30/10/2012 09h25 - Atualizado em 27/02/2013 16h19

Como atualizar o Android

Aline Ferreira
por
Para o TechTudo

Atualizar o Android é um processo extremamente simples e, na maioria das vezes, traz importantes benefícios aos usuários dos smartphones e tablets que trabalham com esse sistema operacional. Pensando nisso, o TechTudo preparou um tutorial para que você possa aproveitar as novidades da versão mais recente disponível para o seu aparelho. Confira!

Como atualizar o Android (Foto: Aline Ferreira)Como atualizar o Android (Foto: Aline Ferreira)

Passo 1. Faça um backup de todos os seus dados para que você não corra o risco de perdê-los durante a atualização. Caso não saiba como salvar seus arquivos, o TechTudo tem um passo a passo completo para te ajudar.

Passo 2. Cada fabricante de aparelhos celulares disponibiliza um software responsável por fazer a atualização do seu dispositivo móvel.

- Os usuários de aparelhos da Samsung precisarão baixar e instalar o programa Samsung Kies em seu computador. Após a instalação, basta abrir o programa e conectar o smartphone à entrada USB de seu PC. Se o seu telefone estiver habilitado para receber uma versão mais atual do Android, o software emitirá um alerta. Basta clicar em “firmware upgrade” para obter a atualização.

Samsung Kies (Foto: reprodução / Flávio Renato) (Foto: Samsung Kies (Foto: reprodução / Flávio Renato))Samsung Kies (Foto: Reprodução/Flávio Renato)

- Donos de smartphones da Motorola devem entrar no site da fabricante e informar o modelo do aparelho e a operadora de telefonia para baixar o programa correspondente. Depois, basta conectar o smartphone ao computador através da entrada USB. Caso haja atualização disponível, o programa exibirá uma notificação.

- Para os usuários de aparelhos da LG, é necessário baixar e instalar o software LG Mobile Support Tool. Em seguida, conecte o telefone ao computador através do cabo USB. Por fim, verifique o modelo do aparelho e clique em Iniciar Atualização.

- Usuários da Sony devem utilizar o programa PC Companion. Após instalar o software em seu computador, procure o modelo de seu smartphone na lista que será apresentada e conecte o aparelho de acordo com as instruções do programa. Se houver uma atualização, você será informado.

CyanogenMod 10 (Foto: Reprodução)A CyanogenMod é uma das melhores versões
personalizadas do Android (Foto: Reprodução)

Caso não encontre nenhuma update para o seu celular, é provável que ele já possua a versão mais recente disponível. Isso ocorre porque, mesmo que o Google já tenha liberado uma nova versão do Android, ela precisa ser adaptada e liberada pela fabricante do dispositivo. Caso a atualização do sistema não tenha compatibilidade com o hardware do celular, o software não será liberado para os clientes.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Se o seu aparelho não será atualizado pela fabricante, uma alternativa é a instalar uma versão personalizada do sistema, as chamadas Custom Roms. Para saber um pouco mais, leia o artigo sobre as Custom ROMs do Android e conheças as vantagens e desvantagens delas. Se tiver alguma dúvida, não esqueça de visitar o nosso Fórum.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Max Paula
    2014-05-08T16:01:11

    Demora dms pra instalar o programa --'

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thais
    2014-04-28T19:22:41

    Tem alguma atualização para o Galaxy pocket plus

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vagner Santos
    2014-04-04T17:34:54

    tem alguma atualização para o CCE SM70?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo Machado
    2014-02-10T00:30:26

    Tem alguma atualização para o Positivo S350??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edson Filho
    2014-01-21T20:00:25

    Ola eu tentei conectar o Galaxy Adimire 4g(que eu comprei la no eua) e não aprareceu nada em dispositivos encontrados

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andréa Carneiro
    2014-01-15T17:42:19

    Olá, tenho um Sony Xperia Z1 e assisti e vi que já saiu a nova atualização, fiz como ensinam aqui a atualização pelo PC Companion e o celular continua na versão 4.2.2. Podem me explicar? Um abraço.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lourival Everton
    2014-01-07T19:21:14

    espero que o 4.4 seja realmente um sistemas que celulares menores suportem tipo o l5

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Julio Junior
    2014-01-06T19:19:20   , respondido respondido 2014-01-07T19:20:05

    e tem como eu desatualizar o android ? depois da atualizaçao ele ficou travando as musicas tipo como se o cantos estive-se engasgando e fica travando muito

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Julio Junior
      2014-01-06T19:19:20   , respondido respondido 2014-01-07T19:20:05

      entra em contato com a fabricante do seu celular

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Lourival Everton
    2014-01-07T19:19:33

    atualizei meu smart da lg através do LG PC Suite

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Douglas Pinheiro
    2012-11-26T15:59:37   , respondido respondido 2013-11-03T11:11:24

    Como a LG não concede atualização para o Optimus P350me atualizei o meu Android no braço. Gingerbread bombando agora! \o/

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Douglas Pinheiro
      2012-11-26T15:59:37   , respondido respondido 2013-11-03T11:11:24

      Amigo estou buscando atualização para esse cel, como vc fez?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Henrique Santos
    2012-11-03T16:49:58

    E a Motorola ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cleverson Luiz
    2012-10-30T17:47:58

    Techtudo, não vão noticiar a notícia bomba das mudanças dos executivos da Apple? Estão ganhando quanto do Google pra só colocar matéria de android??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Patrick Lima
    2012-11-05T01:17:24

    Por Favor arrumen o link do samsung kies por favo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Santos
    2012-11-05T00:39:00

    Cara, tá dando um erro do inferno, meu Motorola é um Quench (MB501) mas na hora de executar o arquivo fala q o download nao foi completo ou o arquivo está corrompido, oqe eu faço???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Victor Ferreira
    2012-11-03T14:32:10   , respondido respondido 2013-10-30T11:15:15

    So usuário de linux e não tem versão desses programas compatível com a minha plataforma, oque eu acho que e uma falta de respeito por parte das fabricantes com o consumidor.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Victor Ferreira
      2012-11-03T14:32:10   , respondido respondido 2013-10-30T11:15:15

      Concordo que seja uma falta de respeito com o consumidor... mas tente instalar o software pelo WINE, pode ser que de certo, já instalei vários programas .exe no meu Ubuntu por ele...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Romulo Terrinha
    2012-11-01T22:33:17   , respondido respondido 2013-10-30T11:15:15

    de simples nao tem nada

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Romulo Terrinha
      2012-11-01T22:33:17   , respondido respondido 2013-10-30T11:15:15

      de simples tem tudo ;)

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Romario Oliveira
    2012-10-30T12:28:13

    Ou usar o flashtool

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alan Silva
    2013-02-25T18:29:56   , respondido respondido 2013-10-30T11:15:14

    Então o Firmware não tem nada a ver com Android? Se eu fazer isso com o meu Samsung o que vai ser atualizado vai ser o Android?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alan Silva
      2013-02-25T18:29:56   , respondido respondido 2013-10-30T11:15:14

      Rubilei Oliveira, AFORMA DE ATUALIZAR O ANDROID ESTA DESCRIMINADA NA MATERIA... FIZ ISSO COM OCEL DA MINHA ESPOSA O GALAXY S2 LITE E ATUALIZOU O ANDROID PASSANDO DO 2.3 PARA O 4.1!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alan Silva
      2013-02-25T18:29:56   , respondido respondido 2013-10-30T11:15:14

      Sim Alan, o firmware não tem nada haver com android, por tanto se vc atualizar o firmware não significa atualizar o android. Para atualizar o firmware nem precisa ser pelo kies, vc pode ir em Configurações/Sobre o Telefone/Atualização do Software, lembrando que atualizar o firmware é um processo muito arriscado, caso algo de errado vc pode perder o aparelho. Nunca vi alguém que tenha conseguido atualizar o android, se algum dia alguém encontrar uma maneira me avise.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Romulo Terrinha
    2012-11-01T22:32:25   , respondido respondido 2013-10-30T11:15:14

    isso e uma falcatrua danada

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Romulo Terrinha
      2012-11-01T22:32:25   , respondido respondido 2013-10-30T11:15:14

      da onde falcatrua??? tá loco???? você não sabe fazer as coisas e fica aí falando mal.... ahsuhusahushasuhasuhas

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Nelson Oliveira
    2012-10-30T13:45:39   , respondido respondido 2013-10-30T11:15:14

    Infelizmente não é assim tão simples com o Samsung Kies. Apesar de reconhecer o modelo do aparelho, simplesmente não conecta. A própria Samsung disponibiliza um roteiro de 6 ou 7 passos e, ainda assim, não se consegue. NOTA 0 (ZERO) prá Samsung neste ponto. Quem souber outra forma, me ajude!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Nelson Oliveira
      2012-10-30T13:45:39   , respondido respondido 2013-10-30T11:15:14

      Tentei colocar Cyanogenmod no meu Xperia S e ta sendo um parto da monyanha e ainda nao consegui.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Nelson Oliveira
      2012-10-30T13:45:39   , respondido respondido 2013-10-30T11:15:14

      Eu sempre atualizei meus celulares da samsung usando o Odin, é por sua conta e risco, mas é menos arriscado que o próprio Kies. hehehehe... busca no google que vc encontra maiores informações.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • André Kastellarz
    2013-05-31T14:54:32   , respondido respondido 2013-10-30T11:15:13

    isso é seguro, nao perde a garantia?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • André Kastellarz
      2013-05-31T14:54:32   , respondido respondido 2013-10-30T11:15:13

      Fiz no meu sansung, 100% seguro e nao perde a garantia!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Douglas
    2013-10-28T15:27:30

    Mas me disseram que não tem como atualizar o Android, que somente a Motorola é que permite , em alguns aparelhos mais recentes, atualizar somente para a próxima versão ? é verdade isso ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcio Alaminos
    2012-10-30T14:49:40

    Esse Kies é uma horrível e a Samsung esqueceu de atualizar o Samsung SII Lite como havia prometido... virou lenda!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Emerich
    2012-10-30T10:37:01

    Ótimo tutorial, só que não.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ruhan Carlos
    2013-08-07T16:17:05

    Nao esta dando obtençao de informaçao porque isso ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário