21/09/2012 13h02 - Atualizado em 21/09/2012 13h02

Como gravar som do PC com Audacity

Flávio Renato
por
Para o TechTudo

O Audacity é um software de edição de áudio gratuito com diversas funcionalidades. Ele permite que você grave qualquer som reproduzido pelo computador seja de CDs, DVDs, filmes ou vídeo streaming como YouTube, Vimeo, etc. Uma possibilidade interessante para os gamers é a gravação de trilhas sonoras de jogos.

TechTudo preparou o tutorial  a seguir, com o passo a passo para gravar o áudio reproduzido pelo seu computador, confira!

Passo 1. Clique aqui para baixar o Audacity e instale-o. A instalação é simples e sem complicações, padrão Windows;

Passo 2. Depois, clique com o botão direito do mouse no ícone de auto-falantes, ele está localizado próximo do relógio na parte inferior a direita, logo em seguida, clique em “Dispositivos de gravação”;

Dispositivos de gravação no Windows 7 (Foto: reprodução / Flávio Renato)Dispositivos de gravação no Windows 7 (Foto: Reprodução/Flávio Renato)

Passo 3. Na janela que abrir, clique com o botão direito na parte vazia e depois em “Mostrar Dispositivos Desabilitados”;

Mostrando dispositivos desabilitados (Foto: reprodução / Flávio Renato)Mostrando dispositivos desabilitados (Foto: Reprodução/Flávio Renato)

Passo 4. Você verá a opção “Mixagem estéreo”. Clique com o botão direito na alternativa e posteriormente vá em “Habilitar”. Feito isso, você configurou seu sistema operacional para captar o som produzido nele;

Habilitando entrada de áudio (Foto: reprodução / Flávio Renato)Habilitando entrada de áudio (Foto: Reprodução/Flávio Renato)

Passo 5. Abra o Audacity. Há quatro opções, duas de entrada de áudio e duas de saída. Por padrão elas já vem configuradas como “Windows DirectSound”, “Driver de som primário”, “Driver de captura de som primário” e “2. (Estéreo) Canais de entrada”. Mude a terceira opção para “Mixagem estéreo”;

Configurando Audacity para captar áudio do computador (Foto: reprodução / Flávio Renato)Configurando Audacity para captar áudio do computador (Foto: reprodução / Flávio Renato)

Passo 6. No Audacity, clique no botão “Rec” (circulo vermelho), depois vá no jogo, deixe a música tocar até o momento que lhe convier e quando achar necessário, volte ao Audacity e clique em “Stop” (quadrado amarelo);

Gravando áudio do jogo Angry Birds no Audacity (Foto: reprodução / Flávio Renato)Gravando áudio do jogo Angry Birds no Audacity (Foto: Reprodução/Flávio Renato)

Passo 7. Para salvar a música, clique em “Ficheiro” depois em “Exportar”;

Salvando áudio no Audacity (Foto: reprodução / Flávio Renato)Salvando áudio no Audacity (Foto: reprodução / Flávio Renato)

Passo 8. Uma janela surgirá para você inserir um nome para o arquivo e escolher o tipo. Por padrão, o formato será WAV. Clique em Salvar e depois ok.

Pronto, áudio gravado! Esse procedimento pode ser feito tanto para músicas de jogos como para qualquer áudio que seu computador reproduza.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Mauro Nery
    2014-07-27T13:26:10

    Como faço para gravar o som do rádio via internet? Agradeço a quem puder ajudar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Valdemir Dj
    2014-03-21T17:30:27   , respondido respondido 2014-06-14T17:51:53

    Atenção! para quem não aparece a opção "Mixagem stereo" que o Ati Fer disse, deixo a dica que faltou no tutorial acima Na Caixa onde esta escrito por padrão: Windows DirectSound Deixe marcado: Windows WASAP E não alterem mais nada, esta pronto pois para todo o resto o manual acima esta correto. Quanto ao programa ele cumpre o que promete e com muita qualidade, muito bom!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Valdemir Dj
      2014-03-21T17:30:27   , respondido respondido 2014-06-14T17:51:53

      não sem como te agradecer cara, fiz tudo no tutorial mas não conseguia gravar o som.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Valdemir Dj
      2014-03-21T17:30:27   , respondido respondido 2014-06-14T17:51:53

      muito obrigado, valeu mesmo cara

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Sharava
    2014-06-14T17:51:09

    no meu quando vou gravar aparece: erro ao dispositivo de som. por favor, verifique as configurações do dispositivo de entrada e do projeto e não aparece esse ícone mixagem estéreo, o que eu faço, me ajudem

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Queiroz
    2014-04-25T20:09:29

    OLA AMIGO VALDEMIR DJ ESTOU COM O MESMO POBLEMA NÃO APARECE A OPÇÃO MIXAGEM ETEREO PIOR QUE NEN A POR PADÃO ME AJUDA KRA

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luís Lima
    2012-09-29T01:22:29   , respondido respondido 2014-03-21T17:42:02

    Sou usuário de Mac. Como fazer para gravar áudios reproduzidos pelo meu computador com o Audacity?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luís Lima
      2012-09-29T01:22:29   , respondido respondido 2014-03-21T17:42:02

      Baixe a versão para Mac as configurações são as mesmas. ou instale maquina virtual.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Ati Fer
    2013-11-23T17:24:11   , respondido respondido 2014-03-21T17:39:02

    O meu pc está o Windows 8, e não apareceu a opção de Mixagem estéreo. Como faço?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ati Fer
      2013-11-23T17:24:11   , respondido respondido 2014-03-21T17:39:02

      Ati Fer, não há mixagem estéreo, mas há microfone (Realtek High Definition) . Pode marcar esta opção. No meu W8 funciona perfeitamente. Abração!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ati Fer
      2013-11-23T17:24:11   , respondido respondido 2014-03-21T17:39:02

      Siga minha dica a cima e tudo se resume... não precisa capturar pelo microfone, tudo que toca em seu sistema é capturado pelo Audacity basta configurar para Windows WASAP Boa sorte os outros não entende de nada conseguirão porque tem a opção na placa de audio.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Valdemir Dj
    2014-03-21T17:32:39

    Sim Tem como gravar de um notebook, testado e comprovado. Funciona no windows7 - 8 e 8.1 testado e novamente comprovado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Arthur Schüler
    2014-03-05T16:16:25

    Funcionou tranquilinho com Windows 8 aqui!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jonathan Dantas
    2013-06-03T16:09:39   , respondido respondido 2014-02-19T12:41:01

    tem como gravar de um notbook?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jonathan Dantas
      2013-06-03T16:09:39   , respondido respondido 2014-02-19T12:41:01

      Tem sim, normalmente. Utilizo direto para gravar áudios dos meus cursos. Abraço!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Daniel
    2012-09-30T00:15:47

    muito bom, bem explicado deu certinho, eu simplesmente comecei hoje a comentar no site, pois ta muito bom

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roberto Ferreira
    2013-09-08T21:38:06

    muito bom mesmo!!!!!!!! funcionou direitinho......

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Hhiiddddeenn
    2013-03-20T01:02:46   , respondido respondido 2013-10-30T11:21:22

    No meu computador (com Windows 7) não apareceu a opção de Mixagem estéreo. Como faço?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Hhiiddddeenn
      2013-03-20T01:02:46   , respondido respondido 2013-10-30T11:21:22

      José Garcia mas qual programa vc esta faalando?? manda um link?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Hhiiddddeenn
      2013-03-20T01:02:46   , respondido respondido 2013-10-30T11:21:22

      José Garcia Valeu cara. Também tive esse problema e consegui resolver

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário