Áudio e Vídeo

28/09/2012 18h24 - Atualizado em 06/09/2016 18h19

Como desfocar rostos em vídeos do YouTube

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

Um vídeo na web que exponha rostos pode causar grandes problemas para quem fez a postagem. Pensando nisso, o YouTube possui uma função que permite, de forma simples, borrar rostos em vídeos. O recurso faz parte das opções de edição para um vídeo do site e, dessa maneira, não há necessidade de usar um programa de edição de vídeos para realizar a ação. A dica também é útil para evitar expor menores de idade e ofuscar logotipos de marcas, palavras ofensivas e qualquer conteúdo que pode ser considerado impróprio para o site.

YouTube pode virar uma rede social completa com posts e fotos, diz site 

YouTube pode lançar Backstage, espaço que trará as funcionalidades de uma timeline para dentro da plataforma de vídeos (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: YouTube pode lançar Backstage, espaço que trará as funcionalidades de uma timeline para dentro da plataforma de vídeos (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Como desfocar rostos em vídeos do YouTube  (Foto: Luciana Maline/TechTudo)












Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

É importante saber que não é possível selecionar os rostos que serão desfocados na opção automática. O sistema aplicará a edição em todos os rostos que aparecem no vídeo. Para selecionar quais rostos deseja desfocar, use o desfocamento personalizado. Lembre-se que após salvar as edições, não será permitido recuperar o vídeo original. Por isso, é necessário criar um backup da mídia no computador como uma forma de garantir que o conteúdo original seja preservado. Veja como usar as duas opções de edição. 

Passo 1. Abra o YouTube logado em sua conta e toque sobre seu avatar no canto superior direito da tela. Em seguida, acesse "Estúdio de Criação";

Configurações de uma página do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: Configurações de uma página do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa))Configurações de uma página do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa)


Passo 2. Toque em “Gerenciador de vídeos” para ver todos os vídeos de seu canal prontos para edição;

Página de escolha para alterações em vídeos de um canal do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: Página de escolha para alterações em vídeos de um canal do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa))Página de escolha para alterações em vídeos de um canal do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa)








Passo 3. Escolha o vídeo que deseja usar e clique em "Editar";

Seguindo para ferramenta de edição de vídeos de um canal do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: Seguindo para ferramenta de edição de vídeos de um canal do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa))Seguindo para ferramenta de edição de vídeos de um canal do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa)


Passo 4. Clique em “Melhorias” para prosseguir;

Acessando a página de opções de melhorias para um vídeo do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: Acessando a página de opções de melhorias para um vídeo do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa))Acessando a página de opções de melhorias para um vídeo do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa)


Passo 5. Clique em “Efeitos de desfocamento”, como mostra a imagem abaixo;

Seguindo até a página de efeitos de desfocamento para um vídeo do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: Seguindo até a página de efeitos de desfocamento para um vídeo do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa))Seguindo até a página de efeitos de desfocamento para um vídeo do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa)


Passo 6. Em “Desfocar rostos”, clique em “Aplicar”;

Opção desfocar rostos de vídeos em um canal do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: Opção desfocar rostos de vídeos em um canal do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa))Opção desfocar rostos de vídeos em um canal do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa)



Passo 7. Com o efeito aplicado, é possível escolher pela opção “Salvar como novo vídeo”, que mantém o vídeo original em seu canal, ou a opção “Salvar”, que aplica as modificações no vídeo alterando o conteúdo original.

Salvando o desfoque aplicado a um vídeo do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: Salvando o desfoque aplicado a um vídeo do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa))Salvando o desfoque aplicado a um vídeo do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa)




Escolhendo os rostos para desfoque

Passo 1. Ainda nas opções de desfoque, clique na opção editar ao lado de “Desfocamento personalizado”;

Acessando a ferramenta de desfoque personalizado do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: Acessando a ferramenta de desfoque personalizado do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa))Acessando a ferramenta de desfoque personalizado do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa)















Passo 2. Clique e mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse e arraste as linhas vermelhas para contornar o rosto que deseja desfocar. Após realizar a seleção da área, o sistema da ferramenta continuará borrando o rosto mesmo se a pessoa se movimentar. Acompanhe a pré-visualização para conferir como está ficando sua edição. Tente obter o mesmo resultado de seleção que a imagem abaixo;

Selecionando o rosto que deseja desfocar em um vídeo de seu canal do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: Selecionando o rosto que deseja desfocar em um vídeo de seu canal do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa))Selecionando o rosto que deseja desfocar em um vídeo de seu canal do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa)







Passo 3. Para salvar o desfoque personalizado, clique em “Concluído”;

Salvando a edição realizada na ferramenta de desfoque personalizado do Facebook (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: Salvando a edição realizada na ferramenta de desfoque personalizado do Facebook (Foto: Reprodução/Marvin Costa))Salvando a edição realizada na ferramenta de desfoque personalizado do Facebook (Foto: Reprodução/Marvin Costa)



Passo 4. Para aplicar as alterações em seu vídeo, clique em “Salvar”. Pronto! Aproveite as dicas para desfocar rostos e trechos de seus vídeos para evitar problemas com autorização de imagem, exposição de menores e marcas em seu canal.

Salvando o desfoque personalizado realizado em um vídeo do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: Salvando o desfoque personalizado realizado em um vídeo do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa))Salvando o desfoque personalizado realizado em um vídeo do YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa)



Como evitar que um vídeo trave? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gustavo Emerich
    2012-10-04T14:24:14

    HAHAHAHA mto fail, a ultima imagem o estagiário não se deu nem ao trabalho de não mostrar a propaganda do world of warcraft

  • Hudson Farias
    2012-10-04T13:51:07

    Muito bom!