18/10/2012 09h15 - Atualizado em 18/10/2012 09h15

Saiba como baixar e colocar livros no Kindle

Julio Monteiro
por
Para o TechTudo

Você comprou um Kindle mas não sabe como baixar livros para ele? Para visualizar um texto no leitores digitais da Amazon é preciso, antes, fazer o download do arquivo desejado. E dependendo da origem do texto, esse processo pode ser feito de várias formas.

Um dos jeitos mais fáceis é baixando para o PC e transferindo via cabo USB. Desse modo é possível acessar tanto textos da Amazon Store, como de outras lojas virtuais de e-books, além de livros de bibliotecas virtuais ou repositórios diversos.

Passo 1. Conecte ao PC o cabo USB fornecido com o leitor da Amazon. O outro lado do cabo, que traz um conector microUSB deve ser inserido no Kindle, em uma entrada que fica na parte inferior do aparelho.

Use o conector full-USB e conecte no PC, enquanto o lado micro-USB é inserido na parte inferior do Kindle (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)Use o conector full-USB e conecte no PC, enquanto o lado micro-USB é inserido na parte inferior do Kindle (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)

Passo 2. Quando conectado ao computador, o Kindle funciona como um pen-drive, para o qual é possível transferir os arquivos de texto e até músicas. Caso o Kindle tenha uma senha de acesso, será preciso digitá-la, para que, através do computador você consiga acessar a pasta “documents” (onde ficam os textos) ou å pasta “music” (onde ficam os arquivos de som).

De agora até o quinto passo, os passos devem ser seguidos essencialmente por quem quer transferir PDFs diretamente, o que é possível a partir do Kindle de terceira geração, compatível com esse tipo de arquivo. Do sexto passo em diante, será explicado como fazer o mesmo procedimento com arquivos ePub (não compatíveis com as atuais gerações).

Passo 3. Dentro da área de trabalho, acesse o “Iniciar” e vá em “Documents”.

Acesse o botão "Iniciar" e vá em "Documents" para entrar na pasta do diretório do Kindle (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)Acesse o botão "Iniciar" e vá em "Documents" para entrar na pasta do diretório do Kindle (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)

Passo 4. Uma janela irá se abrir. Procure do lado esquerdo desta, entre os drives externos, pelo link correspondente ao Kindle e selecione-o. No  lado direito, uma lista com as pastas disponíveis será exibida. Clique em na pasta “documents”.

Vá na área dos drivers externos e selecione o Kindle, depois, "documents" para adicionar um arquivo de texto (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)Vá na área dos drivers externos e selecione o Kindle, depois, "documents" para adicionar um arquivo de texto (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)

Passo 5. Dentro de “documents” estarão todos os arquivos de texto. Para adicionar um novo, basta arrastá-lo até o interior da pasta ou copiar e colar. Ao terminar, desconecte o leitor do computador e você verá o arquivo listado no menu do seu Kindle.

Neste exemplo, um texto de domínio público foi previamente baixado da internet e posto na área de trabalho com o intuito de facilitar o processo. É bom lembrar também que muitos textos gratuitos em formatos que o Kindle aceita, como o PDF, são oferecidos na web.

Arraste o arquivo para dentro da pasta "documents" e este estará adicionado ao Kindle (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)Arraste o arquivo para dentro da pasta "documents" e este estará adicionado ao Kindle (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)

Passo 6. Para transferir ePubs ou qualquer arquivo de texto que não seja compatível com a versão do Kindle que você possui, é preciso fazer o download do Calibre, um software que funciona como um conversor e gerenciador de arquivos para o leitor de e-books.

Faça o download do Calibre no Techtudo Downloads (Foto: ReproduçãoJúlio Monteiro)Faça o download do Calibre no Techtudo Downloads (Foto: ReproduçãoJúlio Monteiro)

Passo 7. Faça a instalação do programa. É prática e não necessita de nenhuma configuração.

Um setup automático de instalação irá realizar o processo sem dificuldades (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)Um setup automático de instalação irá realizar o processo sem dificuldades (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)

Passo 8. Com o Kindle já conectado ao PC através do cabo USB, abra o programa, clique em “Adicionar livros” e selecione a pasta com os arquivos ePub que se deseja transferir para o leitor digital. Nesse processo o texto será armazenado na biblioteca do Calibre.

Neste exemplo foi usado um livro disponibilizado pelo Projeto Gutenberg.

Salve os livros em uma pasta e os transfira para o Kindle através do Calibre (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)Salve os livros em uma pasta e os transfira para o Kindle através do Calibre (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)

Passo 9. Após adicionar o livro à biblioteca do Calibre, deve-se transferí-lo para o Kindle. Para isso, selecione o arquivo dentro da lista dispota e clique em “Enviar para o dispositivo”. Uma mensagem aparecerá perguntando se este ePub pode ser convertido para um formato aceito pelo dispositivo. Basta confirmar.

Envie o arquivo para o dispositivo e confirme a conversão para o formato compatível com o Kindle (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)Envie o arquivo para o dispositivo e confirme a conversão para o formato compatível com o Kindle (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)

Ao fim de todo o processo de transferência e conversão, vale a pena verificar o arquivo dentro da biblioteca do Kindle estará acessível pelo botão “Dispositivo”. Lá encontram-se todos os arquivos de texto. É possível gerenciá-los de forma bem prática e até ler todos, por mais que não seja o ideal.

Assim que for finalizado todo o processo, verifique o arquivo na seção Dispositivo (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)Assim que for finalizado todo o processo, verifique o arquivo na seção Dispositivo (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)

Depois de seguir esses passos, desconecte o Kindle do computador e aproveite a leitura.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Esmeralda Sauma
    2013-07-17T05:31:51   , respondido respondido 2014-01-21T21:00:06

    Esse sistema é complicadíssimo, mesmo! Na verdade, a Amazon tem uma rede 3G só dela, que pega em qualquer lugar, a custo zero. Você paga um adicional pelo Kindle 3G e tem essa conexão para todo o sempre, sem pagar mais. Você tem insônia, e seu livro acabou às 3 da manhã e você está no interior de Sumatra? Problema zero! Baixe seu próximo livro e comece a ler em menos de 1 minuto. É tão bom que parece mentira.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Esmeralda Sauma
      2013-07-17T05:31:51   , respondido respondido 2014-01-21T21:00:06

      Tenho um kindle, com teclado fisico há quase dois anos, e nunca fiquei sem conexão. Mesmo no interior da India, Vrindavan, onde falta luz 12 horas p dia, sempre tive acesso a internet: GRÁTIS! Adoro o meu kindle! I love it!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Edimar
    2014-01-03T17:45:19

    E quanto ao Kindle Fire. Alguém sabe me informar se é possível transferir arquivos via USB. Caso não seja, somente através de download para adquirir e-books e etc.?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edig Coelho
    2013-12-31T19:17:41

    Dúvidas no manuseio com o Kindle? Cadastrar o Kindle na Amazon? Comprar livros em Português ou Inglês na Amazon? Baixar Arquivos da Internet no seu PC para o Kindle? O Suporte da Amazon faz tudo isso para você e com você. Basta ligar para Amazon 08000959044 e eles com didática e de forma muito educada resolve o problema, deixando o seu Kindle redondinho, só no ponto de fazer o gool. Parabéns a Kindle e à Amazon que avança a passos largos com livros em Português. Não poderia deixar de fazer constar esse depoimento pois sou testemunha do fato verificado com o meu Kindler geração mais antiga..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Aloisio Lima
    2013-04-24T22:19:41

    tenho koboglo e estou muito satisfeito com ele a amazom pode ter muitos livros mas este processo de transferência é muito complicado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário