27/08/2012 08h40 - Atualizado em 20/06/2014 16h12

O que é o IMEI do celular?

Elson de Souza
por
Da redação

O IMEI, códogo de identificação dos celulares, é padrão a todos os milhares de aparelhos produzidos no Brasil. Qualquer dispositivo que se contecte à rede de telefonia possui uma espécie de 'impressão digital' única, também conhecido como "International Mobile Equipment Identity" - ou IMEI. Como descobrir seu número e quais as utilidades do reconhecimento do celular no mundo?

Há algumas décadas, os modelos analógicos de celulares traziam os números de telefone “atrelados” aos aparelhos. Dessa forma, o proprietário poderia bloquear o seu telefone através do número da linha, caso o perdesse ou fosse assaltado. Entretanto, com a portabilidade de aparelhos trazida pelos chips GSM, tornou-se muito fácil um bandido retirar o SIM e revender o celular. É nesse ponto que entra a principal função do código IMEI.

O IMEI é um código fácil de ser encontrado e pode ser muito útil em algumas situações (Foto: Elson de Souza/TechTudo)O IMEI é um código fácil de ser encontrado e pode ser muito útil em algumas situações (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Cada um dos milhões de celulares e smartphones fabricados todos os anos possui uma numeração única que o identifica na rede de telefonia móvel. Por exemplo, um iPhone 4S tem um código diferente de um Galaxy S III, de um Lumia 800 ou até de outro iPhone 4S, mesmo que eles tenham sido fabricados no mesmo dia ou sejam usados na mesma cidade. Essa diferenciação só é possível graças ao código IMEI.

Infelizmente ninguém pode garantir que não perderá seu gadget ou terá o mesmo roubado. Mas, caso uma dessas situações ocorra, duas medidas podem dificultar a vida de quem estiver com o seu aparelho. A primeira, claro, é fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.) online, para estados que oferecem esse recurso, ou ir pessoalmente na delegacia mais próxima. Esse documento é uma prova de que o usuário não estava em posse do aparelho, caso ele seja utilizado para alguma prática ilegal. Já a segunda medida é entrar em contato com a operadora e solicitar o bloqueio do IMEI do aparelho.

Outra recomendação é fazer o mesmo procedimento com cartão SIM, impossibilitando a realização de chamadas. É importante ressaltar que o procedimento não garante a recuperação do gadget, porém ajuda a desestimular o roubo de celulares. Afinal, de que serve um smartphone que não pode acessar a rede - seja para ligações ou para a internet?

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Rafael Golombe
    2013-02-11T11:52:27   , respondido respondido 2014-02-03T22:34:38

    Assim mas depois que eu bloquear eu ainda consigo rastrea-lo???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rafael Golombe
      2013-02-11T11:52:27   , respondido respondido 2014-02-03T22:34:38

      Sim. consegue, porque o IMEI não será deletado.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rafael Golombe
      2013-02-11T11:52:27   , respondido respondido 2014-02-03T22:34:38

      ta ai uma qualidade dos iphones não ha como modificar o serial já os demias 70 porcento deles tem como

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rosildo Martins
    2013-11-11T13:25:31   , respondido respondido 2014-02-03T22:31:35

    e quando o aparelho não tem o número de IMEI ? oQ FAZER ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rosildo Martins
      2013-11-11T13:25:31   , respondido respondido 2014-02-03T22:31:35

      Se não tiver o IMEI é xing ling!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rosildo Martins
      2013-11-11T13:25:31   , respondido respondido 2014-02-03T22:31:35

      kk até os xing lings tem imei se não tiver não da rede fica sem sinal

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Ahscell Eletronicos
    2013-02-11T23:45:17   , respondido respondido 2014-02-03T22:09:01

    amigos infelizmente os maus profissionais conseguem modificar o imei atraves de equipamentos profissionais por tanto não acreditem em tudo que vc,s leem

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ahscell Eletronicos
      2013-02-11T23:45:17   , respondido respondido 2014-02-03T22:09:01

      Boa. Excelente comentário! Bem reduzido

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcos Bonilha
    2014-02-03T22:07:18

    O bloqueio do aparelho pode ser momentaneo, visto que, existem, em todas as cidades, empresas que fazem o desbloqueio por uma bagatela, levando-se em conta os valor dos aparelhos. Importante é comunicar a operadora para evitarmos que ele seja utilizado de forma criminosa. Todos os aparelhos comprados na rede autorizada das operadoras ou delas próprias, tem o IMEI. Importante ressaltar que no ato da compra, o vendedor faz a leitura do Código de Barra contido dentro do aparelho, que fica visível a olho nu, que é impresso na Nota Fiscal. Tem casos que os aparelhos são "casados" com o chip.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Deborah Gatti
    2012-08-31T01:48:22   , respondido respondido 2013-10-30T11:12:53

    O bloqueio do IMEI bloqueia apenas o acesso a rede ou algo mais, pois a atendente da TIM que fez o meu disse que não poderiam nem ligar o aparelho após o bloqueio.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Deborah Gatti
      2012-08-31T01:48:22   , respondido respondido 2013-10-30T11:12:53

      atendente burra que le dise isso

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Lauro Matos
    2012-08-28T13:04:27   , respondido respondido 2013-10-30T11:12:53

    é imei, emeiol, assim vc me deixa looooouco

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Lauro Matos
      2012-08-28T13:04:27   , respondido respondido 2013-10-30T11:12:53

      meu Deus, eu nao li isso!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Humberto Soares
    2012-09-01T20:49:00

    Oi. Eu pergunto a você Elson de Souza, no caso do aparelho ser encontrado, como se desfaz o bloqueio do imei? Pergunto isso pois solicitei esse bloqueio da Oi para o meu nokia 7020 perdido, e quando o encontrei novamente solicitei o desbloqueio. Fiz todo o procedimento dado pela Oi, mas não funcionou. Saldo da conta: o meu aparelho hoje só funciona com claro, tim e provavelmente vivo, mas não com chip oi.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário