção “Preferências do QuickTime”;

Acessando as preferências do QuickTime (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as preferências do QuickTime (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na janela de preferências, clique na aba “Avançado” e depois clique no botão “Códigos de Mídia…”;

Acessando a aba "Avançado" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a aba "Avançado" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na janela “Códigos de Mídia…”, clique no botão “Adicionar” e digite os dados. Depois clique no botão “OK” nas três janelas para finalizar o processo e fechar tudo.

Inserindo "Códigos de Mídia" para reproduzir contéudo criptografado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Inserindo "Códigos de Mídia" para reproduzir contéudo criptografado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Atualizando o programa

Apesar do QuickTime vir com um atualizador automático que faz a verificação em determinados períodos, às vezes é preciso checar manualmente para ter a última versão instalada.

Passo 1. Clique no menu “Editar” e depois na opção “Preferências” e subopção “Preferências do QuickTime”;

Acessando as preferências do QuickTime (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as preferências do QuickTime (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na janela de preferências, clique na aba “Atualizar”. Certifique-se de que a opção “Buscar atualizações automaticamente” está marcada;

A aba "Atualizar" nas preferências do QuickTime (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)A aba "Atualizar" nas preferências do QuickTime (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Ainda na aba “Atualizar”, clique no botão “Atualizar…” para iniciar a buscar.

Para completar, o instalador do QuickTime também disponibiliza um plug-in para executar arquivos multimídia da internet diretamente no navegador. Assim, sempre que for preciso reproduzir um vídeo em um formato suportado pelo QuickTime ele será exibido sem a necessidade de nenhuma intervenção do usuário.

Como é possível ver, o QuickTime vai além de um reprodutor e se destaca frente aos concorrentes. Por isso, com esse reprodutor e bons filmes você estará sempre bem-acompanhado na hora do lazer.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Michael Fehrreira
    2013-06-22T12:46:43

    valew amigo mas como passo as musicas para o walkman mp5 ?

  • Michael Fehrreira
    2013-06-22T12:46:26

    valew amigo mas como passo as musicas para o walkman mp5 ?