Sistemas Operacionais

25/09/2012 13h19 - Atualizado em 25/09/2012 13h19

Como assinar PDFs no Mac OS X com o aplicativo Preview

Hugo Carvalho
por
Para o TechTudo

O Mac OS X possui uma série de funcionalidades que muitos dos seus usuários ainda não conhecem. Desde a versão Lion do Mac OS X, a ferramenta de visualização de PDFs nativa do Mac, chamada Preview, permite que os usuários digitalizem suas assinaturas para certificar documentos digitais. Neste tutorial, o TechTudo vai ensinar você a usar esse recurso. Siga estes simples passos:

Passo 1. Abra o documento que você deseja assinar no Preview do Mac. No exemplo deste tutorial, criei um PDF com um campo para ser assinado. Clique no botão com uma pequena caneta desenhada, para habilitar o modo de edição do PDF;

Selecionando o menu de edição de PDF (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Selecionando o menu de edição de PDF (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 2. No menu que surge na tela, clique no botão que possui um S sublinhado;

Selecionando a opção de assinatura (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Selecionando a opção de assinatura (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 3. Clique na opção "Criar Assinatura com Câmera do FaceTime (Integrada)";

Selecionando o assistente para salvar a assinatura (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Selecionando o assistente para salvar a assinatura (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 4. Assine com uma caneta preta ou lápis em um papel em branco. Em seguida, posicione o papel de frente para a câmera do Mac. O sistema detectará a assinatura e apresentará uma prévia da assinatura. Para aceitar a assinatura, basta clicar em "Aceitar";

Reconhecendo a assinatura (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Reconhecendo a assinatura (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 5. Para utilizar a assinatura, basta clicar no mesmo botão de S sublinhado e escolher a assinatura que você acabou de salvar;

Selecionando a assinatura (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Selecionando a assinatura (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 6.Clique na assinatura e dimensione-a para adequá-la ao seu PDF. Para redimensionar a assinatura, basta clicar em uma das pequenas bolinhas cinzas que aparecem ao redor da assinatura. Em seguida, com o mouse pressionado, arraste-o para ajustar o tamanho da assinatura. Quando a assinatura estiver com o tamanho que você desejar, simplesmente solte o botão do mouse e assinatura ficará com o tamanho certo.

Configurando a assinatura no documento (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Configurando a assinatura no documento (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Pronto! Agora basta salvar o PDF com a sua própria assinatura e você poderá utilizá-la em outros documentos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares